9 jogos de terror em que você não pode se defender

Nestes jogos de terror, fugir é sua única opção

A sensação de vulnerabilidade é o combustível perfeito para jogos de terror. Quando o jogador não tem armas ou meios de se defender, cada som, cada sombra e cada passo ecoam com uma tensão única.

Para muitos fãs de horror, jogos nesse estilo oferecem experiências marcantes justamente porque colocam você no papel de alguém totalmente à mercê do perigo.

A ausência de defesa não só aumenta a dificuldade, mas também imerge o jogador em uma experiência de sobrevivência pura, onde a furtividade entra em cena, e você deve fazer de tudo para evitar ser pego.

Jogos de terror — Amnesia: The Dark Descent

Amnesia: The Dark Descent - jogos de terror
Amnesia: The Dark Descent

Começando com este clássico, que se tornou referência obrigatória quando o assunto é sobrevivência sem armas. O protagonista acorda em um castelo antigo sem memória e logo descobre que cabe apenas a ele escapar das criaturas (e dos próprios horrores da mente) que povoam aquele lugar.

Apesar dos perigos a cada esquina, o protagonista não tem como lutar ou se defender. Ao encontrar monstros, o único recurso é correr ou se esconder em armários. O jogo explora a sanidade do protagonista, com alucinações que pioram se você ficar muito tempo no escuro ou encarar os inimigos.

Jogos de terror — Haunting Ground

Haunting Ground
Haunting Ground

Haunting Ground encarna perfeitamente a sensação de fragilidade em jogos de terror. Você assume o papel de Fiona Belli, uma jovem que acorda presa num castelo após sofrer um acidente de carro. Sem armas convencionais, Fiona só conta com a ajuda de seu fiel cão de guarda.

Fiona não tem como atacar os inimigos e todo o gameplay gira em torno de correr, se esconder e usar objetos do cenário como forma de distração ou para criar brevemente uma vantagem. Enquanto seu cão serve para atrasar ou incapacitar momentaneamente um perseguidor.

Jogos de terror — Layers of Fear

Layers of Fear
Layers of Fear

Em Layers of Fear, você encarna um pintor que retorna à antiga mansão da família para completar sua obra-prima. Desde o início, fica claro que combate não faz parte do roteiro: não há inimigos visíveis que você possa enfrentar, apenas cenários que se transformam sem aviso e detalhes que mexem com a razão.

Em nenhum momento o protagonista encontra algo para atacar ou se defender. Ao invés disso, tudo gira em volta da exploração dos cômodos e da observação de cada peça de móveis e cada quadro pendurado nas paredes. Cartas, gravuras e flashbacks revelam aos poucos o passado conturbado do pintor. 

Jogos de terror — Outlast

Outlast
Outlast

Certa dia, um jornalista investigativo recebe uma dica anônima sobre os horrores que acontecem em um hospício. Armado apenas com sua câmera com visão noturna, o jornalista precisa documentar tudo, mas, na prática, a câmera é seu único recurso de sobrevivência, não uma arma.

Em ambientes completamente escuros, você depende do alcance do infravermelho da câmera para enxergar, mas a bateria vai acabando. Ao se deparar com pacientes violentos, só restam duas opções: correr ou buscar refúgio em armários. O jogo é lotado de perseguidores, como o perigoso Chris Walker.

Jogos de terror — Little Nightmares

Little Nightmares
Little Nightmares

No papel de uma garotinha vestindo uma capa amarela, você desperta em um navio sinistro. Sem nenhuma arma ou meio de defesa, sua única saída é usar furtividade, usar objetos do cenário e contar com um pouco de engenhosidade para despistar os horrores que rondam cada ambiente.

A garota não tem como atacar ou ferir os inimigos e todos os encontros com os grotescos moradores do navio exigem que você fuja, se esconda atrás de móveis ou se pendure em prateleiras até o perigo passar. Além de fugir, é preciso resolver enigmas que envolvem física básica, como empurrar objetos.

Jogos de terror — Soma

Soma
Soma

Em Soma, você assume o controle de Simon Jarrett, um homem que desperta em uma instalação submarina depois de um misterioso acidente em terra firme. Ao contrário de muitos jogos de tiro ou ação, aqui não há armas letais e seu único caminho é a furtividade e a fuga quando se depara com horrores mecânicos e inteligências artificiais enlouquecidas.

Simon não encontra pistolas, facas ou qualquer item para ferir os inimigos. Em vez disso, ele pode apenas distrair seres hostis jogando objetos ou destrancando portas para escapar. Quando uma criatura se aproxima, sua única opção é correr por corredores estreitos ou se abrigar.

Jogos de terror — Visage

Visage
Visage

Visage coloca o jogador em uma casa aparentemente normal, mas cheia de segredos sombrios e memórias fragmentadas. Não há armas, não há combate: apenas você, seu instinto e alguns itens defeituosos que não servem para enfrentar o sobrenatural, mas apenas para tentar sobreviver por mais tempo.

Não há pistolas, facas ou qualquer objeto que possa ferir as entidades. você só conta com uma lanterna fraca, fósforos (bem limitados) e algumas pílulas que diminuem temporariamente a frequência cardíaca, ajudando a aguentar sustos.

Jogos de terror — Neverending Nightmares

Neverending Nightmares
Neverending Nightmares

Com uma arte única em preto e branco, o jogo coloca você no lugar de Thomas, preso num pesadelo recorrente onde não existe arma, proteção ou qualquer meio de combate, tudo o que resta é fugir, se esconder e lidar com a sensação crescente de desamparo.

Cada vez que você morre, a mansão se transforma, revelando corredores e cômodos ainda mais sombrios, e sem qualquer recurso ofensivo, a única opção é correr em busca de uma saída que quase nunca permanece a mesma. O jogo apresenta uma narrativa fragmentada com atmosfera pesada.

Jogos de terror — Detention

Detention
Detention

Certo dia, uma estudante acorda sozinha em seu colégio de ensino médio durante a lei marcial de Taiwan nos anos 1960. O jogo mistura terror psicológico com elementos de folclore chinês e taiwanês, criando uma atmosfera sufocante.

Aqui, não há armas nem meios de defesa: tudo se resume a explorar corredores sombrios, evitar entidades sobrenaturais e resolver enigmas para fugir com vida. Ao se deparar com um inimigo, a protagonista deve se esconder em armários ou despistar o inimigo correndo.

Jogos de terror — Bônus: P.T Silent Hills

PT Silent Hills
PT Silent Hills

Lançado como uma demo, P.T Silent Hills ficou marcado pela sensação de impotência absoluta. Em primeira pessoa, você explora um corredor aparentemente comum que se repete em loop, mas que muda sutilmente a cada passagem, e, em nenhum momento, há meio de se defender.

Diferentemente de outros jogos de terror, P.T Silent Hills não fornece lanternas, pistolas nem objetos para distrair entidades. A demo foca em caminhar e observar: não existe inventário, não há botões para atacar, apenas o ambiente, sons e Lisa como inimigos.

Na sua opinião, jogos sem defesa são mais assustadores? Comente sua experiência!

Gostou? Nos ajude compartilhando!
Postado por
Sou do tipo que adora assistir algo antes de dormir e perder horas em jogos duvidosos no fim de semana. Me segue lá no Twitter/X.
Siga em:
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Gostou? Discordou? Comente! Sua opinião vale ouro e nos ajuda a melhorar cada vez mais!
Img de rastreio
Localize algo no site!