Análise: Controle ÍPEGA PG-9076 ( Multiplataforma, Modelo 2021 )

Análise: Controle ÍPEGA PG-9076 ( Multiplataforma, Modelo 2021 )

Controle custo beneficio, indicado para aqueles que a procura de algo bom sem gastar muito.
#Análises Publicado por CODORÇO, em

Fala pessoal, hoje estou trazendo aqui para vocês a análise completa do controle ÍPEGA 9076. Ótimo para aqueles que estão a procura de algo bom e barato para jogar tanto no celular quanto no PC ou em Consoles a qualquer hora.

O ÍPEGA 9076 é atualmente um dos controle multiplataforma mais custo beneficio do mercado brasileiro, ele possui suporte ao PC, PS3, Nintendo Switch, Android e IOS, podendo substituir qualquer controle dessas plataformas. Pelo menos é isso que se diz na caixa, na prática isso pode ser um pouco diferente.

Aparência

O controle tem o estilo de pegada idêntica ao Dualshock 4 da Sony com o mesmo tamanho porém um pouco mais leve pois não possuem os motores de vibração. E botões de ações e gatilhos levam o padrão da Microsoft Y, X, A, B.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/63/ipega-9076-062151.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/63/ipega-9076-062152.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/63/ipega-9076-062157.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/63/ipega-9076-062156.webp

Ao centro do controle temos um suporte para celular, esse compartimento suporta telefones de até 9 centímetros de largura. Levantando o suporte para cima podemos ver o botão de ligar, um adaptador wireless 2.4G e também os LEDs indicadores de modo e carga.

E na parte da pegada do controle, onde ficam as palmas da mão, temos uma superfície emborrachada, que garante uma melhor firmeza para o jogador.

Na parte de trás do ÍPEGA 9076 temos um plástico rígido e um orifício pequeno com botão de reset que só pode ser apertado utilizando algum tipo de chave, clips de papel ou agulha.

Botões e gatilhos

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/63/ipega-9076-062159.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/63/ipega-9076-062160.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/63/ipega-9076-062161.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/63/ipega-9076-062162.webp

Os gatilhos do controle mesmo tendo o aperto gradual não funcionam em modo analógico. Conectei o controle no PC via Cabo, coloquei no modo Xbox, no modo PS3, via adaptador, direto via Bluetooth e mesmo assim, os gatilhos funcionam simplesmente como botão normal.

Vi diversos tutoriais que mostravam o gatilho funcionando no modo analógico, porém todos são do modelo 2019 do controle. Uma das coisas interessantes é que na caixa do controle diz que o mesmo possui tal característica. Acredito que o mau funcionamento dessa função esteja ligado a algum problema de software do controle.

Os analógicos são firmes e emborrachados com uma superfícies levemente texturizada. Seu funcionamento se mostrou razoavelmente bom, porém notei que o mesmo não tem a mesma eficiência de um analógico de alto padrão. Às vezes sua precisão deixa a desejar. Porém é algo que acredito que somente quem joga FPS competitivo vai notar.

Os botões de seta possuem um centro pequeno com uma saliência côncava no meio, eles tem um aperto suave porém as bordas não são muito arredondadas, oque pode causar um incômodo para os jogadores de jogos de luta. Tanto os botões de seta quando os de ação possuem membranas para suavizar o aperto.

Os botões de ação Y, X, A, B são macios e fazem pouco barulho na hora de apertar, eles não ficam balançando muito e parecem ser de um bom material, são feitos para não se apagarem com o uso.

Bateria

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy82My9pcGVnYS05MDc2LTA2MjE2NC53ZWJw

Segundo a ÍPEGA o PG-9076 possui uma bateria de 500mAh, que segura uma autonomia de 15 horas de uso contínuo e leva 3 horas para carregar totalmente.

Após deixar carregando até atingir a carga completa comecei a efetuar alguns testes. No primeiro dia joguei por 4 horas seguidas, depois joguei uma faixa de 2 horas por dia durante 5 dias, e por fim o controle desligou. Durando um total de 14 horas.

