Valve irá enfrentar processo antitruste por monopólio do Steam

Valve irá enfrentar processo antitruste por monopólio do Steam

Juiz nega pedido da empresa para encerrar processo.
#Games Publicado por Vinicius, em

Ano passado, a desenvolvedora Wolfire Games LLC entrou com um processo contra a Valve por ter um monopólio no mercado do PC Gaming com sua plataforma Steam. O caso acabou sendo negado e o processo arquivado.

Agora uma nova ação composta por desenvolvedores e consumidores foi aberta contra o Steam. A Valve chegou a entrar com um pedido para que o processo antitruste fosse novamente encerrado, mas o juiz acabou negando a petição, dando continuidade ao processo.

Leia Também:

  1. Achei que não tinha escolha, disse o CEO da Wolfire sobre o processo antitruste da Valve
  2. Juiz rejeita acusação contra a Valve sobre monopólio no mercado do PC Gaming

O processo alega que a Valve aproveita-se de seu monopólio na plataforma para ameaçar e atacar desenvolvedoras que vendem seus jogos por um preço menor em outras plataformas, o que leva a um aumento no preços dos jogos em toda a indústria

A Valve estaria aplicando esse regime por meio de uma combinação de regras escritas e não escritas, fazendo com que suas condições de preço fossem aplicadas até mesmo em jogos que não estariam disponíveis no Steam.

De acordo com o juiz John C. Coughenour, essas "afirmações são suficientes para alegar plausivelmente uma conduta ilegal", fazendo com que negasse o pedido da Valve de encerramento do processo.

Embora tenha negado a afirmação de que a loja e plataforma de jogos atuem em mercados diferentes, o juiz deu prosseguimento às outras alegações, em especial aos 30% cobrados pela Valve e a afirmação de que a empresa cobra preços elevados por estar em vantagem no mercado.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque