A influência de Persona 5 em Clair Obscur: Expedition 33
Clair Obscur: Expedition 33 nunca escondeu sua inspiração nos jogos da Atlus, especialmente na série Persona. O sistema de combate do jogo reflete fortemente essa influência, apostando em um dinamismo característico da franquia e até mesmo em uma interface visualmente semelhante.
Em entrevista ao site japonês DenFaminicoGamer, o diretor do jogo, Guillaume Broche, não poupou elogios à Atlus. Segundo ele, Persona 5 possui a melhor apresentação de combate já vista em um jogo — e foi uma grande referência para Clair Obscur: Expedition 33.
Em particular, considero “Persona 5” o melhor jogo do mundo em termos de representação de batalhas e criação de interface de usuário. Fui muito influenciado pelas mudanças dramáticas de câmera a cada ação do jogador, e a produção se desenrola como se estivéssemos assistindo a um filme. Modifiquei ainda mais o trabalho de câmera para se adequar ao meu próprio trabalho e adicionei meus toques pessoais. Ainda não consegui incorporar totalmente as partes boas de Persona 5, então ainda estou trabalhando para melhorar a interface de usuário.
Apesar da forte inspiração em Persona 5, essa não foi a única fonte de referência para a equipe de desenvolvimento. Broche cita também títulos como Final Fantasy, Shadow Hearts, Suikoden, Atelier e Lost Odyssey como influências marcantes. Seu objetivo era criar um RPG por turnos que considerasse “mais interessante” sob sua própria perspectiva.
Cresci jogando, especialmente JRPGs, então não sei dizer exatamente quais elementos de quais títulos me influenciaram. Depois de jogar uma variedade de jogos, tive minhas próprias ideias de “esta parte é interessante” e “este é o que eu acho que é o RPG por turnos mais interessante”. Essa foi minha visão final. O que eu queria focar era em sublimar minha própria visão de JRPGs que desenvolvi desde a infância e adicionar minha própria originalidade a ela. Em termos de títulos específicos que me influenciaram, a lista é infinita, mas eles incluem as séries Final Fantasy VI a X, Shadow Hearts, Suikoden, a série Atelier, Lost Odyssey e a série Persona.
Já no campo narrativo, a inspiração vem de outra fonte: a literatura francesa. Broche destaca que, embora o gameplay remeta aos JRPGs, a construção da história segue uma abordagem bem diferente. “A propósito, embora a jogabilidade seja influenciada por JRPGs, a maneira como a história é construída foi influenciada pelos romances franceses que li, então acho que a história é francesa”, comentou ele.
Clair Obscur: Expedition 33 encontra-se disponível para PC, PS5 e Xbox Series, além do serviço Game Pass.
Fonte: WCCFTECH