PC: AMD anuncia concorrente do NVidia GameWorks e promete trazer várias vantagens
IMAGEaHR0cDovL3MxNi5wb3N0aW1nLm9yZy81MWl3bm90aDEvQU1EX1JUR19Mb2dvX1NreV83MTB4NDM0LnBuZw==
Após criticar muito o NVidia GameWorks, a AMD anunciou hoje o concorrente ao serviço da sua rival, cuja principal diferença é ser uma biblioteca completamente aberta.
A AMD acabou de anunciar o GPUOpen, uma nova plataforma que oferece ferramentas, efeitos gráficos, bibliotecas de códigos e kits de desenvolvimento para os desenvolvedores - todas estas funcionalidades abertas. Com essa nova ferramenta, a empresa quer oferecer suporte às produtoras de jogos em um pacote completo de recursos para extrair o poder máximo das placas de vídeo e criar experiências melhores e cada vez mais imersivas.
Lendo isso, não é difícil se lembrar do NVidia GameWorks, uma proposta parecida, mas de código fechado e que normalmente permite que a NVidia tenha um acesso maior ao jogo, adicionando recursos gráficos exclusivos ou que tenham vantagens em suas GPUs, como o HairWorks, uma das funcionalidades mais admiradas e elogiadas pelos jogadores.
Voltando à falar do GPUOpen, assim como o TressFX, ele será completamente aberto para os desenvolvedores utilizarem da melhor forma que acharem, a única diferença é no tipo de licença usado; o GOpen pode ser usado sem restrições e qualquer um pode modificar, melhorar e vender ele.
Veja algumas vantagens que ele trará:
- Quebra os limites do desenvolvedor, permitindo a criação de programas incríveis com o uso de software livre.
- Desenvolver jogos para PC do mesmo jeito que se produz games para consoles.
- Acesso mais rápido à novas funções e produtos.
- Ferramentas superiores, feitas pela comunidade.
- Acesso à melhorias feitas pela comunidade.
- Estratégia de código aberto; use, modifique, venda, distribua.
- Acesso direto à GPU.
- Segue os padrões da indústria.
"99% anjo, perfeito - mas aquele 1% é vagabundo."