Windows 10: Chave que cifra informação é enviada para a Microsoft

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

Com a segurança a ser um dos elementos chaves nos sistemas operacionais, a Microsoft implementou no Windows uma funcionalidade que permite proteger a nossa informação caso o PC seja perdido ou roubado.

Na prática este mecanismo de segurança cifra a informação do utilizador mas, aquilo que provavelmente muitos utilizadores não sabem, é que a chave usada é enviada para a própria Microsoft!

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8xMi9jaGF2ZV90aHVtYi5qcGc=

A Microsoft é uma das empresas que mais sabe sobre segurança, neste mundo da tecnologia, isso não é sequer ponto de discórdia. O Windows 10 continua a ser um sistema operacional cheio de surpresas, mesmo sendo provavelmente, o melhor sistema operacional [Windows] desenvolvido até hoje.

A Microsoft recebe a sua chave que cifra a informação.

Depois dos supostos problema de privacidade, surge agora a informação que a Microsoft recebe as chaves que o nosso sistema usa para cifrar a informação do utilizador. Este mecanismo que cifra a informação vem ativo por omissão no Windows 10, garantindo assim a segurança do utilizador. Método que torna o Windows 10 num dos sistemas operacionais mais seguros até hoje desenvolvidos.

Mas como é que o processo se desenrola?

Quando um utilizador procede à autenticação no sistema, usando uma conta Microsoft, o sistema envia para os servidores da Microsoft a respectiva chave que serve para cifrar e decifrar a informação do próprio utilizador (isto sem qualquer autorização e até conhecimento do utilizador). É importante no entanto referir que atualmente os utilizadores podem remover essa chave da sua conta na cloud.

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8xMi93aW5kb3dzLTEwX3RodW1iLmpwZw==

Mas pode haver consequências graves?

De acordo com o site theintercept, a nossa conta Microsoft na cloud pode ser atacada e ser-nos roubada a chave. Além disso os servidores da Microsoft podem também ser igualmente atacados e os hackers podem ter acesso a esta informação.

Ou, na última das hipóteses, uma lei ou uma agência de segurança pode requisitar à empresa de Redmond toda a informação contida na nossa conta Microsoft. Este são os "tais" perigos à segurança deste método.

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8xMi9wcGx3YXJlX3dpbmRvd3MxMF9zZWctNzIweDQ3Mi5qcGc=

Mas temos benefícios neste método?

Temos e a Microsoft pensou nisso. Se por um lado pode haver algum problema de segurança, também é verdade que, caso o utilizador tenha um problema com o sistema, consegue sempre recorrer à sua conta na cloud e usar a chave para tentar ter acesso aos seus ficheiros. Sistema que ajudará bastante ne alguns casos.

Sem uma funcionalidade que nos permita desativar o envio da chave para a Microsoft, o utilizador apenas pode remover a chave da sua conta caso considere importante. Como referido, tal "processo" é desconhecido pela maioria dos utilizadores mas também não há muito informação sobre o mesmo.

Estes fatos têm uma dualidade de utilidade e de segurança, contudo, é importante o utilizador ter a noção destas regras para não ser apanhado de surpresa quando os "azares" lhe batem à porta. Depois há que ensinar a cuidar ou a redobrar o sentido de segurança

kelcardoso
kelcardoso
Publicações em Destaque