8 melhores controles para jogar no PC

8 melhores controles para jogar no PC

Confira nossa seleção para quem procura um controle novo.
#Tecnologia Publicado por Vinicius, em

Jogar um FPS ou jogo de estratégia no mouse e teclado é certamente uma experiência muito boa, mas certos tipos de jogos acabam pedindo por um controle, o que pode melhorar bastante sua experiência.

Pensando nisso, montamos uma lista com algumas das melhores opções para os jogadores na hora de comprar um controle para complementar sua jogatina, com 8 opções de controles para PC que irão agradar aos vários perfis de jogadores.

Xbox Wireless

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83MC8wNjk0MjUuanBn

O controle de Xbox sempre foi uma das melhores escolhas para os jogadores de PC na hora de jogar, entregando excelente ergonomia e compatibilidade, e com as atualizações na versão de Xbox Series X/S, ele se tornou um controle ideal.

Seu formato e material são confortáveis e ajudam a encaixar perfeitamente na mão, além disso seus botões também sofreram diversas melhorias em relação à versão anterior, em especial no d-pad, o qual está bem superior para jogos de luta.

A compatibilidade no PC também é um dos pontos fortes dos controles de Xbox. O Windows possui suporte completo ao controle, permitindo fácil uso, sendo necessário apenas plugar o periférico. Além disso, a grande maioria dos jogos no PC são pensados no controle do Xbox, dando suporte completo na hora de usar, incluindo o layout de botões.

Além de poder ser usado sem fio, o controle ainda apresenta a possibilidade de jogar de forma wireless, tanto através de um adaptador próprio da Microsoft ou utilizando uma conexão bluetooth. Infelizmente o controle não vem acompanhado de uma bateria interna, sendo necessário comprá-la à parte ou utilizar pilhas.

DualShock 4

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83MC8wNjk0MjYuanBn

Embora a Sony já tenha lançado um controle mais recente, o DualShock 4 ainda é uma excelente escolha para quem procura um controle para usar no PC, trazendo um ótimo custo-benefício.

Embora não possua suporte completo no PC, isso pode ser facilmente contornado com o uso do próprio Steam ou outro aplicativo de terceiros. A vantagem é que é possível personalizar o touch do controle da forma que quiser, abrindo um leque de opções.

Isso é extremamente vantajoso para jogos que necessitam de diversos botões, já que o touch possui diversas formas de contato, seja pressionando no lado esquerdo e direito ou arrastando seu dedo sobre a superfície.

Esse controle ainda conta com bateria interna, não sendo necessário a utilização de pilhas caso queira jogar sem fio. Com a possibilidade de desligar os leds do controle, a bateria irá contar com uma excelente duração para as suas sessões de jogos.

DualSense

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83MC8wNjk0MjcuanBn

Outra ótima opção da Sony, o controle mais atual da empresas traz diversas tecnologias novas e funções inéditas, além de uma ergonomia melhor, especialmente para usuários que preferem um controle mais robusto, se encaixando perfeitamente na mão.

Entre as novidades temos o feedback háptico, o qual permite ao controle transmitir sensações para o jogador através da sua superfície, seja a chuva caindo ou o personagem andando na água. Outra função inédita são os gatilhos adaptáveis, os quais trazem uma resistência na hora de pressionar.

Infelizmente nem todos os jogos possuem suporte às funções do DualSense, mas ainda assim algumas empresas já vêm adotando o uso dele no PC, em jogos como Metro Exodus, Assassin's Creed Valhalla e Deathloop.

Com diversas tecnologias, o controle acabou ficando mais caro que o DualSense, mas ainda é possível achá-lo por um preço menor que muitos controles premium. O grande problema fica para a baixa duração da bateria caso usado sem fio.

Xbox Elite Series 2

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83MC8wNjk0MjguanBn

Para quem estiver disposto a gastar um pouco mais em um controle, a versão Elite do controle do Xbox é uma das melhores opções disponíveis no mercado, oferecendo o mesmo suporte excelente do controle básico, mas com diversos aprimoramentos no periférico.

O grande destaque fica para sua excelente gama de customização. O Xbox Elite Series 2 permite que o usuário modifique facilmente seus botões, sejam os analógicos ou d-pad. O controle vem acompanhado com várias opções para você, permitindo que customize-o da forma que preferir.

Sendo um controle premium, ele ainda traz paddles traseiros, os quais podem ser remapeados para qualquer botão do controle, dando mais liberdade na hora de jogar podendo até mesmo pular ou trocar de itens sem precisar remover os dedos dos analógicos.

Ao contrário do controle básico do Xbox, o Xbox Elite Series 2 já vem equipado com uma bateria, a qual possui uma excelente duração. Apesar do preço elevado, é um controle que sem dúvidas não vai te deixar na mão e entregará a experiência mais completa possível.

Leia Também:

  1. As 10 melhores placas de vídeo da NVIDIA
  2. Veja os 13 melhores Monitores Gamer

Razer Wolverine Tournament Edition

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83MC8wNjk0MjkuanBn

Para quem deseja uma experiência premium mais em conta, outra excelente opção é o controle Razer Wolverine, produto dessa empresa conhecida por trazer os mais diversos periféricos focados no público gamer.

O Razer Wolverine Tournament Edition possui quatro botões customizáveis, dois na parte de trás mais dois na parte superior, os quais podem ser personalizados para funcionar como qualquer outro botão do controle.

Esse controle também conta com a tecnologia Razer Chroma, permitindo que você alterne a cor do LED exibido. Já o modo de disparo Trigger Hair trava os gatilhos, deixando que eles desçam apenas até a metade. Isso ajuda em jogos que precisam de uma resposta rápida, permitindo que você pressione e solte o botão em uma velocidade muito maior.

Tendo o mesmo formato que o controle de Xbox, o Razer Wolverine Tournament Edition garante uma excelente ergonomia e conforto. Sendo um controle voltado para esports, ele funciona apenas com cabo, não possuindo conexão wireless, mas isso garante um tempo de resposta abaixo.

Logitech F710

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83MC8wNjk0MjIuanBn

Para quem procura gastar pouco na hora de adquirir um controle, o Logitech F710 é uma ótima opção, trazendo um excelente custo-benefício. A Logitech é uma empresa que trabalha há anos na área de periféricos para PC, sempre trazendo produtos de qualidade.

O Logitech F710 é um controle com excelente material e acabamento, dificilmente dará dor de cabeça pois costuma durar muito tempo. Ele possui todas as funções normais de um controle, incluindo vibração.

Para aqueles que desejam jogar sem fio, mas não possuem uma conexão Bluetooh em seu computador, o Logitech F710 também é uma ótima opção, pois vem acompanhado com um receptor sem fio para você conectar o controle. Esse controle ainda traz a opção de trocar facilmente entre DirectInput e XInput, podendo adaptá-lo para seus jogos.

Infelizmente o Logitech F710 não possui entrada USB, o que significa que não é possível jogar conectado com um fio. Caso a pilha acabe, é necessário trocá-la para continuar jogando. Ainda assim, é uma ótima opção para quem procura um controle resistente e funcional.

Logitech F310

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83MC8wNjk0MjMuanBn

Uma opção ainda mais barata da Logitech é o modelo F310. Enquanto muitos controles costumam sair acima dos R$ 200, esse modelo pode ser facilmente encontrado por menos de R$ 150 nas principais lojas.

Apesar do preço baixo, o Logitech F310 oferece uma excelente qualidade, especialmente para jogadores mais casuais. Ele conta com as principais funções de um controle, como direcionais e gatilhos.

Não deixe o formato diferente enganá-lo, o controle ainda oferece uma ergonomia muito boa, entregando uma boa pegada para as mãos. Assim como o F710, ele também conta com opção de alterar entre DirectInput e XInput.

O Logitech F310 funciona apenas com fio, não possuindo opção de conectar ao computador por bluetooth ou outra conexão sem fio. Ainda assim, seu cabo possui quase 2 metros de comprimento, sendo ideal para qualquer jogador.

Redragon Saturn

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83MC8wNjk0MjQuanBn

Outra escolha com ótimo benefício é o Redragon Saturn, tendo um dos melhores preços atualmente no mercado, mas ainda entregando um controle funcional e de boa qualidade.

Seu formato se encaixa bem em qualquer mão e o acabamento do controle é muito bom. Seus botões possuem boa firmeza e os gatilhos ainda trazem uma resistência bem acima de outros controles baratos.

O Redragon Saturn ainda traz diversas funções extras, como vibração, modo turbo para pressionar rapidamente os botões e opção de alternar entre DirectInput e XInput, entregando uma experiência completa por um preço em conta.

Ele infelizmente só funciona com cabo, não tendo opção de conexão sem fio. Seu D-Pad também não é muito preciso, podendo prejudicar em alguns estilos de luta. No final das contas, é um ótimo controle e um dos melhores custos-benefícios que você encontrará atualmente.

Leia Também:

  1. Por que comprar uma placa de captura de vídeo?
  2. Conheça os 5 melhores Monitores Gamer 240Hz

Esperamos que tenham gostado de nossas escolhas, trouxemos controles que irão agradar os mais diversos tipos de jogadores e temos certeza de que qualquer um deixará você extremamente satisfeito.

E você, conhece algum outro modelo de controle disponível para PC que gostaria de recomendar? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque