NFT | O que é essa tecnologia tão comentada?

NFT | O que é essa tecnologia tão comentada?

Estaria a bolha dos NFT prestes a estourar?
#Artigos Publicado por Vinicius, em

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de NFT, um novo conceito que está na boca do povo e é mencionado em todo canto. Mas do que se trata um NFT e como ele está afetando atualmente a internet?

Muitos acreditam que ele seja o futuro, enquanto outros acreditam que é uma bolha prestes a estourar. Pensando nisso, preparamos esse artigo para ajudar você a entender melhor esse conceito que pode ter grande efeito na internet e por que tantas pessoas parecem contra a ideia dos NFT se popularizarem.

O que é NFT?

NFT é a sigla em inglês para Token Não fungível, um token criptográfico que serve como forma de representar um bem digital único, o qual pode ser adquirido por qualquer um que deseje se tornar proprietário.

Para melhor compreensão, basta entender que um Token é uma representação de algum bem, seja ele digital ou física. As criptomoedas, por exemplo, se tratam de tokens que representam um valor em dinheiro.

No entanto, ao contrário das criptomoedas, onde cada uma possui exatamente o mesmo valor, um NFT não é fungível, ou seja, é um token com valor único que não pode ser substituído por outro.

Como funciona o NFT?

Para que o NFT funcione conforme planejado, é preciso ter uma uma forma de comprovar quem é o atual proprietário. Para isso é usado a tecnologia Blockchhain, a qual funciona como um livro de registros.

Os dados de cada nova transação realizada é registrada dentro de blocos presentes no blockchain, as quais são ligadas ao comprador, garantido assim que você sempre tenha propriedade sobre tais bens digitais.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83My8wNzI1OTcuanBn

Quais são os usos do NFT?

O NFT permite que objetos digitais tenham um único dono. Um artista pode vender suas artes para outro usuário, o qual possuiria controle total do arquivo, sendo o único proprietário confirmado.

O conceito pode ir ainda mais além, algumas empresas já planejam vender roupas, itens e até mesmo terrenos digitais dentro do metaverso, sendo basicamente a principal economia do mundo virtual.

Alguns jogos já aplicam o NFT, seja para vender equipamentos únicos para seu personagem ou um carro exclusivo. O ponto positivo do NFT é que você poderia mais tarde revender tais itens, até mesmo por valores maiores do que pagou.

Veja Mais:

  1. O que é o Metaverso? Conheça o futuro da internet
  2. Meta é o novo nome da responsável pelo Facebook

Por que o NFT é tão odiado?

Poder ter posse de um item digital e até mesmo liberdade para revender seus pertences certamente parece uma excelente proposta. Então por que há tantas pessoas contra essa ideia?

Um dos grandes pontos negativos é o efeito que possui no meio ambiente. Os cálculos feitos para gerar o blockchain acabam tendo um enorme consumo de energia, gerando gastos astronômicos.

Além disso, muitos enxergam essa situação como uma forma de fraude, similar ao esquema de pirâmide. O primeiro usuário acaba vendendo um item por preços elevados e o comprador no futuro acaba não conseguindo vender, ficando com um produto digital sem valor.

Vimos algo semelhante recentemente com o jogo F1 Delta Time, o qual chegou a vender carros NFT pelo valor de até $ 300 mil dólares. No entanto, o jogo acabou fechando as portas e os jogadores que adquiriram os carros acabaram com produtos sem valor nenhum em suas mãos.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83My8wNzI1OTYuanBn

A Bolha Está Prestes a Estourar?

Se está pensando em apostar nos NFT é melhor ter cuidado antes. Essa é uma bolha que pode estar muito próxima de estourar, com o mercado inteiro começando a dar sinais de que pode entrar em colapso.

Non Fungible, uma companhia focada em analisar o mercado NFT, trouxe recentemente dados interessantes, os quais apontam claramente para um enfraquecimento em todo o mercado de tokens não fungíveis.

De acordo com a empresa, nesse segundo trimestre de 2022 que estamos atualmente, tivemos uma queda de 46% no número de vendas de NFT. Comparado com o pico de vendas de 2021 é ainda pior.

Enquanto em setembro do ano passado eram vendidos cerca de 225 mil NFTs por semana, neste ano estamos tendo apenas 19 mil vendidos a cada semana, o que equivale a uma enorme queda de 92%.

Essa queda nas vendas se deve ao fato de que o número de compradores está caindo em ritmo acelerado. Neste trimestre, a Non Fungible indica que tivemos uma queda de 30% de pessoas dispostas a arriscar nos NFT.

O número de compradores diminuiu tanto, que as pessoas com carteiras ainda ativas estão tendo dificuldade em vender seus NFTs, o que resultou em 50% de perda durante a revenda dos bens digitais. Isso significa que muitos preferiram sair com algum dinheiro em mão antes que perdesse completamente o valor.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy83My8wNzI1NzAuanBn

O interesse do público em geral também parece estar despencando, como você pode ver na imagem acima. A pesquisa pelo termo NFT no Google entrou em uma queda acentuada desde janeiro deste ano e não apresenta sinais de que irá melhorar.

Até mesmo grandes nomes da indústria não estão conseguindo ter suas expectativas atendidas com o NFT. Jack Dorsey, o fundador do Twitter, está tentando vender uma imagem oficial do seu primeiro tweet, algo um tanto quanto cômico. Embora esperasse receber $48 milhões de dólares, até o momento o leilão chegou a apenas $33 mil dólares.

É claro que se o mercado irá realmente cair, só o futuro dirá, mas os indícios parecem todos apontar para isso.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque