Xbox dificilmente conseguirá comprar estúdios Japoneses, afirma analista

Xbox dificilmente conseguirá comprar estúdios Japoneses, afirma analista

Enquanto isso, Sony não teria as mesmas restrições.
#Games Publicado por Vinicius, em

A Microsoft tem buscado fortalecer cada vez mais sua marca nos jogos através de grandes aquisições. Entre as grandes compras da empresa tivemos a Zenimax Media ano passado e mais recentemente a Activision Blizzard.

Algo que vem sendo muito comentado é a possibilidade da Microsoft adquirir uma empresa Japonesa para fortalecer seu catálogo no país. No entanto, isso pode acabar sendo uma tarefa difícil para a gigante americana.

Leia Também:

  1. Activision Blizzard faturou um recorde de US$ 5,1 bilhões apenas com micro transações em 2021
  2. Confira as 18 maiores aquisições dentro da indústria dos vídeo games

A informação veio do analista Serkan Toto, CEO da Kantan Games, uma empresa com base em Tóquio focada em fornecer dados para a indústria de jogos. De acordo com ele, a Microsoft conseguir adquirir uma grande editora japonesa seria uma notícia grande, ainda maior do que a aquisição da Activision Blizzard.

Serkan afirma que por vários motivos, especialmente fatores culturais, a Microsoft teria muita dificuldade em adquirir empresas japonesas como SEGA e Square Enix. Para ele, tal tentativa de aquisição seria uma "missão suicida" graças ao sistema Keiretsu.

O sistema Keiretsu serve para proteger empresas Japonesas, onde vários membros de diferentes indústrias possuem pequenas ações das empresas uns dos outros. Uma tentativa de aquisição da Microsoft faria todos os outros saírem.

Nada pode ser descartado nos dias de hoje. Mas, de certa forma, a Microsoft assumindo uma grande editora japonesa seria uma notícia ainda maior do que o acordo com a Activision. Até agora, nenhuma empresa estrangeira de jogos conseguiu adquirir um estúdio japonês – e posso garantir que houve tentativas, tanto de jogadores ocidentais quanto asiáticos.

Embora a Microsoft pareça estar limitada dentro do território nipônico, as mesmas restrições em aquisições parecem não se aplicar à Sony. Serkan diz até mesmo acreditar que veremos a Sony tentando alguma aquisição em sua terra natal.

É claro que a Sony tem a vantagem de jogar em casa e alguns dos desafios que surgiriam para a Microsoft não se aplicariam à Sony. Não precisa ser uma das grandes editoras, mas acredito que a Sony está pelo menos pensando em fazer uma mudança no Japão em breve.

Se a Sony realmente possui planos para se fortalecer no Japão, teremos que esperar para ver. Se esse for o caso, fica a duvida da motivação da Sony em ter fechado a SIE Sony Japan no ano passado.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque