Nasce em SP o primeiro clone equino do Brasil

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Ele é cópia do garanhão Turbante JO, campeão mundial em número de filhos

"por Sebastião Nascimento"

IMAGEaHR0cDovL3JldmlzdGFnbG9ib3J1cmFsLmdsb2JvLmNvbS9SZXZpc3RhL0dsb2JvUnVyYWwvZm90by8wLCw2OTc4NTU5MSwwMC5qcGc=

"O clone, de apenas dez dias (Foto: Divulgação/In Vitro do Brasil)"

A empresa In Vitro do Brasil anunciou hoje a clonagem do cavalo da raça mangalarga Turbante JO, conhecido como o garanhão do século e morto em 1998. O clone nasceu há dez dias na sede da empresa em Mogi Mirim, segundo revelou, à revista Globo Rural, José Henrique Fortes, proprietário da empresa.

O garanhão teve seu material genético guardado por 15 anos. Ele está inscrito no livro "Guinness" como o cavalo que produziu o maior número de filhos do mundo (1.678). O cavalo chegou a ser avaliado em mais de US$ 1 milhão, mas José Osvaldo Junqueira, seu proprietário, nunca quis vendê-lo.

Trata-se do primeiro clone equino realizado no Brasil, que está na vanguarda na clonagem de bovinos como nelore, brahman e gir leiteiro.

Ouça, abaixo, o comentário do diretor de redação de Globo Rural, Bruno Blecher, sobre o assunto.

http://hhide.me/ygQ

FONTE:

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI319660-18530,00-NASCE+EM+SP+O+PRIMEIRO+CLONE+EQUINO+DO+BRASIL.html

Seguindo essa onda clonagem, cientista sul-coreano quer clonar um mamute:

Seu laboratório adquiriu direitos de células do animal encontradas na Sibéria.

Hwang Woo-souk clonou cão em 2006 e já foi acusado de falsificar testes.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kdy5kZS9pbWFnZS8wLCwxNTgwODE2NV80MDEsMDAuanBn

Um laboratório de bioengenharia sul-coreano liderado pelo polêmico cientista especialista em células-tronco Hwang Woo-souk confirmou nesta segunda-feira (25) que tem um projeto voltado a conseguir a clonagem de uma espécie de mamute extinta há 4,5 mil anos.

Com este objetivo, a sul-coreana Fundação de Pesquisa Sooam Biotech assinou um acordo com a Universidade Federal Nordeste da Rússia que lhe dá o direito exclusivo de estudar as células de mamute encontradas semanas atrás no noroeste da Sibéria, segundo responsáveis do laboratório citados pela agência "Yonhap".

Os pesquisadores da fundação sul-coreana tentarão clonar o animal, um mamute lanudo, mediante o uso de suas amostras de tecido junto com óvulos de uma elefanta indiana atual.

Após aplicar às células um processo de transferência nuclear, passo habitual nos processos de clonagem, os óvulos serão implantados no útero de uma elefanta, que gerará o mamute durante 22 meses.

"Ao haver recuperado amostras frescas de regiões polares nunca antes exploradas na Sibéria, este será um importante ponto de inflexão rumo à clonagem do mamute extinto", disse o professor Hwang.

Os especialistas consideram que clonar um mamute é possível, já que as células desse animal pré-histórico podem ser encontradas tanto em seu sangue e órgãos internos, como na pele e nos ossos.

O acordo com a universidade russa aconteceu seis meses depois que ambas as partes assinaram um primeiro pacto para que os pesquisadores sul-coreanos pudessem utilizar as amostras tiradas de restos de mamutes achados nas geleiras da República da Iacútia.

FONTE:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/polemico-cientista-sul-coreano-quer-clonar-um-mamute_1.html

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque