A evolução das Placas de Vídeo: De acessórios a Itens de desejo

A evolução das Placas de Vídeo: De acessórios a Itens de desejo

A evolução das Placas de Vídeo: De acessórios a Itens de desejo
#Artigos Publicado por CODORÇO, em

Você sabe o que é uma placa de vídeo? Como ela surgiu? Não? Pois bem, hoje vamos adentrar no mundos dos processadores gráficos, junto com seu proposito e toda a sua historia!

A placa de vídeo é um dos principais componentes de qualquer PC Gamer, e quase sempre é um dos componentes mais caros do seu computador. Ela é responsável por administrar e controlar todas funções, vídeo e imagem exibida na tela de seu computador. É nos games é responsável por gerar e renderizar gráficos tanto 2D quanto 3D.

A placa de vídeo pode ser usada também de forma a auxiliar alguns programas, normalmente como "aceleração por hardware", para software de edição de vídeo e foto. A potência da placa de vídeo é o principal fator que detergirá quais jogos iram rodar e como vai ser a performance deles enquanto estiverem em execução. Essa representação prática de performance geralmente é representada como taxa de quadros FPS. Quanto mais alta as taxas no jogo executado, mais fluido ele será.

Geralmente para um jogo estar em perfeito funcionamento ele precisa ficar acima dos 30 FPS (quadros por segundo). Que nada mais é que 30 imagens renderizadas dentro de 1 segundo. Consecutivamente quando mais "pesado" for o jogo, exemplo da sua complexidade em termos de recursos gráficos oferecidos, mais eficiente e potente terá que ser sua placa de vídeo, ou ela não conseguirá entregar a performance desejada na hora de jogar.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC8wNTcyOTUud2VicA==

Bom, agora que já sabemos pra que ela serve, também seria interessante saber sua historia, tipos, marcas e tecnologias, né? Bem isso não será fácil, e muito menos curto, então para facilitar Iremos separa esse artigo por partes, assim ficará mais fácil de se organizar durante a leitura.

Primeiro vamos começar com a história das placas de vídeo, depois vamos ver quais são as mais famosas fabricantes e modelos ja fabricados, abordando juntamente algumas tecnologias. Por fim abordaremos alguns outros usos diversos em que as placas de vídeo estão inseridas.

História

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC9pYm0tcGMtMDU3Mjk2LndlYnA=

A IBM criou primeiro a placa de vídeo em 1961, um substituto para cartões impressos, utilizados pelos grandes computadores na época. A primeira placa de vídeo foi incluída no modelo IBM PC, um dos computadores pessoais mais importantes da história.

MDA: Adaptadores Monocromático (O nome dado as primeiras placas de vídeo )

Elas só eram capazes de funcionar quando o computador estava em modo texto. Estes cartões tinha 4KB de memória e a única cor disponível para a tela era a verde. Mais tarde, na década de 80 também foi dado suporte a cor vermelho, porem o cartão só exibia vermelho ou verde, não os dois juntos.

VGAs ( Video Graphics Adapter )

O VGA tornou-se a placa de vídeo de próxima geração. Agora elas podiam também exibir varias cores com uma resolução bem melhor melhor. Foi nessa epóca que muitas empresas, como Cirrus Logic e ATI começaram a fabricar suas placas de vídeo. Logo depois veio Super VGA ( SVGA ), que ostentava uma gama de 256 cores e contando com até 2 MB de memória. Este modelo reinou durante a década de 90, até que a próxima geração de placas de vídeo chegou.

3D

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC8wNTcyOTgud2VicA==

A S3 Trio foi considerada por muitos como a primeira placa de vídeo, ela fez muito sucesso na década de 90, e, até então, era focada em otimizar somente os gráficos 2D.

Criadas em meados de 1995, as placas de vídeo 2D e 3D tiveram a capacidade de entregar gráficos multi-dimensionais, agora o mundo era apenas pixels e textos.

A S3 ViRGE foi a placa de vídeo dominante por um bom tempo. Contando com 4 MB de memória onboard e com uma frequência de memória de até 66 MHz.

Logo depois, ainda em 1995, aparece no mercado a NV1 modelo lançado pela Nvidia, Usando processamento gráfico 2D/3D, baseada em superfícies quadrangulares.

Nessa fase da evolução 3D, a concorrência superou a NVIDIA, pois mesmo tendo um desempenho bom, a NV1 e os seus polígonos quadrangulares custavam caro.

A ATI não ficou para trás, lançado a linha Rage, mas primeira linha da série Rage não foi muito promissora. Porem sua sucessora Rage II com 8 MB de memória SDRAM, 64-bit e 60 MHz de clock se destacou logo depois.

Em 1996, a 3DFX com sua linha Voodoo 1 chegou para liderar o páreo do processamento gráfico com um desempenho 3D espetacular. Em contrapartida, a placa não apresentava nenhuma funcionalidade 2D, o que exigia que o consumidor comprasse mais de uma placa caso optasse pela Voodoo 1. Voodoo éra o nome do chip gráfico mais poderoso na época.

O reinado da 3dfx Interactive durou um bom tempo, no entanto, no final do ano 2000 ela sofreu uma grande baixa na indústria dos PCs, chegando a declarar falência e foi comprada pela rival NVIDIA.

Então nos anos 2000 a Nvidia tornou-se a fabricante dominante no mercado de placa de vídeo. Trazendo para o mercado varias ideias inovadoras.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC92Z2FzLTA1NzI5OS53ZWJw

Claro que existe muito mais historia para se contar desta época, além de diversa outras fabricantes que entraram no ramo dos processadores gráficos, porem vamos focar agora nas fabricantes atuais que lideram atualmente o ramo das placas de vídeo - AMDe NVIDIA.

Porem antes de tudo devemos saber quais tipos de placas de vídeo existem na atualidade.

Tipos de Placa de Vídeo

Integradas à placa-mãe (On-Board)

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC9vbmJvcmQtMDU3OTA5LndlYnA=

Em computadores mais antigos, as placas de vídeo estão incorporadas na placa-mãe, e são denominadas de on-board. Por não possuírem memória dedicada, utilizam a memória RAM do sistema.

Vale lembrar que a memoria RAM de sistema é geralmente mais lenta do que as utilizadas pelos fabricantes de placas de vídeo, e devido a isso, as placas de video onboard são apenas um "quebra-galho".

APU (Unidade de processamento acelerado)

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC9vbmJvcmQtMDU3OTA4LndlYnA=

Em 2011 AMD lançou o conceito "APU", que além de ter um hardware gráfico um pouco mais poderoso, também têm uma diferença que é fundamental para a categoria, a arquitetura HSA.

Sem entrar em detalhes técnicos, o conceito de HSA faz com que todos os processadores e coprocessadores funcionem se ajudando. Um programa não precisa ser otimizado para rodar na CPU ou GPU. A própria arquitetura fica a cargo disso. Se uma aplicação rodará melhor na CPU, essa tarefa será atribuída a ela, mas se for na GPU, rodará nela.

Com o HSA, a própria máquina fará a escolha de qual recurso disponível (CPU ou GPU) será capaz de lidar melhor com determinada tarefa. Então, a diferença entre uma APU e uma CPU com iGPU é que, em uma APU, os núcleos da (CPU) compartilham dados diretamente com os núcleos da (iGPU).

Em resumo, uma APU possui uma arquitetura HSA e simplifica o número de etapas que devem ser seguidas para concluir qualquer instrução.

Hoje em dia escolher uma um processador Ryzen com APU pode ser uma excelente escolha caso você esteja com um orçamento apertado. Um ótimo custo beneficio pode ser processadores que contem o Vega 11, pois com ele você conseguirá rodar diversos jogos no médio/low acima dos 30 FPS sem a necessidade de uma placa dedicada.

Abaixo deixo um vídeo mostrando a performance da Vega 11 em diversos jogos.

TE1hazNzOXVFS2M=

Avulsas (Off-Board)

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC9vZmZib3JkLTA1NzMwMS53ZWJw

Em computadores gamers a placa de vídeo é conectada a um slot na placa-mãe, e é conhecida como placa off-board. Ela nada mais é que um processador dedicado capaz de gerar imagens e efeitos visuais, diminuindo o trabalho da CPU e gerando um resultado final melhor e mais rápido.

As placas off-board 3D também possuem sua própria unidade de memória de vídeo, que é chamado de VRAM, elas chegam a ser 2 a 3x mais rápidas que as memorias normais do PC. Então, basicamente juntando essa GPU dedicada com a alta rapidez de memoria, que as placas de vídeo entregam esse ganho de performance adicional aos jogos.

Não sabe oque significa alguma dessas tecnologias citadas acima? fique calmo que iremos explicar.

O que significa GPU, Clock, VRAM, GDDR, Teraflop?

  1. GPU: A placa de vídeo é chamada de GPU. O nome vem do inglês, e significa "Graphics Processing Unit", ou unidade de processamento de gráficos em português.
  2. Clock - É a velocidade, de processamento da GPU. Ele costuma ser medido em MHz (Megahertz).
  3. VRAM - Video RAM, é que memória RAM da placa de vídeo.
  4. GDDR - Assim como memorias de PC possuem diferentes gerações de RAM, como DDR3 e DDR4, a memória das placas de vídeo também tem, porem com um G de "Graphic" na frente. Essa memórias são mais rápidas e voltadas especificamente para exibir gráficos.
  5. Teraflop - O Teraflop é uma medida especificamente de desempenho, ele calcula a capacidade bruta de uma unidade de processamento calcular 1 trilhão de operações de ponto flutuante. Quanto mais Teraflops uma placa for capaz de processar, mais potente ela é.
Marcas fabricantes - Nvidia, AMD, Intel

Atualmente, há duas empresas que dominam o mercado de placas de vídeo: NVIDIA e AMD. Suas linhas principais são a Nvidia GeForce e a AMD Radeon.

Essas placas são, em geral, voltadas para games, porém usuários que utilizam aplicativos pesados no computador também se beneficiam de seu uso.

Nvidia

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC9udmlkaWEtMDU3MzAyLndlYnA=

Nvidia é uma empresa multinacional de tecnologia que projeta placas de video para os mercados de jogos e profissionais, bem como o sistema em unidades de chip para o mercado de computação móvel e automotivo.

Sua linha principal de produtos GPU, denominada "GeForce". A Nvidia tambem expandiu sua presença na indústria de jogos com seus portáteis Shield Portable, Shield Tablet e Shield Android TV.

Geramente nas placas da Nvidia a potência delas pode ser reconhecida pela sua numeração. Os dois primeiros números determinam a geração. Então quanto maior o número, mais recente a placa.

Exemplo: Uma GeForce 2080 é mais nova que uma GeForce 1080, a qual por sua vez é mais nova que uma GeForce 980.

Ferramentas e Tecnologias:

DLSS: O Deep Learning Super Sampling (DLSS)

É a nova tecnologia que usa o poder do deep learning e da inteligência artificial para treinar a placa de vídeo para renderizar imagens nítidas, enquanto oferece um desempenho até 2x mais rápido que as placas de vídeo da geração anterior usando técnicas convencionais de suavização.

A ideia já havia sido utilizada na DLSS 1.0 e não funcionou muito bem, porém encontrou seu caminho com o DLSS 2.0.

Nvidia Broadcast

O Nvidia Broadcast foi projetado utilizando inteligência artificial, seu objetivo é melhorar transmissões ao vivo e chamadas de vídeo, tudo isso em tempo real. Ele também tem funções de remover o ruído de fundo de microfones, aplicar fundos virtuais sem a necessidade de uma tela verde chroma key.

O Nvidia Broadcast possui três recursos principais:

  1. Planos de fundo virtuais - O Nvidia Broadcast possui a capacidade de ajustar o plano de fundo de varias maneiras. Você pode escolher desfocar o fundo, ou adicionar fundos virtuais personalizados e até mesmo criar efeitos de chroma key sem uma tela verde.
  2. Remoção de ruído - Utiliza o RTX Voice incluso no Nvidia Broadcast, que usa da tecnologia IA para remover o ruído de fundo de seu microfone.
  3. Enquadramento automático - Utilizando inteligência artificial, o Nvidia Broadcast consegue rastrear seus movimentos, o que significa que ele o seguirá pela sala se você estiver se movendo dentro do campo de visão garantindo assim que você esteja sempre no centro da ação.

RTX Voice

O RTX Voice é um programa projetado para melhorar a qualidade da gravação de áudio em qualquer tipo de microfone. Ele utiliza inteligência artificial e processamento de GPU para remover todo o ruído ou barulho de fundo quando você estiver usando o microfone. Para usar o RTX Voice, é preciso ter uma placa de vídeo GeForce da linha RTX ou GPUs da série GeForce GTX 600 em diante.

Uma das coisas mais legais do RTX Voice é que o cancelamento de ruído pode ser aplicado não apenas no áudio criado pelo usuário, como ainda no áudio recebido por ele. O RTX Voice tem suporte oficial para diversos programas, incluindo OBS Studio, Streamlabs, XSplit Broadcaster, Discord, Skype, Zoom e Steam Chat.

ReShade - NVIDIA Freestyle

O ReShade é uma ferramenta que possibilita modificar quais quer parâmetros de imagem em tempo real, desde a iluminação ao tipo de filtro anti-aliasing. O resultado pode transformar completamente o jogo, tornando-os mais realistas.

Normalmente para fazer um ReShade precisaria ter que instala-lo manualmente em cada jogo. Porem a Nvidia simplificou esse processo de modo que você só precise instalar a biblioteca e aplicá-los pelo menu do GeForce Experience, se você quiser pode também fazer um filtro personalizado.

NVIDIA Canvas App

O NVIDIA Canvas App transforma rabiscos em imagens fotorrealistas de modo instantâneo. Os desenhos são criados em tempo real, conforme você vai desenhando a imagem a sua contraparente vai se transformando. A ideia disso é garantir que produtores visuais possam traçar esboços rapidamente, porém com qualidade suficiente para ser apresentado em um projeto.

Abaixo deixo um vídeo sobre a introdução dessa ferramenta.

OXVfMDgtLS1vRXc=

ATI Radeon AMD

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC8wNTczMDMud2VicA==

A marca foi lançada em 2000 pela ATI, que posteriormente foi adquirida pela AMD em 2006. Seguindo a mesma logica da Nvidia a AMD cria placas de vídeos focados para jogos.

Geralemente seus modelos mais novos tem os dois últimos números equivalem à potência dentro daquela geração. As que possuem "50" são modelos de entrada e a potência sobe em modelos 60, 70, 80 e 90. A Radeon RX 580 é superior à Radeon RX 570 .

Ferramentas e Tecnologias:

AMD FidelityFX Super Resolution

Assim como o DLSS da Nvidia o AMD FidelityFX Super Resolution usa tecnologias de aumento de escala de ponta para ajudar a impulsionar suas taxas de quadros e oferecer experiências de jogo​ de alta qualidade e alta resolução.

CAS

A Nitidez Adaptada ao Contraste (CAS) ajuda a aumentar a qualidade visual ativando a nitidez com aumento de escala opcional para restaurar detalhes perdidos depois da aplicação do TAA.[/list]

AMD Radeon ProRender

O AMD Radeon ProRender é um mecanismo de renderização avançado baseado em física que possibilita que profissionais criativos produzam imagens fotorrealistas incríveis.

Criado com a tecnologia Radeon Rays de alto desempenho da AMD, o mecanismo de rastreamento de raios dimensionável usa padrões abertos do setor para melhorar o desempenho de GPUs e CPUs para oferecer resultados rápidos e impressionantes.

c096WVRZSml0MFU=

Intel

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC9pbm50ZWwtMDU3MzA0LndlYnA=

Intel HD Graphics tras uma série de processadores gráficos integrados da Intel que são fabricados no mesmo chip que o processador, juntos formando uma unidade de processamento acelerado. Conhecida como placas de video onbord.

Geralemente as soluções anteriores gráficos Intel sao de uso mais domestico, dando somente funçoes basicas quando se trata de graficos portanto,eles são considerados como não sendo uma boa escolha para aplicações gráficas mais exigentes como jogos.

Lista de alguns processadores graficos:

  1. HD Graphics 2000: seis unidades de execução e de decodificação de vídeo offload
  2. HD Graphics 3000: 12 unidades de execução e de decodificação de vídeo de descarregamento
  3. HD 2500 Gráficos: 6 unidades de execução e de decodificação de vídeo de descarregamento
  4. HD Graphics 4000: 16 unidades de execução e de decodificação de vídeo de descarregamento
  5. HD Graphics: GT1, seis unidades de execução
  6. HD Graphics: 4200, 4400, 4600, P4600, P4700 GT2, unidades de execução 20
  7. HD 5000 Gráficos: GT3, 40 unidades de execução, o dobro do poder de HD4xxx desempenho para cargas de trabalho de computação limitados, 15W TDP SKUs
  8. Iris Gráficos 5100: Igual a HD 5000 Graphics, 28W TDP SKUs
  9. Iris Pro Gráficos 5200: GT3e, Igual ao anterior, mas com a adição de grande cache DRAM embutido para melhorar o desempenho de cargas de trabalho de largura de banda limitada

Iris Xe Placa de video

Revelada pela Intel há pouco tempo, a placa de vídeo dedicada Iris Xe vai ser a retomada da marca no cenário das placas de vídeo dedicadas. Porem não se anime muito, pois a placa vai ser direcionada somente a empresas OEM, ou seja, a fabricantes de computadores.

Até agora, os gráficos Xe, da Intel, estavam presentes principalmente em notebooks baseados na 11ª geração de chips Core (Tiger Lake). Já a DG1 teve, no máximo, algumas unidades liberadas para teste.

No lançamento oficial, a Intel trabalhará junto a fabricantes como Asus e Colorful que produzirão as placas DG1 para serem usadas pelas fabricantes de PCs.

As unidades deverão ser empregadas em desktops voltados ao segmento corporativo, não sendo focadas em games. A ideia é oferecer um pouco mais de desempenho gráfico nesses computadores de trabalho.

Uma coisa interrestante é que as Iris Xe DG1 não funcionará com chips AMD. As GPUs da AMD trabalham com processadores Intel, mas a DG1 não irão trabalhar com processadores AMD. De acordo com a Intel, a sua nova placa de vídeo foi desenvolvida para trabalhar com os chips Core de 9ª e 10ª geração, e com os chipsets B460, H410, B365 e H310C.

Instalação

Como instalar uma placa de vídeo Offbord no seu computador.

Caso você esteja querendo comprar uma placa de vídeo e não queira levar seu computador até um técnico para fazer a instalação, por motivos de transporte ou custo, não se preocupe, pois o processo de instalação de uma placa de vídeo é bastante simples.

Primeiro devemos nos atentar a ver se o computador possui suporte para tal upgrade, hoje em dia dificilmente voce vai encontrar placas mães que não tem suporte a VGA's.

Para verificar se o computador tem suporte a placas de vídeo off-bord podemos faze-lo de duas formas, uma abrindo o gabinete e verificando se existe uma entrada PCI Express na placa mãe ou a segunda entrando no site da fabricante da sua placa mãe junto com o modelo e pesquisar suas especificações, sempre nas especificações mostra se sua placa mãe tem suporte a PCI E.

Para saber o nome de sua placa basta abrir o executar do Windows e digitar "msinfo32". Na janela que abrir estará o nome de sua placa mãe escrito junto a lista de diversos componentes.

Em PCs desktops existem 3 tipos de slot nos quais a placa de vídeo pode ser conectada, Atualmente, os modelos mais avançados possuem mais de uma porta PCI-Express. Esta porta existe em modelos x1, x4, x8 e x16.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC8wNTczMDUud2VicA==

Em modelos mais antigos de placas mãe costumava haver um slot especificamente para a placa de vídeo, chamado AGP, porem não são utilizadas mais.

Para notebooks, não se costuma trocar a placa de vídeo, pois são computadores feitos sem espaço livre para novos componentes.

Abaixo deixarei um vídeo detalhado mostrando a parte da instalação.

eUY0YmJDYWpMdUE=

Com a placa de vídeo devidamente plugada no PC temos que finalizar a instalação. Agora iremos no Site da fabricante de sua VGA para baixar os drivers da mesma, baixado o drive correto e só instalar conforme um programa normal. Após isso reinicie seu PC e a instalação de sua placa de vídeo estará pronta.

Caso o PC não ligar não se preocupe, na internet existe inúmeros tutorias voltados especialmente para a instalação de placas de vídeo.

Qual modelo de placa de vídeo comprar ?

Talvez chegamos na parte mais difícil do artigo, qual modelo devo escolher dentre tantas opções? Sé você esta com essa duvida não se preocupe iremos ajudar.

Primeiro Estabeleça um orçamento

A placa de vídeo é basicamente um dos componentes mais caros na hora de montar um PC. Na hora de escolher a placa de vídeo, devemos nos atentar em qual o modelo será mais custo beneficio para nos. Se você quiser jogar em 4K certamente terá que desembolsar uma boa grana, mas se você estiver atrás de pura diversão sem querer se importar muito com os gráficos, certamente encontrará modelos mais baratos.

Caso você tenha pouca grana agora para comprar uma VGA novas da geração atual, procure placas da geração anteriores, talvez ela consiga suprir suas necessidades sem que você precise investir rios de dinheiro.

Mas se você já tiver o dinheiro guardado, ai indicamos investir em placas mais potentes, pois certamente elas iram durar muito tempo, e também você poderá aproveita-las por ate 2 ou 3 gerações.

Abaixo listarei todos os artigos criados pela Gamevicio sobre placas de vídeo. Aqui teremos listagens que iram te ajudar na hora de escolher a melhor placa de vídeo para você.

Mais artigos sobre placas de vídeo

  1. Placa de vídeo AMD: as 9 melhores opções
  2. As 5 melhores placas de vídeo da série GTX
  3. Conheça todos detalhes da Placa de vídeo GTX 1660
  4. Conheça as 8 Placa de vídeo mais baratas do momento com boa performance
  5. Conheça os detalhes da Placa de vídeo GTX 1050

O que considerar no momento da compra?

Em geral, diferentes marcas prometem entregar belos gráficos e performance eficiente com seus produtos. Mas nem sempre é assim que acontece.

Atualmente a Nvidia e AMD dominam o mercado de placas de vídeo ambas são excelentes fabricantes, e cada uma ostenta qualidades diferentes. Sempre quando uma fabricante lança alguma tecnologia nova a contra parte responde com tecnologia correspondente a altura. Bem na maioria das vezes.

Novas tecnologias

Ray Tracing

O Ray Tracing é uma nova forma de renderização de gráficos 3D, que até então não era utilizada nos jogos por limitações técnicas, porem agora ela se tornou um dos grandes diferenciais das placas de vídeo de nova geração.

Até a chegada do Ray Tracing, o metodo mais utilizado para se fazer reflexos e sombras era conhecida como “Rasterização”, que gerava gráficos que não passavam de projeções 2D em um ambiente 3D. Geralmente quando você e seu personagem 3D pasava por um lago, você via uma textura do próprio personagem aplicada ao lago para simular um reflexo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC9yYXl0cmFuY2ktMDU3OTExLndlYnA=

O Ray Tracing no mundo dos jogos chegou primeiramente através da NVIDIA, com sua série de placas de vídeo baseadas na arquitetura Turing, que chegam a oferecer um desempenho seis vezes maior que o de suas antecessoras, permitindo o alto processamento necessário à nova tecnologia.

Como o Ray Tracing foi adaptado dos cinemas para os jogos?

A técnica levou anos para chegar ao universo dos jogos, isso porque o processo da tecnologia demanda muito processamento para ser finalizado. Um exemplo de como a tecnologia é utilizada para produzir um filme, é que vários computadores são necessários em conjunto e, ainda assim, cada quadro leva horas para ser gerado. O filme, no entanto, depois de renderizado, está pronto e não precisa mais ser alterado em tempo real, ao contrário do video game, em que os quadros precisam ser renderizados e construídos enquanto cada usuário joga.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/58/057328.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/58/057327.webp;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/58/057326.webp

Condensar o trabalho de inúmeros computadores em apenas um e dar conta de processar essas renderizações em tempo real parecia impossível, mas como a tecnologia sempre esta em constante evolução, atualmente isso já se tornou uma tarefa bem mais facil.

A adaptação do Ray Tracing chegou aos games após vários anos de pesquisa e trabalho duro em engenharia de software, que resultaram no desenvolvimento de placas de vídeo baseadas em inteligência artificial. Essas placas de vídeo conseguem deduzir e entregar o resultado final da iluminação a partir de apenas um raio por pixel, de forma que a placa não precise processar bilhões de raios em tempo real.

E por final com a substituição da técnica de rasterização pelo Ray Tracing, o jogo se torna muito mais realista, pois agora cada objeto possui sua própria sombra e reflexos reais, tudo funcionando em conjunto com a onda emissora da luz, um exemplo são as cenas de de explosão, que ficarão muito mais reais, por serem exibidas com muito mais nuance.

O que o Ray Tracing mudara na experiência final de um jogo?

Uma das coisas que ficaram muito mais realista em um jogo é a exploração das diferentes perspectivas, deixando o resultado dos jogos com ray tracing visivelmente superiores.

Exemplo é que usando o Ray Tracing você agora tem a possibilidade de você descobrir que tem um monstro correndo atrás do seu personagem só pela sombra dele aparecendo num tronco de árvore à sua frente, sem que ele sequer tenha aparecido na tela, isso traz toda uma nova gama de experiências de jogabilidade ao jogador.

Compatibilidades da tecnologia

Toda nova tecnologia demora um tempo até se tornar comum e acessível para a maioria dos usuarios. Portanto, ainda são poucas as placas de vídeo e jogos que suportam o Ray Tracing.

Hoje em dia ja temos Ray Tracing tanto com placas de vídeo da Nvidia como da AMD Radeon, além é claro também nos novos consoles da nova geração, PS5 e Xbox X. E como essa tecnologia atualmente esta em constante evolução, cada vez mais jogos estão ganhando suporte a ela. Os mais famosos jogos até agora a ter suporte para tal tecnologia são:

  1. Quake II RTX
  2. Minecraft RTX
  3. Shadow of the Tomb Raider
  4. Battlefield V
  5. Metro Exodus
  6. Wolfenstein: Youngblood
  7. Control
  8. Call of Duty: Modern Warfare
  9. Ring of Elysium
  10. Doom Eternal
  11. Cyberpunk 2077
  12. Dying Light 2
  13. Watch Dogs: Legion
Abaixo temos um vídeo mostrando como de fato se comporta o Ray Tracing em um jogo.

SjN1ZTM1YWdvM1k=

Diversos usos para placas de vídeo

Mineração

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC9taW5lcmFjYW8tMDU3OTE1LndlYnA=

Pensou que o uso das placas de vídeo eram destinadas apenas aos jogos ? então pensou errado, hoje em dia além de jogar você ainda pode ganhar alguns troquinhos extras usando sua placa de vídeo em sistemas de mineração. Mas atenção, tal uso da placa pode ser muito prejudicial a mesma, pois a mineração requerer que você utilize 100% de sua placa em um longo período de tempo.

Geralmente quem trabalha minerando possui diversas placas grudadas em uma estação de mineração, destinando o uso delas somente a este serviço.

Testes independentes mostraram que chips gráficos depois de um mês de operação direta em mineradoras podem contar com até 0,83% menos performance que modelos novos idênticos. Isso porque elas trabalha 24 horas por dia 7 dias por semana direto a 100% de uso para tal trabalho. Então uma placa de vídeo usada em 1 ano direto para mineração perde equivalente a 10% de seu potencial comparada a um modelo novo idêntico.

Mas oque é criptomoedas?

As criptomoedas são como o nome já diz, moedas digitais, e essas moedas possuem valores estipulados pelo seu próprio mercado. Alem disso elas não são vinculadas a nenhum país ou governo.

Como as criptomoedas são emitidas?

Para responder a essa pergunta, primeiro é necessário entender o processo de certificação destas criptomoedas.

Na base da criptomoeda, existe um registro unificado sobre todas as transações feitas, esse registro é conhecido como blockchain. O blockchain reúne diversas informações para atestar as operações e impedir possíveis fraudes com as criptomoedas.

Quando ocorre uma transação com criptomoeda, ela é certificada no blockchain. Essa validação de informação precisa de processamento para ser feita. E esse processamento então é feito através de placas de vídeo.

Milhares de pessoas cedem o processamento de seus equipamentos para auxiliar na certificaçao destes dados no mundo. E em contraparte, recebem uma pequena quantia de criptomoeda. Esse é o processo é conhecido como mineração.

Explicando assim fica simples e fácil de se entender ne? Porem tem muito mais detalhes por trás desse procedimento.

Agora também entendemos o porquê do aumento dos preços das placas de vídeo. Com a maior demanda por esses itens de hardware e a menor oferta por causa da escassez dos produtos no mercado devido as paradas de produção consequente do Covid, o preço das geral das Placas de video tendem aumentar. Claro que não podemos culpar 100% os mineradores por essa inflação, muitas empresas de componentes ficaram diversos meses paradas, fazendo com que os recursos de peças ficassem escassas, assim aumentado o preço de quase todo material eletrônico no mundo.

É importante salientar que a criptomoeda não é um recurso infinito, ou seja, não há forma de minerar a moeda digital se ela já não existir.

Isso visa a não inflacionar a moeda e acabar com o seu valor no mundo digital. É pensamento semelhante ao que acontece com o ouro, por exemplo. Ele é muito valioso e existe de forma limitada no nosso planeta.

Uso profissional

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OC9wcm9maXNzaW9uYWwtMDU3OTE2LndlYnA=

O uso das placas de vídeo também esta ligado ao ramo profissional, porem para esse uso necessitamos de placas um pouco mais fortes, optimizadas e um tanto diferentes das comuns. Pensando nisso que as marcas como Nvidia e AMD criaram suas linhas de placas de vídeo profissionais.

A Nvidia possui a linha Quadro e a AMD Radeon a linha Radeon PRO, ambas optimizadas com o uso exclusivo profissional, não sendo indicado para jogos pois tanto o hardware quanto o software delas foram criadas para funcionar em aplicações específicas como design, codificação, gráficos e computação.

No seu interior as placas de vídeo profissionais são quase as mesmas que as normais de desktop, a tecnologia e as peças são as mesmas, porem, a diferença se torna bem visível quando se olha para configurações específicas, drivers e softwares embutidos nelas.

As placas de vídeo profissionais também sempre recebem a mais recente tecnologia, isso porque as empresas e aqueles que necessitam delas mostram-se dispostos a pagar a mais pela inovação que essas placas oferecem. Geralmente elas possuem muito mais memória (16 ~ 48 GB de Vram) e unidades de processamento gráfico com núcleos múltiplos.

Por exemplo, quase sempre uma nova tecnologia passa pela serie Quadro da Nvidia antes de chagar as placas de vídeo tradicionais de Desktop.

Levando isso em consideração também vemos o motivo de uma placa de uso profissional custar ate três vezes que as melhores das placas convencionais. Além disso tudo elas são desenvolvidas em conjunto com as maiores empresas de softwares do mundo, como Autodesk, Adobe e Dassault.

Caso você esteja pensando em rodar jogos em uma placa de vídeo profissional, pode para por ai. Essas linhas até rodam jogos, mas não entregam o mesmo desempenho de uma da NVidia RTX ou Radeon RX que são mais baratas e desenvolvidas para este tipo de tarefa.

Então concluindo as placas de vídeos profissionais entrega um resultado melhor somente para usos específicos, tudo isso contando também com maior qualidade e durabilidade, perfeito para empresas que querem fazer um investimento certeiro e duradouro.

Conclusão

Ter uma placa de vídeo é essencial para todos, pois alem de melhorar a permance na hora dos jogos, a placa de video dedicada tambem oferece maior rendimento para visualisaçao de videos em 4k ou 8k alem de serem ecenciais apara usuarios que utilizam software de ediçao de video ou foto. O importante é ter um componente adequado às necessidades de cada usuário.

Agora que você já conhece o funcionamento de uma placa e suas características, acredito que será mais facil escolher que modelo comprar.

E caso precisem de mais ajuda, o site conta com uma ampla gama informaçoes sobre software e hardware, basta pesquisar pela palavra chave correta no nosso sistema de busca. Agradeço a todos.

CODORÇO
CODORÇO #codorco

😱 Não clique aqui: Não clique

TwitterInstagramBlog

Contato - [email protected]

Equipe do Site, Rio Grande do Sul - Gravataí
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque