David Cage defende Quantic Dream contra alegações de cultura de trabalho tóxica
A Quantic Dream, estúdio responsável por jogos como Heavy Rain e Detroit: Become Human, recebeu diversas denúncias nos últimos anos por contar com uma ambiente de trabalho extremamente tóxico e inapropriado.
Na época, o diretor David Cage chegou a entrar com um processo contra os jornais que postaram a respeito do assunto por tentarem difamar sua imagem. Agora Cage volta a defender seu estúdio contra tais alegações.
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Em uma entrevista na mais recente edição da revista EDGE, o diretor começa defendendo suas atitudes no passado, afirmando não ter reagido de forma agressiva às críticas, mas sim que estava apenas tentando se defender das acusações.
É claro que, como qualquer organização humana, não somos perfeitos de forma alguma. Mas somos o tipo de estúdio que foi descrito? Nossos funcionários disseram repetidamente: não é verdade. Podemos melhorar? Sim. Cometemos erros no passado? Provavelmente. Mas tínhamos que fazer algo sobre o que estava sendo dito. Ficamos tão magoados com alegações específicas que sabemos serem erradas ou falsas, que tivemos que nos defender. Queríamos que as pessoas ouvissem nossa voz.
Uma das situações na época que foi duramente criticada foi quando um dos seus funcionários fez uma edição de imagem colocando o rosto de seus companheiros de trabalho em corpos de nazistas e mulheres semi-nuas.
Cage afirma que essas imagens eram realmente inaceitáveis, mas que a situação foi rapidamente resolvida. De acordo com ele, durante os 25 anos da Quantic Dream, a empresa sempre teve valores inclusivos, o que se reflete nos jogos que eles produzem.
Qualquer um que pensasse que este é um lugar tóxico iria embora. E se um por cento das alegações fossem verdadeiras, teria sido um desastre para nós, porque todos teriam ido embora. Mas você pode ver que havia um forte sentimento de que a equipe queria ficar ao lado de seu estúdio.
Quanto às denúncias feitas contra o próprio David Cage, de que ele tinha atitudes racistas e homofóbicas durante o trabalho, o diretor nega que isso seja verdade e ainda se desculpa com a comunidade pela confusão causada por isso.
Outro ponto que o estúdio foi muito criticado foi quanto ao Crunch em seus jogos. O crunch, quando os desenvolvedores precisam trabalhar excessivamente para entregar o projeto a tempo, é sem dúvidas um problema que vem afetando toda a indústria.
Ainda assim, Cage nega que essa cultura de crunch exista dentro do estúdio. Embora já tenha sido algo presente na Quantic Dream, hoje em dia as horas extras são apenas voluntárias e todas remuneradas.
Por fim, David Cage comentou a respeito da polêmica de seus jogos. O diretor costuma tocar em assuntos delicados em suas narrativas, as quais nem todos acreditam que ele esteja apto para escrever de forma sensível.
Para o diretor, embora não faça parte desses grupos, ele ainda acredita que é a função de um escritor se colocar no papel dessas pessoas, não sendo necessário escrever apenas sobre personagens iguais a ele.
Sim, você precisa fazer isso com extrema sensibilidade, mas não há nenhuma regra dizendo que os escritores devem escrever apenas sobre si mesmos. Eu também não sou o único trabalhando neste roteiro - muitas pessoas o leem, incluindo mulheres. Tivemos leitores cuidado da sensibilidade também. Não sou apenas eu escrevendo algo aleatoriamente e publicando. Existe um processo para garantir o cuidado.
Após ter encerrado sua parceria com a Sony, a Quantic Dream acabou se tornando uma editora, atualmente planejando lançar diversos projetos de desenvolvedoras menores. Eles também receberam apoio financeiro da NetEase para seus próximos projetos.
Atualmente a equipe está desenvolvendo Star Wars Eclipse, um jogo ambientado durante a Era da Alta República. O título contará com mais foco na ação do que nos jogos anteriores do estúdio.