O que é o Metaverso? Conheça o futuro da internet

O que é o Metaverso? Conheça o futuro da internet

Facebook anunciou recentemente que irá apostar nessa tendência.
#Artigos Publicado por Vinicius, em

Um dos assuntos mais falados nessas últimas semanas foi a mudança de nome realizada na Facebook Company, a qual agora se chama oficialmente Meta. Isso significa que sites e aplicativos como Facebook, Instagram e WhatsApp agora são todos subsidiárias do Meta.

O novo nome vem causando dúvidas em muitos usuários para o seu verdadeiro propósito. De acordo com Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, o nome Meta serve para refletir o foco da companhia no Metaverso.

Qual é o significado do Metaverso? O que seria esse conceito que muitos apostam ser o futuro da internet, enquanto outros demonstram preocupação com as mudanças que isso irá trazer? Preparamos esse artigo para ajudar você a entender melhor essa ideia.

Leia Também:

  1. Meta é o novo nome da responsável pelo Facebook
  2. Take-Two Interactive afirma crer que o futuro dos jogos está ligado aos NFTs e Blockchains

O que é o Metaverso?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Mi9vLXF1ZS1lLW8tbWV0YXZlcnNvLTA2MTg4OC53ZWJw

Um novo mundo virtual para você explorar.

Embora tenha começado a se popularizar recentemente, o termo Metaverso já é antigo, tendo sido utilizado pela primeira vez em 1992 no livro de ficção científica Snow Crash. A palavra foi criada pelo escritor Neal Stephenson como o próximo passo evolutivo da Internet.

O Metaverso pode ser definido como uma Internet em realidade virtual. Um ambiente 3D totalmente digital onde as pessoas possuem acesso direto a todo conteúdo disponível, basicamente um segundo universo virtual.

Para criar esse mundo 3D, é preciso diversas tecnologias, como os dispositivos de realidade virtual sendo um dos principais pontos. No entanto, para Mark Zuckerberg o Metaverso não é apenas levar os usuários a esse novo mundo virtual, mas também fundir ele ao mundo real, com o uso da realidade aumentada.

Como funciona?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Mi9vLXF1ZS1lLW8tbWV0YXZlcnNvLTA2MTg4OS53ZWJw

Usuários irão interagir através de avatares 3D.

Dentro do Metaverso, os usuários poderiam usar avatares criados e personalizados da forma que desejarem para interagirem uns com os outros ou com o vasto mundo ao seu redor. O uso seria praticamente ilimitado.

Em um dos possíveis exemplos de uso do Metaverso, shows musicais poderiam ser realizados dentro de um espaço virtual, onde os fãs conseguiriam assistir ao seu artista preferido em primeira mão sem precisar sair de casa.

De acordo com a Unity Software, uma das principais empresas no mercado de motores gráficos para criações 3D, graças ao Metaverso os espectadores poderiam assistir uma luta de UFC de qualquer ângulo que desejarem, até mesmo a partir da própria visão dos lutadores.

Uma obra recente que demonstrou o enorme potencial futuro do Metaverso foi o filme Jogador Nº 1. Nesse longa-metragem, os personagens conseguem entrar em um ambiente virtual totalmente imersivo, no qual se tornou uma segunda casa para muitos.

Nos tempos atuais, já temos exemplos de Metaverso sendo aplicado no mundo real. Podemos ver isso em menor escala no popular título Fortnite, o qual já realizou diversos shows musicais ao vivo dentro do jogo, o qual contou com a participação de milhares de jogadores simultâneos.

O Metaverso não se aplica apenas ao entretenimento, mas também às tarefas do dia a dia. Reuniões de trabalho, aulas escolares, até mesmo salas de cinema poderiam ser todas recriadas dentro desse ambiente 3D personalizado para funções únicas.

NFT, uma parte importante do funcionamento do Metaverso

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Mi9vLXF1ZS1lLW8tbWV0YXZlcnNvLTA2MTg5MC53ZWJw

NFT serviria como um registro dos seus pertences.

Para que o Metaverso funcione como um mundo completo, é preciso que os usuários tenham um alto nível de segurança quanto às suas aquisições digitais. Além disso, um bloqueio para que não existam cópias infinitas do mesmo item é necessário. Para garantir essa segurança aos usuários, grandes empresas já começaram a investir com força no NFT.

O NFT funciona como um token digital, o qual utiliza a tecnologia blockchain, a qual serve como um registro das transferências, para garantir que você realmente tenha posse do objeto que adquirir.

Atualmente o NFT é muito utilizado nas criptomoedas, como uma forma de garantir que cada moeda seja única através de um código de identificação. No entanto, um token pode ser atribuído a qualquer bem digital, como uma imagem, um vídeo ou simplesmente um arquivo de dados.

Graças ao NFT, em um futuro onde o Metaverso acabará se tornando uma realidade, cada bem digital que você adquirir será realmente seu, sem correr o risco de perdê-lo ou existirem cópias iguais.

Leia Também:

  1. iFood traz Cidade Alta do GTA para a vida real
  2. Satya Nadella, CEO da Microsoft, tem interesse em criar um metaverso de Xbox utilizando suas IPs

Um universo compartilhado

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Mi9vLXF1ZS1lLW8tbWV0YXZlcnNvLTA2MTg5MS53ZWJw

Diversas plataformas unidas.

Com todos querendo investir no Metaverso e transformar seu serviço em um ambiente virtual, como seria esse novo universo digital se cada empresa criasse seu próprio mundo 3D? Como você manteria seus pertences entre os "servidores" se há muitas plataformas fechadas, como no caso do próprio Facebook?

Para que o Metaverso funcione de forma adequada é preciso que você possa manter uma constante entre as diferentes plataformas. Qual seria a graça de criar um avatar para desbravar esse novo mundo se precisasse criar um novo a cada serviço que acessasse?

A tecnologia blockchain é de extrema importância nesse aspecto. Funcionando como um registro universal de todas as aquisições realizadas, ele permitirá que seu avatar mantenha seus bens entre as diferentes plataformas.

Principais empresas apostando no Metaverso

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Mi9vLXF1ZS1lLW8tbWV0YXZlcnNvLTA2MTg5Mi53ZWJw

NVIDIA já trabalha em uma forma de criar um mundo 3D.

Embora o Facebook tenha anunciado apenas agora seus esforços de expandir sua plataforma para o Metaverso, muitas outras empresas já vêm apostando nessa tendência que promete ser o futuro da internet.

A Unity Software, já mencionada anteriormente, é uma das grandes empresas que vem apoiando o Metaverso. Ela vem realizando estudos na possibilidade de criar um "gêmeo virtual", uma cópia idêntica de uma pessoa ou objeto do mundo real dentro de um ambiente 3D.

Outro grande nome por trás do Metaverso é a NVIDIA, a qual vem trabalhando no inovador Omniverse. Essa tecnologia é uma plataforma aberta que permite que desenvolvedores colaborem na produção de experiências 3D, reduzindo o trabalho necessário e criando mundos 3D interligados.

A Epic Games vem apostando forte na ideia, realizando diversos shows ao vivo dentro de seu popular jogo Fortnite. Outro jogo que traz forte suporte ao Metavero é Roblox, uma plataforma onde centenas de jogadores podem criar seus avatares e mundos diferentes, formando um enorme ecossistema.

E é claro, a gigante Microsoft. Seu enorme avanço em tecnologias de realidade aumentada e inteligência artificial são um grande passo para que o Metaverso possa vir a existir. A empresa já mostrou interesse em criar ambientes 3D para seus aplicativos, como reuniões de trabalho através de um avatar com o Microsoft Teams.

Preocupações com o Metaverso

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Mi9vLXF1ZS1lLW8tbWV0YXZlcnNvLTA2MTg5My53ZWJw

Há aqueles preocupados com os riscos que o Metaverso trará.

Embora muitos estejam empolgados com o futuro que o Metaverso trará, alguns temem o que isso significará para os usuários da internet e como isso pode acabar afetando todos negativamente.

Uma das pessoas que demonstraram tal preocupação foi Frances Haugen, ex-funcionária do Meta que acusou a empresa de colocar os ganhos econômicos à frente da segurança dos dados dos usuários.

De acordo com Frances, a implementação do Metaverso pode ser extremamente perigosa para os usuários, trazendo não só um risco maior aos dados dos clientes, mas também será um produto ainda mais viciante para os internautas.

Portanto, além do fato de que esses ambientes imersivos são extremamente viciantes e incentivam as pessoas a se desconectarem da realidade em que vivemos, também estou preocupada em como o metaverso exigirá que coloquemos muitos, muitos mais sensores em nossas casas e locais de trabalho. [...] Se seu empregador decidir que agora é uma empresa Metaversa, você terá que fornecer mais dados pessoais a uma empresa que demonstrou que mente sempre que é no melhor interesse dela.

O futuro ainda é incerto, mas as preocupações de Frances são extremamente válidas. Com a dependência maior da tecnologia para a vivência do nosso dia a dia, nossos dados sem dúvida estarão mais expostos.

O próprio Facebook é uma empresa que já se envolveu em diversas polêmicas relacionadas a vazamentos de dados de usuários. Em um mundo onde o Metaverso é uma realidade, esse problema poderia ser ainda maior.

Quando o Metaverso se tornará uma realidade?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82Mi9vLXF1ZS1lLW8tbWV0YXZlcnNvLTA2MTkwMS53ZWJw

Um futuro promissor, mas que pode ainda demorar a chegar.

Embora já existam tantas empresas apostando no futuro do Metaverso, isso não significa que isso irá se tornar realidade tão cedo, já que ainda há muitos avanços necessários para que isso aconteça.

O poder computacional da tecnologia ainda precisa sofrer um grande salto para suportar os enormes mundos virtuais 3D que o Metaverso exige. Os computadores caseiros atuais não conseguiriam gerar ambientes tão complexos.

Para que o Metaverso se torne uma realidade, é preciso também que os usuários possam gerar seus próprios conteúdos 3D com facilidade. As ferramentas de programação que temos ainda são um tanto quanto complexas para que iniciantes possam usá-las.

O preço também é um enorme obstáculo. Os aparelhos de realidade virtual necessários para entrar no Metaverso ainda possuem preços extremamente elevados, sendo que poucos conseguem acesso a tal tecnologia.

Como já mencionamos, há também o enorme risco de vazamentos de dados. Um sistema de proteção mais seguro precisaria ser colocado em prática, garantindo a segurança de todos os usuários que acessarem esses ambientes 3D.

Conclusão

O Metaverso é o conceito mais promissor da tecnologia, sendo uma nova etapa da Internet. Usuários conectados através de um mundo virtual 3D, podendo se relacionar de forma muito mais ampla.

Essa tecnologia promete inovar todos os aspectos de nossas vidas, desde a forma como interagimos uns com os outros em um ambiente online até como consumimos todas as formas de entretenimento.

Existem várias preocupações quanto aos riscos que isso trará para os usuários conectados, especialmente se tratando de vazamento de dados, por isso há muito o que melhorar antes de entrarmos de cabeça no Metaverso.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque