Por que jogos estilo Souls estão fazendo tanto sucesso nesses últimos 6 anos?

Por que jogos estilo "Souls" estão fazendo tanto sucesso nesses últimos 6 anos?

Dark Souls, Bloodborne, Sekiro e Nioh, por que esses jogos em questão atraem tantos jogadores?
#Artigos Publicado por coca, em

A grande FromSoftware está fazendo história, e conseguiu até mesmo criar um novo gênero chamado de "Souls", aplicado em jogos com altas dificuldades e que vem atraindo mais e mais jogadores todos os dias, mas por que será que esse gênero está fazendo tanto sucesso?

Como foi dito, jogos com a temática "Souls", maioria da vezes possui uma alta dificuldade, o que afasta muito dos jogadores casuais que apenas querem chegar do trabalho e se divertir, mas o gênero Souls está atraindo até mesmo esses jogadores casuais para os desafios mais complicados. FromSoftware começou com Demons Souls, lançado exclusivamente para PS3, o jogo que deu inicio a tudo, mas ainda sendo um jogo de nicho. Uma das coisas que talvez atraia tanto novos jogadores seja por curiosidade, pois muitos veem os outros dizendo: "tal jogo é muito difícil", com isso atraindo a curiosidade dos jogadores, e conquistando maioria deles com seu gameplay, personagens, mundo e sua lore.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNi8wMzU5NDcuanBn

Dark Souls é um grande sucesso para a FromSoftware, sendo o principal jogo que fez esse gênero ficar tão famoso, Dark Souls 3 por exemplo é considerado por muitos como o melhor jogo da franquia, mas claro, cada um tem sua opinião, como Dark Souls 2, que parece muito diferente dos seus irmãos, mas mesmo assim é um incrível jogo que merece reconhecimento.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNi8wMzU5NDguanBn

Além da série Souls principal, a From também criou outros dois jogos com o mesmo estilo, Bloordborne e Sekiro. Bloordborne talvez seja o melhor exclusivo do PS4 até hoje, com seu mundo super bem desenvolvido e um universo lovecraftiano. Bloordborne não é apenas um "Souls", o jogo inovou e melhorou sua gameplay. Seu universo é algo único com seus bosses com seu incríveis designs, e sua bem feita OST. Uma das inovações foi o sistema de "Trick Weapons" em Bloodborne, onde uma simples bengala pode se transformar em um chicote, não podemos esquecer também das dungens, ou cálices, onde o jogador pode enfrentar novos inimigos, novos bosses e ser recompensado com itens únicos que você não iria conseguir jogando a campanha normal.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNi8wMzU5NDkuanBn

A FromSoftware criou uma legião de fãs em todo o mundo, mas parece que os seus jogos não estavam sendo reconhecidos pelo público profissional, até então, pois com o lançamento de Sekiro tudo isso mudou. FromSoftware finalmente foi reconhecida por seu trabalho em Sekiro, lhe rendendo o prêmio como o melhor jogo do ano, para um jogo "Souls". Sekiro é considerado por muitos como um dos jogos mais difíceis de todos os tempos, o jogo te pune de todas as maneiras possíveis, com inimigos que fazem de tudo para te matar, te batendo, atacando de longe e até mesmo te jogando para fora do mapa.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNi8wMzU5NTAuanBn

Sekiro conseguiu inovar mais ainda no gênero "Souls" com seu gameplay único e rápido, onde foi adicionado o "gancho" que mudou como o jogo avança, trazendo várias maneiras de avançar e eliminar seus inimigos pelo caminho. Não podemos esquecer também do "Parry", que em Sekiro é algo obrigatório para se usar, claro que ainda temos a esquiva, mas, caso você não queria passar tanta dificuldade, o certo é aprender usar o Parry. Sekiro tem vários bosses, um mais difícil que o outro, como o Demônio do Rancor, que da entender que é um personagem de Dark Souls. Não só o Demônio do Rancor, como o Coruja(passado) que talvez seja uma dos bosses mais chatos de Sekiro, onde ele simplesmente pode mudar seus ataques no último segundo, confundindo o jogador e morrendo por besteira.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNi8wMzU5NTEuanBn

Além dos jogos da FromSoftware não podemos esquecer de jogos de outras desenvolvedoras, um que está fazendo um enorme sucesso atualmente é a franquia Nioh, que já conta com dois jogos. Nioh é desenvolvido pela Koei Tecmo, o jogo usa o estilo souls, com uma dificuldade que talvez seja até superior aos Dark Souls, um jogo que você claramente vai passar raiva, a quantidade de inimigos fortes que você encontra em uma simples missão não é brincadeira, bosses que te matam em um hit e muito mais. Nioh 2 foi lançado a pouco tempo e tem sido o jogo que mais vem fazendo sucesso desse gênero, Koei Tecmo pegou o que tinha de bom no primeiro Nioh, melhorou e evoluiu tudo para Nioh 2, que também tem uma alta dificuldade.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNi8wMzU5NTIuanBn

Até grandes franquias criaram seus "Souls", no caso temos Star Wars: Jedi Fallen Order, um souls de Star Wars, que bebeu da fonte e fez seu próprio jogo, com suas próprias mecânicas e gameplay, o jogo não é tão difícil, mas mesmo assim pode atrair muitos jogadores do gênero souls.

Agora por que esse estilo de jogo chama atenção de mais e mais jogadores todos os dias? Talvez seja pela adrenalina de jogar algo que seja desafiador, assim como na vida real, o desafio atrai a curiosidade do ser humano, e caso você consiga cumprir o tal desafio, você se sentirá um vencedor, dando uma ótima sensação, talvez esse seja um dos maiores motivos do jogos estilo souls atrair tantos jogadores. Aquele boss maldito que você ta enfrentando faz dois dias, já fez de tudo pra tentar matar ele, mas nada da certo, você já viu vários tutorias no YouTube e ainda continua preso, criando uma raiva no jogador que podem largar o jogo, mas no dia seguinte estão lá de novo dizendo "agora tu morre maldito" e nada disso acontece, você morre de novo e é isso, até que na sua 640 tentativa, você finalmente consegue matar aquele boss, dando uma incrível sensação de vitória e alivio.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNi8wMzU5NTMuanBn

Talvez seja isso ou não, depende do jogador, alguns jogão pelo gameplay viciante, ou pelo fator replay que esses jogos tem, onde alguns até conseguem criar um ciclo infinito, jogadores zeram um jogo mais de 10 vezes, conseguindo jogar um game por mais de 300 horas. Dark Souls 3 mesmo por exemplo, talvez seja o jogo com o melhor fator replay da franquia souls principal, o jogo conta com inúmeros itens, armas, escudos e sem contar as builds que o jogadores podem fazer, mudando totalmente um gameplay de espadas, para magias a longa distância.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNi8wMzU5NTQuanBn

A FromSoftware atualmente está desenvolvendo Elden Ring, que pode ser um novo jogo que vai inovar mais ainda o gênero souls, assim como foi com Sekiro, pouco foi mostrado sobre Elden Ring, nem sequer um gameplay para mostrar o que o jogo tem para oferecer, somente um trailer que não explica muita coisa.

E para você, por que esse gênero está atraindo tantos jogadores?

coca
coca

Me segue lá no Twitter.

[email protected]

Equipe do Site, Narnia do oeste ao lado sul do norte meio oeste
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque