Rockstar: a evolução do estúdio de GTA ao longo dos anos

Rockstar: a evolução do estúdio de GTA ao longo dos anos

Veja a trajetória da Rockstar Games desde a criação do GTA até se tornar um dos maiores estúdios de videogames do mundo.
#Games Publicado por Vinicius, em

Rockstar: A Evolução do Estúdio de GTA ao Longo dos Anos

Uma gigante na indústria de jogos e possuindo uma das franquias mais famosas de todo o entretenimento, a Rockstar ultrapassou a barreira dos jogos e se tornou um fenômeno mundial, onde cada um dos seus lançamentos é um grande evento.

Apesar da sua fama atual, a empresa começou de baixo, passando por dificuldades e diversos projetos sem muito sucesso antes de finalmente chegar na sua popular franquia Grand Theft Auto (GTA).

Neste artigo iremos viajar ao passado, conhecendo o início da história da Rockstar e como ela subiu os degraus da fama até se tornar o colosso que é hoje em dia.

Leia Também:

  1. Notícias sobre Rockstar
  2. Rockstar e documentário sobre GTA

Origens da Rockstar Games

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA4LzEwNzkzNi53ZWJw

Hoje o nome Rockstar é conhecido entre todos os fãs de jogos, no entanto, a empresa passou por muitas fases até chegar nesse estágio, tendo uma história bastante complicada e repleta de mudanças no planejamento.

A empresa foi fundada originalmente em 1984 com o nome temporário de Acme Software por quatro companheiros que frequentavam o mesmo clube de computação. Durante este tempo, eles trabalham em diversos jogos menores, os quais não chegaram a ter muita relevância.

A equipe lançou jogos como 'Zone Trooper', 'The Game With No Name' e 'Freek Out' para as plataformas da época, incluindo o Commodore 64, Spectrum e Amiga. No entanto, logo surgiu o primeiro obstáculo.

Ao tentarem registrar o nome da empresa, descobriram que já havia outra com o mesmo nome. Isso acabou forçando a equipe a alterar o nome para DMA Design. Durante este período, o estúdio conseguiu lançar alguns títulos de relativo sucesso, o que permitiu que continuassem no mercado desenvolvendo jogos.

Foi apenas em 1991 que conseguiram seu primeiro grande sucesso. O jogo de puzzle Lemmings foi o qual permitiu ao estúdio quebrar a barreira para se tornar uma grande desenvolvedora, tendo vendido 55 mil cópias apenas no primeiro dia, algo impressionante para a época. Após isso, o estúdio chegou a conseguir fechar acordos até mesmo com a Nintendo.

Foi então em 1995 que o estúdio começou a trabalhar em Race'n'Chase, o qual durante o desenvolvimento viria a se tornar não só o maior sucesso da empresa até hoje, mas também de toda a indústria...

O Surgimento da Série Grand Theft Auto

Durante o desenvolvimento de Race'n'Chase, dois nomes importantes se uniram a DMA Design: os irmãos Dan e Sam Houser. Quando foi finalmente lançado em 1997, o jogo já havia mudado de nome para Grand Theft Auto.

Inicialmente Race'n'Chase seria um jogo focado em corridas e crimes de carro, com os jogadores causando caos na cidade e atropelando pedestres, enquanto eram perseguidos pela polícia. Um dos produtores chegou até mesmo a comparar a premissa com Pac-Man.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA4LzEwNzkzNS53ZWJw

A ideia acabou evoluindo e expandindo além da sua premissa inicial, o que foi uma aposta certeira do estúdio. Após a grande popularidade de GTA, a DMA Design acabou chamando a atenção de várias editoras, passando por diversões aquisições até chegar nas mãos da Take-Two Interactive, a qual formou oficialmente a Rockstar Games.

Como parte da Take-Two, a Rockstar continuo expandindo ainda mais com a criação de novas filias, como a Rockstar Vancouver de Bully; a Rockstar San Diego de Midgnight Club; e a Rockstar Toronto de The Warriors. Ainda assim, GTA continuou sendo o centro da empresa, com todas as equipes dando suporte em seu desenvolvimento.

Inovações e Avanços Tecnológicos

A Rockstar e sua franquia GTA sempre estiveram no centro da evolução tecnológica, ultrapassando os limites do que acreditava-se ser possível e extraindo o máximo que um hardware poderia entregar.

