EA indica que suporte de conteúdo para Battlefield 2042 pode terminar antes do previsto

EA indica que suporte de conteúdo para Battlefield 2042 pode terminar antes do previsto

Empresa espera que a franquia Battlefield só aumente 5% da sua receita ao longo do próximo ano fiscal
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Após uma massiva perda dos seus talentos originais, a DICE se tornou um estúdio que está reaprendendo a trabalhar nas próprias franquias na qual criou, e isso foi bastante perceptível com o lançamento fracassado de Battlefield 2042 em novembro passado.

Ganhando fama por suas dezenas de problemas técnicos, falta de conteúdo e remoção de mecânicas e recursos básicos dos jogos originais, Battlefield 2042 foi um jogo desenvolvido ao longo de 15 meses (tempo menor que o desenvolvilmento de Anthem na BioWare, que levou 18 meses), e o resultado acabou sendo a de um jogo que tinha muitas ideias criativas e uma premissa online interessante, mas que falhou em ambos os lados.

Muitos criticaram o fato do jogo ter um design altamemte modificado do que era padrão nos jogos da franquia Battlefield, e muito disso deve-se ao fato que os diretores de design da DICE abandonaram o estúdio em 2018 para se juntar a Embark Studios, enquanto Fawzi Mesmar, ex-diretor de design Candy Crush, foi quem dirigiu todo esse setor em Battlefield 2042, sendo o primeiro FPS que o criativo botou as mãos.

Hoje foi divulgado o relatório financeiro oficial da Electronic Arts (EA), e como revelado pela empresa, Battlefield 2042 foi um jogo que não atendeu as suas expectativas de vendas e de crítica, com o jogo se quer tendo seus números de venda revelados (quando Battlefield V de 2018 foi considerado um fracasso comercial, a EA ainda assim informou que o jogo havia vendido 7 milhões de cópias).

Isso resultou no Battlefield 2042 tendo menos de 10% de impacto na receita geral da EA, um valor extremamente baixo para uma franquia tão grande e que sempre vendeu bem. Apesar disso, a EA ainda obteve sucesso financeiro no último trimestre, mass isso foi consequência do crescente sucesso de Apex Legends e das vendas de FIFA 22.

A EA e a DICE originalmente prometeram um longo suporte de anos para o jogo, uma vez que eles definiam que Battlefield 2042 seria "o jogo definitivo da série para a 9° Geração de consoles", mas parece que esses planos estão mudando.

Tom Henderson, famoso leaker e insider de Battlefield, comentou sobre alguns dos trechos ditos pelo CEO da editora, Andrew Wilson, ao falar do impacto de Battlefield para o próximo ano fiscal da editora. Wilson cita que espera ver a franquia Battlefield sendo responsável por menos de 5% da receita da EA ao longo deste ano, sendo um sinal bastante claro que talvez o suporte ao jogo tenha seus dias contados para acabar.

Em notícias recentes, foi revelado que a Valve começou a liberar os jogadores a pedirem reembolso do jogo no PC via Steam devido ao baixíssimo número de jogadores e os inúmeros problemas técnicos. Além disso, nas plataformas Xbox Series X|S e Xbox One nos EUA, o FPS saiu do ranking de 50 jogos mais jogados, isso em menos de 3 meses após ele ter sido lançado, mostrando que cada vez mais jogadores vem abandonando o FPS.

Revendo todo o planejamento futuro, a EA informou em dezembro de 2021 que removeu a DICE da liderança de Battlefield, colocando Vince Zampella (fundador e CEO da Respawn Entertainment) no comando de toda a franquia, ao mesmo tempo que a Ripple Effect Studios e o novo estúdio da EA liderado por Marcus Lehto (cocriador de Halo) estão trabalhando em novos jogos da franquia, sem ligação direta com a DICE. Segundo rumores recentes, Battlefield 2042 pode se tornar um jogo Free-to-Play, mas talvez a EA também esteja reconsiderando isso.

Battlefield 2042 já está disponível no Xbox Series X|S, Xbox One, PS5, PS4 e PC.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque