PS5 Pro deve oferecer 45% de performance extra, afirma Digital Foundry

PS5 Pro deve oferecer 45% de performance extra, afirma Digital Foundry

Com 36 teraflops e um cloock máximo de 2.35 Ghz, novo modelo ganha novidades.
#Games Publicado por Vinicius, em

Com diversos rumores e vazamentos, o PlayStation 5 Pro parece cada vez mais real. Agora o canal Digital Foundry trouxe novas informações interessantes sobre esse console atualizado da Sony, o qual eles acreditam que será lançado ainda este ano.

De acordo com documentos vazados do portal de desenvolvedor da Sony, o PS5 Pro conseguirá entregar até 33.5 teraflops de performance, um grande salto quando comparado aos 10.23 teraflops do PS5 base.

Leia Também:

  1. Sea of ​​​​Thieves teve um lançamento forte no PlayStation, afirma analista
  2. Nintendo discutirá sobre seu novo console com investidores amanhã

O PS5 Pro contará com um clock de 2.18GHz, menor que os 2.23GHz do modelo padrão. No entanto, a nova versão contará com 4 CUs (Unidades Computacionais) desativadas, as quais permitem que o modelo chegue a um máximo de 2.35GHz.

A GPU também sofrerá algumas alterações, apresentando um cache maior para suportar o maior número de CUs por shader engine e maior performance no ray tracing. Além disso, ela contará com tecnologias do DirectX12, como VRS, MSAA híbrido e RDNA2 Mesh Shaders.

O que isso significa para o PlayStation 5 Pro? De acordo com os documentos da Sony, as mudanças representarão cerca de 45% de melhoria na performance em relação ao modelo padrão do console.

Apesar disso, o canal Digital Foundry afirma que o Spectral Super Resolution (PSSR), a nova tecnologia de upscaling da Sony, pode ser tão fundamental quanto o DLSS da NVIDIA, trazendo grande ganho de performance e resolução para os jogos.

O poder computacional extra combinado com a reconstrução baseada em aprendizado de máquina provou ser uma combinação potente no espaço do PC e ambos trabalhando em conjunto devem mostrar uma melhoria clara e perceptível em relação ao console padrão em termos de qualidade de imagem e desempenho. A Sony também parece estar oferecendo aos desenvolvedores um caminho mais fácil para modernizar os jogos PS5 existentes com PSSR.

Portanto, uma resolução extra e uma técnica de reconstrução mais potente poderiam ser revolucionárias para o console – especialmente para os modos de desempenho de 60fps com os quais o PS5 básico está tendo dificuldade. A capacidade de adicionar PSSR a jogos existentes sem migrar para o Sony SDK mais recente também ajudará imensamente na revisão desses títulos mais antigos para adicionar suporte.

Ao contrário do PS4 Pro, o qual muitos desenvolvedores reclamaram da pouca quantidade extra de memória para resoluções extra, o PS5 Pro aparenta ser um upgrade mais robusto, conseguindo entregar resultados em 4K de forma mais consistente.

Fonte: Eurogamer
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,