O controle é super discreto, possui somente 4 LEDs, no qual apenas 1 ou 2 ficam acesos durante a jogatina, dependendo da função escolhida.

Aqui não temos motores de vibração, então essa desvantagem nos ajuda na duração da bateria. Provavelmente o motivo de vir sem motores de vibração é para garantir o baixo custo de fabricação para manter um preço bom de mercado, até porque no interior do controle temos os locais certinhos para tal motor, como também o chip tem local para soldá-los.

Então se você quiser pode comprar motores ou tirar de um controle antigo para instalar no ÍPEGA PG-9076. (Existe alguns tutoriais no Youtube ensinando)

O controle possui um LED indicador de carga, que é um fator muito importante feito para evitar surpresas durante o jogo. Para carregar o controle vem junto na caixa um cabo USB "Micro B" com um metro de comprimento, porém o mesmo não acompanha carregador, que no final acaba não fazendo tanta falta pois você consegue carregá-lo enquanto joga no PC.

O padrão do USB pode ser um problema, até porque é feito no modelo antigo "Micro B" impossibilitando assim de usar os mesmos cabos dos celulares atuais para carregá-lo. Infelizmente mesmo esse controle sendo uma revisão nova modelo 2021 ele não recebeu uma entrada nova Tipo C.

Funcionalidades

Por se tratar de um controle multiplataforma o ÍPEGA PG-9076 possui diversas funcionalidades diferentes.

De todas as plataformas, a única que não consegui testar foi no Nintendo Switch, e tenho minhas dúvidas se funcionaria nele, até porque não encontrei nenhum teste no Youtube desse controle funcionando no console da Nintendo.

IOS

No IOS o controle não teve jeito de funcionar, procurei em diversos em lugares algum jeito de como arrumar isso e vi que esse é um problema generalizado de software que quase todos controles da ÍPEGA possuem.

PC

No PC temos 3 formas diferentes para conectar o ÍPEGA PG-9076, sendo elas via cabo USB, Bluetooth ou adaptador 2,4G.

1° - Via Cabo USB:

Para conectar o controle no PC primeiro devemos escolher o modo de funcionamento, pois o mesmo consegue tanto emular um joystick de PS3 como um controle de Xbox 360.

Para escolher PS3 devemos conectar o cabo USB apertando ao mesmo tempo o botão R1, já para escolher o modo Xbox 360 devemos conectar apertando o botão Start.

O bom de conectar via cabo direto é que a resposta do controle fica instantânea. E por reconhecer como controle de Xbox 360 conseguimos que todos jogos funcionem de forma nativamente sem precisar mapear nenhum botão antes de jogar.

2° - Via Adaptador Wireless 2,4G:

Com o adaptador o controle funciona basicamente da mesma maneira do que com o cabo USB, primeiro você tem que conectar o adaptador no PC e depois emparelhar com o adaptador utilizando a combinação "L1+Home" no controle.

Para alternar entre o modo PS3 e Xbox 360 você precisa segurar os botões "Start+Select" por 3 segundos.

O delay desse modo também é imperceptível, não ficando devendo nada a nenhum outro controle.

3° - Via Bluetooth 5.0:

Para conectar pelo modo Bluetooth diretamente pelo controle devemos utilizar a função "X+Home". Porém não indico pra vocês que conectem via esse modo, pois além do controle ser reconhecido como um controle genérico, ele também perde algumas funcionalidades como o botão central de home.

Um dos principais problemas do controle ser reconhecido como controle genérico é a não compatibilidade do mesmo com muitos jogos atuais, claro que esse problema pode ser resolvido utilizando o "Big Picture" do Steam onde o mesmo consegue emular e configurar automaticamente qualquer controle. Porém isso não é tudo.

Conectando o controle via Bluetooth também tornasse perceptível o aumento de Delay da resposta final do controle. Isso chega a incomodar um pouco, ainda mais quando estamos jogando jogos via serviços de streaming, que naturalmente já possuem algum delay extra.

Android

No Android temos 2 modos de conectar o controle, o primeiro é o modo de mapeamento de tecla, e o segundo é o modo normal genérico.

Aqui no android foi onde eu senti realmente um grande delay ao jogar alguns jogos, sendo bem incômodo às vezes. Realmente isso me decepcionou bastante.

Porém isso parece ser um problema relacionado ao Android 11, parece que em modelos mais antigos do android esse problema não acontece. Muitas pessoas relataram o aumento do input lag do controle após a atualização de sistema operacional do celular para o android 11

PS3

No PS3 o controle funciona perfeitamente, basta conectar o adaptador wireless no console, emparelhar e começar a jogar.

Mapeamento de tecla

Além de ser Multiplataforma o ÍPEGA PG-9076 é compatível com o aplicativo "ShootingPlus V3", no qual te permite mapear todas as teclas do controle, fazendo assim que o mesmo tenha compatibilidade com TODOS jogos existente na plataforma Android. Mesmo sendo algo não nativo do jogo, o resultado final é muito bom.

Devo avisar a todos que pesquisem antes de jogar para ver se esta prática é aceitável caso você tente usar em um jogo multiplayer competitivo, para ativar esta função você precisa conectar o controle no celular utilizando a combinação "Android + Home". Após isso é só abrir o aplicativo e depois abrir o jogo.

Uma coisa muito legal é que você não precisa se preocupar em configurar nada pois o aplicativo conta com uma galeria de botões pré-configurados.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/63/ipega-9076-062186.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/63/ipega-9076-062187.webp

Caixa

Dentro da caixa além do controle também vieram um manual e um cabo USB tipo C de 1 metro de comprimento.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/63/ipega-9076-062188.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/63/ipega-9076-062189.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/63/ipega-9076-062190.webp

Considerações finais

Aqui deixo pra vocês alguns pontos positivos e negativos do controle.

Positivos:

  1. Mult-plataforma: Funciona no Android, PC, PS3 e Nintendo Switch
  2. Discreto: Possui um design minimalista em preto sem nada chamativo
  3. Aplicativo: Aplicativo próprio para mapear as teclas do controle no Android.
  4. Streaming: Possui compatibilidade com o Google Stadia, Xbox Cloud, Nvidia Geforce Now etc.
  5. Preço: Preço do controle é de 130 Reais, muito barato por ser Multiplataforma (15/11/21 Dólar a 5,46)

Negativo:

  1. Gatilhos: Os gatilhos não funcionam o modo analógico.
  2. Delay: Problema de delay conectando diretamente via Bluetooth
  3. Compatibilidade: Não funciona no IOS

O ÍPEGA PG-9076 é um controle que aparenta ter uma boa qualidade, ideal para as pessoas que procuram um joystick custo benefício e para aqueles jogadores casuais que não estão à procura de algo profissional para jogar.

Pelo preço ele entrega ótimas funcionalidades e não deixa a desejar. Porém certamente poderia ser melhor, pelo menos na parte de compatibilidade direta via Bluetooth que invés de conectar como um controle genérico poderia conectar como um controle de Xbox, assim pelo menos garantindo a compatibilidade se caso o usuário perdesse o adaptador wireless que vem junto a ele.

Outro ponto negativo é que a empresa ÍPEGA parece não prestar nenhum suporte para atualização de software, deixando o controle suscetíveis a falhas como o dos gatilhos que não estão funcionando no modo analógico e ao problema de delay no android 11.

Abraço a Todos!

Vídeo da análise

bnA0ZDVJSk9BME0=

Deixo aqui embaixo o link oficial do site da ÍPEGA junto com o link de compra de algumas lojas:

  1. Site Oficial: ÍPEGA
  2. Link para comprar: AliExpress
  3. Link para comprar: Amazon

Outras Análises de controles:

  1. Controle T4 MINI GAMESIR
  2. F8 PRO Snowgon Grip Mobile GAMESIR
  3. Controle G4 PRO GAMESIR
  4. Controle X2 Bluetooth
CODORÇO
CODORÇO #codorco

😱 Não clique aqui: Não clique

TwitterInstagramBlog

Contato - [email protected]

Equipe do Site, Rio Grande do Sul - Gravataí
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,