Embora não tenha sido o primeiro jogo 3D de mundo aberto, GTA III foi certamente o mais importante. O jogo não só ajudou a popularizar o gênero, mas também criou a base do que poderia ser feito ao entregar uma cidade totalmente livre para o jogador explorar.

A cada novo lançamento a Rockstar apenas aumentou o nível, dando cada vez mais liberdade para os jogadores. Com GTA IV, a empresa introduziu a sua RAGE Engine na franquia, entregando uma simulação de física incrivelmente realista. Até os dias de hoje, a física de veículos de GTA IV continua impressionando.

aTlsdWMwZGlyOFU=

Os títulos atuais da empresa permanecem avançando os limites técnicos. Red Dead Redemption 2, mesmo sendo um jogo de geração passada, consegue bater de frente com lançamentos atuais. E pelo que vimos até agora, GTA VI acabará sendo outro marco, apresentando um escopo sem igual.

Impacto Cultural e Recepção Crítica

No gênero de mundo aberto, a Rockstar é até hoje o modelo a ser seguido pelas outras editoras. Várias empresas tentaram copiar o seu estilo de mundo aberto, algumas até mesmo chegando a desafiar publicamente, mas nunca alcançaram sucesso igual.

GTA V é atualmente o segundo jogo mais vendido em toda a história, tendo passado de 200 milhões de cópias vendidas. A expectativa futura é que GTA VI tenha vendas ainda melhores, com os analistas prevendo que ele pode se tornar o maior lançamento de todos os tempos.

GTA Online também foi um marco na indústria. O jogo ofereceu aos jogadores um mundo para explorarem junto com seus amigos, completando corridas, realizando assaltos e muito mais. Foi uma experiência imersiva que até hoje mantém o jogo vivo.

Se tratando de recepção da crítica, a Rockstar foi uma das poucas empresas que conseguiu emplacar diversos títulos com média acima de 97 no site agregador de notas MetaCritic. No top 10 do site, três títulos são da empresa, contando com GTA IV, Red Dead Redemption 2 e GTA V.

Expansão e Diversificação do Portfólio

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA4LzEwNzkzNy53ZWJw

Com o enorme sucesso de GTA Online, a empresa adotou um calendário de lançamento mais lento. Ao invés de cada estúdio da Rockstar trabalhar em um projeto independente, todos se unem para desenvolverem em conjunto o próximo grande título da companhia.

Para ajudar a diversificar seu portfólio de lançamentos, a empresa adotou a estratégia de realizar parcerias com estúdios externos para o desenvolvimento de jogos, como Grand Theft Auto: The Trilogy, uma versão remasterizada com três jogos clássicos da franquia.

O projeto mais atual nesse estilo é Max Payne 1 & 2, o qual está sendo desenvolvido em parceria com a Remedy Games. O jogo busca recriar os dois primeiros jogos da série do zero em um único pacote.

A Rockstar também vem expandindo sua equipe em preparação para o lançamento de GTA VI. Com GTA Online tendo alcançando grande popularidade em grande parte graças aos modos RP, onde os jogadores interpretam um papel junto de outros jogadores, a empresa contratou os criadores de FiveM e RedM, os dois mods mais populares desse estilo, possivelmente com a intenção de incluir a modalidade nativamente.

Atualmente a empresa conta com uma equipe gigante, tendo cerca de 5 mil funcionários contratados. Com tanto sucesso, você pode estar se perguntando quanto vale a Rockstar Games. No início de 2024, a empresa estava valendo $22.75 bilhões de dólares (cerca de R$ 112 bilhões em conversão direta).

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTA4LzEwNzkzOC53ZWJw

Legado e Futuro da Rockstar Games

A Rockstar continua sendo uma das principais empresas a avançar a indústria de jogos em termos de uso da tecnologia, entregando experiências imersivas, narrativas profundas e um nível de realismo sem precedentes na indústria.

GTA VI promete ser outra revolução, chegando em 2025 para PC e consoles. Com muita discussão sendo feita a respeito do salto gráfico que essa geração trouxe, esperasse que esse novo jogo sirva para mostrar o que essas plataformas atuais podem alcançar.

Com um jogo desse escopo, os funcionários da Rockstar estão preocupados com o excesso de trabalho que precisarão realizar. Com a equipe sendo chamada de volta para os escritórios, a prática do crush parece inevitável.

O futuro da empresa após GTA VI é ainda um mistério. Muitos esperam ver um Red Dead Redemption 3, ainda assim, o retorno de outra franquia ou até mesmo a criação de uma nova IP não estão fora de cogitação.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,