Arte criada por Inteligência Artificial ganha competição deixando artistas irritados

Arte criada por Inteligência Artificial ganha competição deixando artistas irritados

Diversos artistas mostram preocupação com o futuro de seus trabalhos.
#Tecnologia Publicado por Vinicius, em

A tecnologia tem se tornado cada vez mais avançada e um dos grandes destaques do momento são as inteligências artificiais que conseguem criar artes. Isso se tornou uma febre em todo o mundo, com vários sites conseguindo criar artes, bastando apenas uma pequena descrição por parte do usuário.

Embora os usuários estejam felizes em brincar com isso, os artistas não parecem tão contentes. Em uma nova competição de artes da Colorado State Fair, uma pessoa decidiu entrar com uma arte produzida por uma inteligência artificial e de forma surpreendente acabou ganhando o primeiro lugar.

Jason Allen foi o grande vencedor, tendo entrado com uma bela arte que você pode conferir abaixo. A arte foi na verdade produzida pelo software Midjourney. O fato de Jason ter saído ganhador na competição não agradou muito os artistas que realmente pintaram suas obras.

Confira a arte de Jason abaixo:

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83OS8wNzgwMjMuanBn

Leia Também:

  1. Aqui está a suposta imagem da nova versão do Silent Hill 2 feita pela Bloober Team
  2. Alguns desenvolvedores relatam o medo avassalador das reviews dos jogadores no Steam e o seu poder destrutivo

Nas redes sociais, muitos artistas chegaram a demonstrar real preocupação quanto ao futuro de seus trabalhos, temendo o fato de serem substituídos por máquinas algum dia, as quais conseguiriam fazer o mesmo trabalho, mas com menor custo.

Diversos artistas se mostraram indignados nas redes sociais:

Alguém entrou em uma competição de arte com uma peça gerada por IA e ganhou o primeiro prêmio. Sim, isso é uma merda.
Estamos assistindo a morte da arte se desenrolar diante de nossos olhos. Se os trabalhos criativos não estiverem a salvo das máquinas, mesmo os trabalhos altamente qualificados correm o risco de se tornarem obsoletos. O que teremos então?

Allen afirma que já esperava que o assunto seria algo bem controverso, no entanto, ele critica as pessoas que desmerecem as artes criadas pela IA, esquecendo do elemento humano por trás delas, afirmando que explorou diversos comandos até chegar no resultado final.

Para Allen, o fato da obra ter sido criada de forma diferente não a desqualifica como uma arte. Ainda assim, ele acredita que no futuro teremos uma categoria exclusiva para artes criadas por inteligências artificiais.

E se olhássemos pelo outro extremo, e se um artista fizesse uma série de restrições extremamente difíceis e complicadas para criar uma peça, digamos se ele fizesse sua arte pendurado de cabeça para baixo e fosse chicoteado enquanto pintava? O trabalho deste artista deve ser avaliado de forma diferente de outro artista que criou a mesma peça ‘normalmente’?

I.A. copiando artistas

Recentemente também tivemos o surgimento do Mimic, uma inteligência artificial capaz de analisar obras de um artista e replicar o seu estilo em pinturas novas. Isso acabou gerando diversas controvérsias nas redes sociais.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83OS8wNzgwMjIuanBn

Isso fez com que diversos artistas fossem ao Twitter pedir para que os usuários não usassem suas artes como base para a inteligência artificial, pois como trabalham por comissão, poderia os prejudicar.

Sinto muito, mas com sem o devido respeito, qual era o sentido de liberar esse aplicativo. Essa é a parte que eu não entendo. O que alguém poderia alcançar além de se aproveitar de artistas que publicam seus trabalhos pagos/original online e ferrar com eles.

Seja como for o futuro, parece que muitos artistas temem como a inteligência artificial pode afetar seus trabalhos. E você, qual sua opinião a respeito do assunto? Deixe seu comentário abaixo!

Fonte: Vice
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque