9 melhores visual novels do Steam

9 melhores visual novels do Steam

Confira nossa seleção de jogos do gênero.
#Games Publicado por Vinicius, em

Visual Novel já foi um gênero de jogo mais focado em um nicho específico, mas isso tem aos poucos mudado. O gênero tem se espalhado mais entre os jogadores, se tornando mais difundido, em especial graças ao Steam.

A plataforma da Valve já conta com uma vasta biblioteca de Visual Novels disponíveis para download, nesse gênero que possui diversos títulos excelentes, com histórias complexas e narrativas profundas.

Pensando nisso, decidimos montar essa lista com 9 ótimas opções de Visual Novels que se encontram disponíveis para serem jogadas através do Steam.

Leia Também:

  1. É Natal! Confira 8 jogos com espírito natalino para você aproveitar nesse dia
  2. Os 5 Melhores Navegadores de Internet para usar no seu PC

Steins;Gate

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82NS9tZWxob3Jlcy12aXN1YWwtbm92ZWxzLXN0ZWFtLTA2NDk0NC53ZWJw

Um dos nomes mais conhecidos entre os fãs de visual novels, Steins;Gate foi um grande fenômeno, recebendo diversas adaptações para outras mídias, com um anime que também foi muito bem recebido.

O jogo acompanha a história de Rintaro Okabe, um autodenominado cientista louco. Junto com seus amigos, ele acaba sem querer transformando um micro-ondas em uma máquina do tempo. Isso acaba desencadeando uma enorme conspiração, colocando a vida deles em risco.

O jogador pode alterar o presente ao enviar mensagens para o passado, funcionando como escolhas dentro jogo, alterando assim o seu final. Apesar de seu começo mais lento, quando a trama começa a se desenrolar, Steins;Gate traz uma história emocionante e tensa.

Steins;Gate possui duas versões disponíveis no Steam, Steins;Gate e Steins;Gate Elite, ambas contando a mesma história. Enquanto a versão básica segue um estilo padrão de visual novel, com personagens estáticos, a versão Elite utiliza as cenas do anime, criando uma visual novel animada.

Além de Steins;Gate 0, uma sequência do jogo original, Steins;Gate faz parte de uma série conhecida como Science Adventure, a qual conta com diversas outras visual novels, como Chaos;Head, Robotics;Notes e Chaos;Child, todos se passando no mesmo universo com ligações.

Danganronpa

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82NS9tZWxob3Jlcy12aXN1YWwtbm92ZWxzLXN0ZWFtLTA2NDk0NS53ZWJw

Uma das séries mais insanas que você provavelmente encontrará, Danganronpa não tem medo de exagerar em nenhum dos seus aspectos, o que torna ele um jogo extremamente autêntico.

A história gira em torno de um grupo de estudantes conhecidos como os Ultimates, jovens que são os melhores do mundo em certas áreas, seja como jogador de baseball, detetive ou até mesmo vidente.

Um grupo desses jovens especiais são presos dentro de uma escola, onde são obrigados a participar de um jogo mortal. Somente um poderá sair vivo do local, mas tem um porém, você tem que matar os outros alunos sem ser pego.

Danganronpa também é um excelente visual novel para quem está entrando no gênero, já que oferece uma boa parcela de gameplay. Além da leitura, o jogo traz momentos de investigação, onde é preciso reunir pistas e interrogar os outros alunos, e partes de julgamento, onde você precisa apontar o culpado.

A série é conhecida por toda sua loucura, trazendo diversas reviravoltas completamente inesperadas, surpreendendo os jogadores a todo momento. Seus personagens também são extremamente únicos, com personalidades únicas.

A série consiste de três jogos principais, além de um spin-off. No entanto, a história dos personagens dos dois primeiros jogos é encerrada através de um anime.

Zero Escape: The Nonary Games

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82NS9tZWxob3Jlcy12aXN1YWwtbm92ZWxzLXN0ZWFtLTA2NDk0Ni53ZWJw

Para aqueles que procuram uma visual novel que traga uma dose maior de violência combinado com uma história mais complexa, a trilogia Zero Escape: The Nonary Games é a escolha ideal.

Em todos os jogos da série um grupo de personagens são sempre colocados para participar de um jogo da morte por uma pessoa misteriosa, onde precisam achar uma forma de escapar sem que acabem morrendo no processo.

A forma que esses jogos da morte se desenrolam é através de clássicos "escape the room", onde os jogadores precisam encontrar todas as pistas e resolver diversos quebra-cabeças dentro do cenário para poder escapar da sala.

Essas partes de gameplay trazem desde quebra-cabeças simples até obstáculos que farão você ter que parar para pensar. Além de divertidos de tentar achar a solução, eles ajudam a quebrar um pouco o ritmo de leitura para não sobrecarregar o jogador.

Todos os jogos da trilogia Zero Escape possuem vários mistérios com reviravoltas mirabolantes, além de um elenco de personagem onde todos escondem segredos complexos.

Doki Doki Literature Club!

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82NS9tZWxob3Jlcy12aXN1YWwtbm92ZWxzLXN0ZWFtLTA2NDk0Ny53ZWJw

Doki Doki Literature Club foi uma visual novel que ganhou bastante popularidade nos últimos anos, fazendo muito sucesso entre os jogadores, até mesmo entre aqueles não acostumados com esse estilo de jogo.

Seu estilo visual mais fofo pode acabar enganando os jogadores a acreditarem que se trata de uma visual novel comum de romance, mas Doki Doki Literature Club é muito mais do que isso.

Descrever a experiência de Doki Doki Literature Club sem dar spoiler é uma tarefa difícil, mas podemos garantir que é algo muito mais profundo e até mesmo sombrio do que aparenta ser à primeira vista.

Doki Doki Literature Club sabe fazer bom uso do meio em que se encontra como uma experiência que só é possível existir nos jogos, sendo impossível de se replicar em outros formatos de mídia.

O jogo recentemente ganhou uma versão aprimorada com mais conteúdo, além de também ter chego aos consoles, sendo uma ótima hora para dar uma chance.

Higurashi: When They Cry

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82NS9tZWxob3Jlcy12aXN1YWwtbm92ZWxzLXN0ZWFtLTA2NDk0OC53ZWJw

Assim como o título anterior, Higurashi: When They Cry é uma visual novel que pode enganar pelo seus visuais. Apesar da arte e personagens mais fofos, esse é sem dúvidas o jogo mais violento da lista.

Começando como uma história simples em uma aldeia isolada, os jovens vivem uma vida tranquila e sem nada fora do comum. No entanto, algo terrível e sangrento acaba ocorrendo, não uma, mas diversas vezes, graças a um grande segredo da vila.

O jogo é dividido em dois arcos, Perguntas e Respostas, com quatro capítulos cada. Conforme você avança pelo arco das Perguntas, mais dúvidas vão surgindo conforme novos mistérios são apresentados.

Ao finalmente entrar no arco das Respostas, o jogo aos poucos vai revelando o segredo por trás de tudo, ligando cada um dos acontecimentos de forma que faça sentido para o jogador.

Higurashi: When They Cry é uma história extremamente intrigante, com mistérios que fazem o jogador se questionar a todo segundo o que está acontecendo.

Clannad

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82NS9tZWxob3Jlcy12aXN1YWwtbm92ZWxzLXN0ZWFtLTA2NDk0OS53ZWJw

Uma visual novel para aqueles que procuram algo mais simples, Clannad é uma história de romance que com certeza irá conseguir emocionar qualquer jogador que acabar dando uma chance para a série.

A história acompanha o protagonista Okazaki Tomoya, o qual passa por diversos problemas pessoais em sua vida, o que o deixa sem rumo para seguir. Um dia ele conhece uma garota chamada Furukawa Nagisa, a qual dará um novo sentido a à vida de Tomoya.

Clannad também traz uma grande quantidade de conteúdo, com mais de 10 rotas para você seguir para cada uma das garotas principais disponíveis no jogo, isso irá garantir dezenas de horas de jogo e um enorme fator replay.

A arte um tanto quanto diferente e mais antiga pode acabar causando estranhamento para alguns, mas ainda assim essa é uma experiência que vale a pena dar uma chance, com uma história bela e emocionante.

Ace Attorney

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82NS9tZWxob3Jlcy12aXN1YWwtbm92ZWxzLXN0ZWFtLTA2NDk1MC53ZWJw

Ace Attorney já é uma série antiga e de longa duração, ganhando uma grande base de fãs graças ao seu tom bem humorado e personagens carismáticos. A série possui uma proposta diferenciada, colocando os jogadores no papel de um advogado de defesa.

No papel do advogado Phoenix Wright, antes de cada caso você precisará investigar diversos cenários atrás de pistas e interrogar possíveis suspeitos ou testemunhas. Quando chega a hora do julgamento, você precisa usar tudo que descobriu para provar que seu cliente é inocente e apontar o verdadeiro culpado.

Ace Attorney consegue se destacar por um elenco de personagem bem peculiar, cada um com uma personalidade única. Seus casos também são muito divertidos, sempre trazendo momentos inesperados e resoluções totalmente surpreendentes.

Essa é uma visual novel mais leve, mas ainda com uma história e personagens bem complexos, sendo ideal tanto para experientes no gênero quanto para aqueles que estão começando agora.

AI: The Somnium Files

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82NS9tZWxob3Jlcy12aXN1YWwtbm92ZWxzLXN0ZWFtLTA2NDk1MS53ZWJw

Uma outra visual novel de Kotaro Uchikoshi, o criador de Zero Escape, AI: The Somnium Files é um título mais recente, tendo sido lançado em 2019. Ao contrário da maioria dos jogos dessa lista, esse título conta com personagens 3D ao invés do padrão de modelos 2D desenhados à mão.

O jogo acompanha a história de Date, um detetive de uma agência especial que está atrás de um famoso serial killer. Graças a uma tecnologia inovadora, Date tem a capacidade de entrar na mente das outras pessoas e investigar suas memórias.

O gameplay de AI: The Somnium Files é básico, contando com partes de investigação no estilo point and click, onde é preciso explorar o cenário atrás de pistas. Já a outra parte do jogo se passa dentro da mente dos NPCs, onde você terá que resolver quebra-cabeças para liberar as memórias dos alvos.

Como já é costume com o diretor Kotaro Uchikoshi, assim como aconteceu em Zero Escape, AI: The Somnium Files aposta em várias reviravoltas surpreendentes, apresentando vários elementos que de começo não fazem sentido, mas vão se encaixando conforme a história vai se desenrolando.

Umineko: When They Cry

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82NS9tZWxob3Jlcy12aXN1YWwtbm92ZWxzLXN0ZWFtLTA2NDk1Mi53ZWJw

Outro título da franquia When They Cry, Umineko deixa um pouco de lado o terror presente em Higurashi e apresenta dessa vez um mistério de assassinato que precisa ser desvendado.

A história gira em torno de uma reunião anual da família Urshiromiya em uma ilha isolada. Quando diversos assassinatos misteriosos ocorrem, o sobrevivente Battler Ushiromiya deve revelar a verdade por trás desse crime aparentemente impossível de se resolver

Assim como em Higurashi, Umineko faz uso do mesmo estilo de dois arcos, o primeiro focado em apresentar todas as dúvidas e o segundo trazendo todas as respostas que os jogadores buscam.

Como todo bom mistério que se preze, Umineko possui revelações surpreendentes, com reviravoltas totalmente inesperadas. Embora não seja necessário jogar Higuhashi antes, pode ser benéfico.

Umineko traz algumas referências ao jogo anterior e ter esse conhecimento por trazer uma experiência mais completa, embora não seja obrigatório para entender a história.

E você, conhece alguma outra Visual Novel que deixamos de fora da lista, mas que merece ser mencionada? Não esqueça de deixar o nome na seção de comentários abaixo.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque