TV com Dual Play, a TV que todo gamer com família deveria ter

TV com Dual Play, a TV que todo gamer com família deveria ter

Uma tecnologia que pode mudar a forma que sua família usa TV.
#Tecnologia Publicado por Vinicius, em

A tecnologia está cada vez mais avançando, abrindo novas possibilidades para os usuários. Algo que caiu na boca do povo durante as últimas semanas foi o Dual Play, uma função disponível em algumas TVs. Mas o que seria o Dual Play?

Você provavelmente já deve ter passado pela situação de querer assistir algo na TV, mas outra pessoa já estava ocupando o aparelho. E se disséssemos que há um jeito de duas pessoas assistirem a programas completamente diferentes na mesma TV? É isso que o Dual Play possibilita.

Leia Também:

  1. O que é a tecnologia NFT? Estaria essa bolha prestes a estourar?
  2. O que é o Metaverso? Conheça o futuro da internet

eFphODFBMU5SZHM=

O Dual Play é uma tecnologia um tanto quanto antiga, tendo sido criada em 2011. Ela foi desenvolvida com o intuito de facilitar a vida dos jogadores, acabando de vez com a tela dividida, cada um tendo a tela inteira para si próprio.

Para funcionar, o Dual Play utiliza-se da mesma tecnologia presente no 3D visto nos cinemas e em alguns modelos de TVs, necessitando de um par de óculos especial que permite enxergar as telas separadamente.

Para entender melhor, você precisa primeiro compreender como funciona a tecnologia 3D. Para alcançar o efeito 3D, a TV gera duas imagens iguais, uma em cima da outra. Se você olhar para uma imagem 3D sem óculos, irá notar que há duas imagens sobrepostas, mas desalinhadas.

No óculos 3D padrão, cada lente foi feita para enxergar apenas uma dessas imagens, o que dá uma sensação de profundidade para o usuário. O Dual Play é simplesmente uma forma muito esperta de utilizar essa tecnologia 3D.

O que o Dual Play faz é simplesmente modificar o óculos para que ele use apenas um tipo de lente em ambos os olhos, para quem estiver usando-o veja apenas uma das imagens. Enquanto isso, um segundo par de óculos é feito apenas com o outro tipo de lente. Você pode ver um exemplo na imagem abaixo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83NC8wNzM0MTEuanBn

Exemplo de cada óculos utilizando apenas um tipo de lente.

Isso tudo resulta em um par de óculos vendo apenas uma imagem enquanto outro consegue enxergar a segunda imagem da tela. Com cada usuário utilizando seu próprio óculos, ele vê exclusivamente a imagem que escolher.

O Dual Play então permite que cada entrada da TV seja selecionada como uma das imagens, podendo, por exemplo, assistir a um filme na Netflix ao mesmo tempo em que outra pessoa joga vídeo game na mesma TV.

Para melhorar ainda mais a experiência, as TVs com Dual Play ainda permitem que você utilize duas saídas de áudio, com um dos sinais saindo pelos próprios alto-falantes da TV, enquanto o outro pode ser escutado por um headset conectado de forma wireless, para que um não atrapalhe o programa do outro.

É sem dúvidas uma tecnologia extremamente prática e que consegue trazer um conforto maior, especialmente para aqueles que moram com a família. Embora já tenha um certo tempo de existência, ela ainda é desconhecida por uma grande parte dos usuários.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83NC8wNzM0MjEuanBn

Tecnologia Dual Play em ação, com cada usuário vendo uma imagem diferente.

Nos últimos dias o Dual Play viralizou no Tik Tok e as pesquisas a respeito dessa tecnologia tiveram um grande aumento, mostrando que muitos estão começando a se interessar sobre o assunto.

Infelizmente o 3D é uma tecnologia que está saindo de linha nas TVs, com muitas fabricantes abandonando a função. Com esse crescente interesse, quem sabe não vejamos a tecnologia retornado ao mercado?;

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque