Achei que não tinha escolha, disse o CEO da Wolfire sobre o processo antitruste da Valve

"Achei que não tinha escolha", disse o CEO da Wolfire sobre o processo antitruste da Valve

"A maioria dos desenvolvedores tem pouca ou nenhuma escolha a não ser vender na Steam e fazer o que a Valve manda", argumentou David Rosen
#Games Publicado por Billy Butcher, em

A desenvolvedora Wolfire Games compartilhou mais detalhes sobre as razões por trás de seu processo contra a Valve Corporation.

Em uma postagem de blog publicada ontem, o fundador e CEO David Rosen disse que "sentia que não tinha escolha", pois "jogadores e desenvolvedores de jogos estão sendo prejudicados pela conduta da Valve".

Ele explicou que alguns dos elementos descritos no processo, como os requisitos de paridade de preços da Valve, vêm da própria experiência do estúdio. Com o Overgrowth, Rosen queria aproveitar as vantagens das novas lojas emergentes, e seu corte vantajoso em comparação com os 30% da Valve, e vender o título por um preço mais baixo nessas plataformas.

No entanto, ao consultar a Valve sobre isso, a empresa avisou que removeria Overgrowth da Steam se Rosen oferecesse o jogo por um preço mais barato em outra loja, ou mesmo em seu próprio site sem as keys da Steam ou DRM da Steam.

"Isso tornaria impossível para mim, ou para qualquer desenvolvedor de jogos, determinar se a Steam está ou não recebendo sua comissão", explicou Rosen.

“Eu acredito que outros desenvolvedores que cobraram preços mais baixos em outras lojas foram contatados pela Valve, dizendo a eles que seus jogos serão removidos da Steam se eles não aumentarem seus preços nas lojas concorrentes."

"Enquanto conversavam com outros desenvolvedores sobre os problemas que estavam tendo com a Steam, eles se referiam a isso como um 'monopólio' e diziam que não havia nada que pudéssemos fazer."

"Eu me perguntei se alguém realmente verificou se a Valve está obedecendo às leis antitruste? Então, consultei especialistas jurídicos, o que acabou culminando na denúncia."

A posição dominante da Steam também significa que a maior parte da receita dos desenvolvedores de PC vem da plataforma, continuou Rosen, o que significa que os estúdios têm "pouca, mas nenhuma escolha a não ser vender na Steam e fazer o que a Valve manda".

Não fazer isso representaria um "risco inaceitável" para eles, argumentou Rosen.

"Acredito que as empresas são livres para fazer o que quiserem dentro da lei. No entanto, quando uma empresa atinge um certo nível de poder sobre todo o mercado, as leis antitruste proíbem essas empresas de distorcer a concorrência."

"Acredito que a Valve está tirando os jogadores "liberdade de escolher quanto a mais estão dispostos a pagar para usar sua plataforma. Acredito que eles estão tirando a liberdade das lojas concorrentes de competir, tirando proveito de suas taxas de comissão mais baixas. Acredito que eles estão tirando a liberdade dos desenvolvedores de usar diferentes modelos de precificação."

"Em minha opinião, isso é parte do motivo pelo qual todas as lojas concorrentes falharam. Este processo insiste que a Valve pare de interferir nos preços de outras lojas e permita que jogadores e desenvolvedores tomem suas próprias decisões. É por isso que entrei no processo."

A Wolfire Games abriu um processo antitruste contra a Valve em 27 de abril, denunciando as práticas anticompetitivas da empresa controladora da Steam.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque