Homem biônico dá primeiros passos nos EUA

#Notícia Publicado por rafaelvoss87, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vY0k0YS1ZWVhTUDhha3hMd0M4WXY5dEQ5bThPNnJ5VllrV1ZnMFdQc0dQVklvei1IZEdpeHhhXzhxT1p2TXAzdy9lLmdsYmltZy5jb20vb2cvZWQvZi9vcmlnaW5hbC8yMDEzLzEwLzE3L2hvbWVtX2Jpb25pY28uanBn

O Instituto Smithsonian de Washington apresentou nesta quinta-feira o homem biônico Franck, construído com órgãos e extremidades artificiais e que é capaz de falar, caminhar, respirar, ver, escutar e, além disso, tem um coração mecânico que circula sangue artificial por suas veias de plástico.

O homem biônico é resultado da junção de todas as partes do corpo humano biônicas que existem hoje em dia e que foram desenvolvidas por diferentes equipes de pesquisadores.

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDEzLzEwL3RodW1icy90aHVtYi0wMjAxMDI4LWhvbWVtLWJpb25pY28tcmVzaXplZC5qcGc=

"Este homem pode fazer muitas coisas, mas ainda há muitas limitações", disse Meyer.

Franck tem uma câmera de vídeo e implantes que o permitem ver e escutar através de um aparelho, dispõe de um coração artificial (que alguns pacientes já utilizam) que bombeia um protótipo de sangue ainda experimental, assim como de um pulmão (por onde chegar o ar vindo de uma traqueia de plástico), um rim e um pâncreas artificiais.

Também caminha, porque tem próteses de quadris, joelhos, tornozelos e pés, pode pegar objetos graças as suas mãos biônicas e está conectado a um programa que o permite falar.

No entanto, Franck é um "homem" incompleto: ainda lhe faltam o cérebro e o fígado, e também não tem estômago, por isso não pode comer.

"Não pode fazer muito porque falta um corpo central em que todos os aparatos interajam todos os aparatos", detalhou Meyer, para quem o desafio da biônica nos próximos anos é "melhorar a inter-relação entre os órgãos artificiais e o corpo humano".

Mas Meyer destacou que este homem biônico incorpora um "exoesqueleto robótico, que pode ser a cadeira de rodas do futuro para quem precisa poder recuperar a capacidade de andar".

Para Meyer, "o mais importante deste projeto é ter ajudado a ciência que existe por trás dele".

"Os diferentes cientistas que tinham projetado os órgãos artificiais não se conheciam antes que o programa os integrasse. Agora os que trabalharam no pâncreas conheceram os que desenharam a traqueia e vão utilizar a membrana desta para reduzir os vazamentos no pâncreas", explicou.

Por enquanto, o homem biônico não pode pensar e Meyer vaticinou que demorará a fazê-lo: "não há nada que se assemelhe a um cérebro artificial e não haverá durante muito tempo".

Para o Governo dos Estados Unidos da América, estes avanços nas áreas de ciência e tecnologia são extremamente importantes para que o país avance em pleno desenvolvimento na era da tecnologia, tendo inúmeras aplicações em diversos setores, principalmente o militar, visto que a perca de vidas em guerras é assombroso. E ainda complementa: no futuro, um robô terá mais vantagem na guerra do que um humano.

aU9KWXp6Q2dCQ2s=

rafaelvoss87
rafaelvoss87
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,