Dragon Age virou jogo de ação pois EA considerava o estilo antigo ”lento e ultrapassado”

EA acreditava que não precisava focar no público fiel, pois os "nerds sempre apareceriam para um RPG".

Apesar de toda a aclamação em torno do primeiro Dragon Age, a franquia foi mudando aos poucos, adotando um estilo cada vez mais voltado para a ação e se afastando do seu foco tático original. Segundo David Gaider, ex-roteirista da série, essa mudança teria sido impulsionada pela EA.

De acordo com Gaider, a EA via o estilo clássico da franquia como algo “ultrapassado”. Embora ele tenha tentado, no passado, convencer a empresa a manter as mecânicas originais, suas sugestões não foram bem recebidas.

Gaider relata que, na visão da EA, Dragon Age: Origins era um jogo “lento e desajeitado”, e que a preferência era por algo mais “ágil e estiloso”. Além disso, ele afirma que a empresa não via necessidade de priorizar o público já estabelecido da franquia, partindo do princípio de que “os nerds sempre apareceriam para um RPG”.

[Os superiores se referiam] à Caverna, para onde os nerds iam. Os nerds estavam na caverna. Você fazia um RPG e os nerds na caverna sempre apareciam para um RPG, porque era um RPG. Você não precisava tentar atraí-los. Era preciso se preocupar com as pessoas que não estavam na caverna, que era o público que realmente queríamos, que era muito maior.

Leia Também:

  1. CD Projekt temia que The Witcher 3 fosse atropelado por Batman: Arkham Knight
  2. Solo Leveling é o grande vencedor do Crunchyroll Anime Awards 2025

Segundo Gaider, trabalhar na BioWare enquanto o estúdio ainda era independente era “glorioso”. Mas, após a aquisição pela EA, as prioridades começaram a mudar. Enquanto a BioWare queria desenvolver jogos prestigiados, a EA estava mais interessada em resultados comerciais.

Gaider deixou a empresa em 2016, sentindo que os roteiristas já não eram valorizados como antes. Ele afirma, porém, que mesmo que tivesse permanecido e assumido o cargo de diretor, teria acabado saindo de qualquer forma — especialmente diante da proposta de transformar Dragon Age em um jogo como serviço.

Eu não teria sobrevivido […] ao ‘agora estamos fazendo este jogo como serviço de Dragon Age’. Eu, o Sr. Mecânica de RPG à Moda Antiga, e eles chegando e dizendo: ‘Estamos cancelando toda essa coisa de Dragon Age focada na narrativa e queremos que vocês façam um jogo como serviço?’ Eu teria dito: ‘Até mais.’ Mesmo que existisse um mundo onde me convidassem para ser diretor criativo de Dragon Age como jogo como serviço — que pacto com o diabo isso teria sido.

Dragon Age: The Veilguard começou seu desenvolvimento como um jogo como serviço. No entanto, após a BioWare fracassar com Anthem, os planos mudaram e o jogo foi transformado em um título single-player.

Fonte: GamesRadar

Gostou? Nos ajude compartilhando!
Postado por
Membro antigo da GameVicio, atuo atualmente como editor no site. Adoro todo tipo de jogo, especialmente com um profundo apreço por jogos com narrativas imersivas.
Siga em:
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Gostou? Discordou? Comente! Sua opinião vale ouro e nos ajuda a melhorar cada vez mais!
Img de rastreio
Localize algo no site!