A tecnologia vem cada vez mais avançando, e na indústria dos jogos não é diferente. A grande aposta para o futuro é o streaming, com diversas empresas como Microsoft, NVIDIA, Google e Sony apostando no formato.
Reggie Fils-Aime, antigo presidente da Nintendo of America, parece ter uma opinião favorável quanto ao streaming. Em uma conversa com o site CNET, Reggie afirma que enxerga um futuro onde o streaming seja a principal forma de se jogar.
Leia Também:
- Serviços de jogos em nuvem são uma alternativa para alguns brasileiros
- Streaming de jogos do PlayStation podem estar finalmente chegando no Brasil
Eu vejo um futuro em que o streaming de jogos [por nuvem] é a forma dominante da indústria, e portanto você não precisa de um console dedicado em casa.
No entanto, ainda falta alguns anos para chegarmos lá, já que Reggie afirma que o Wi-fi ainda não está apto para entregar uma experiência de alto nível, onde o lag não será um problema para os jogadores.
Isso virá com melhorias no Wi-Fi doméstico. Aqui na minha casa, tenho uma ótima velocidade de internet em minha casa. Mas se eu tentar jogar conectado por Wi-Fi, ainda fico com lag. Então a velocidade em casa precisa estar nesse nível para que os jogos totalmente focados em nuvem sejam a forma predominante, porque você e eu sabemos quando estamos jogando um jogo, seja um jogo de corrida ou qualquer outro tipo, você não quer nenhum lag, estraga a experiência. Mas vejo que haverá melhorias nessa capacidade.
Embora acredite que ainda irá demorar um pouco para chegar nesse nível, cerca de 5 anos, Reggie está confiante de que veremos a ascensão do streaming, com a indústria sendo focada em “jogos por nuvem e não em consoles”.
O streaming de jogos tem aberto novas portas para muitos jogadores. No próprio Brasil o serviço da Microsoft acabou sendo um enorme sucesso, indo muito além do esperado pela empresa.