Hoje foi um dia agitado para o Xbox, com diversos anúncios nada animadores da marca. Tivemos demissões, cancelamento de projetos aguardados e até mesmo fechamento de estúdios. Com tantas notícias sobre o assunto, reunimos aqui os principais anúncios.
- Após muitos rumores, a Microsoft confirmou hoje uma nova rodada de demissões, com cerca de 9.000 funcionários sendo afetados.
- Após tantos anos em desenvolvimento, o próximo Perfect Dark acabou sendo cancelado e o estúdio The Initiative fechou as portas antes mesmo de poder lançar seu primeiro jogo.
- O gameplay de Perfect Dark apresentado no ano passado seria supostamente falso.
- A Rare também foi afetada pelas demissões e teve o seu projeto Everwild cancelado após mais de 10 anos em desenvolvimento.
- Gregg Mayles, criador de Banjo-Kazooie, estaria deixado a Rare após mais de 35 anos no estúdio. O desenvolvedor havia dirigido Sea of Thieves e estava cuidando de Everwild antes do seu cancelamento.
- Outro projeto cancelado foi o mais novo MMORPG da Zenimax Online, o qual não chegou a ser anunciado.
- Com o cancelamento do projeto, Matt Firor, presidente da Zenimax Online desde sua fundação em 2007, anunciou estar deixando o estúdio.
- A Turn 10 Studios, estúdio responsável pela franquia Forza Motorsport, foi um dos mais afetados pelas demissões, perdendo cerca de 50% dos seus funcionários.
- Outros estúdios afetados incluem os responsáveis por Call of Duty, como Raven Software e Sledgehammer Games.
- A equipe de pesquisa de usuários do Xbox também perdeu 50% da sua equipe, enquanto o chefe da área de segurança familiar e infantil também foi demitido.
- Apesar dos diversos cancelamentos, a Microsoft afirma que ainda possui 40 projetos em desenvolvimento.
- A empresa também afirmou que, ao contrário dos rumores, o CEO Phil Spencer não tem planos de se aposentar tão cedo.