Codemasters explica os benefícios do PSSR
O PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) é uma tecnologia de upscaling desenvolvida pela Sony em parceria com a AMD, exclusiva para o PlayStation 5 Pro. Ela permite que o console atinja resoluções superiores às da versão base do PS5. Um dos próximos jogos a utilizar essa tecnologia será F1 25, e a Codemasters fez diversos elogios ao PSSR.
Segundo o estúdio, já no título anterior, F1 24, o PSSR permitiu alcançar resoluções significativamente mais altas — chegando até mesmo a dobrar a resolução do Ray Tracing. Além disso, graças à nova tecnologia, o jogo pode rodar em modo performance a 8K, algo impressionante para um console.
Por um tempo, em tecnologias gráficas, os upscalers permitiram que mecanismos de renderização aplicassem mais fidelidade a uma imagem de ‘entrada’ de menor resolução e, em seguida, se beneficiassem dos modelos de IA para levá-los a quadros de alta resolução com aparência incrível, nos quais podemos aplicar efeitos e ajustes posteriores. Para o PS5 Pro, originalmente não usaríamos o PSSR no F1 24, pois estávamos tentando reduzir os riscos da nossa abordagem. No entanto, durante os testes, ele se saiu tão bem na transformação da entrada para a saída de alta resolução que pudemos usar reflexos Ray Tracing de dupla resolução como entrada e confiar na IA para nos fornecer uma imagem de qualidade muito superior. É algo que não poderíamos ter feito com nosso próprio upscaler TAA.
Leia Mais
Para F1 25, a versão de PS5 Pro contará com três modos gráficos:
-
Modo Qualidade: 4K a 60 quadros por segundo, com Ray Tracing aplicado nas pistas;
-
Modo Performance: 4K a 120 quadros por segundo;
-
Modo Resolução: até impressionantes 8K a 60 fps, com suporte a RTX DDGI (Global Illumination via Ray Tracing) nas pistas.
Embora ainda tenha ficado atrás do DLSS da NVIDIA, testes já mostraram que o PSSR conseguiu resultados incríveis e até mesmo superou o FSR da AMD.
F1 25 será lançado em 30 de maio para PC, PS5 e Xbox Series X/S.
Fonte: GamingBolt