IO Interactive diz que seu Project Dragon irá moldar o futuro do estúdio

IO Interactive diz que seu Project Dragon ''irá moldar o futuro do estúdio''

Estúdio abre várias vagas para sua Nova IP que eles descrevem ser diferente de tudo o que já fizeram antes
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Em 2017, a Square Enix Europe quase chegou a fechar a IO Interactive (nessa época o estúdio era subsidiário da editora), por achar que Hitman não tinha mais futuro, devido ao fracasso comercial e polêmica envolvendo o Hitman 2016, a tentativa da editora de tentar criar o seu ''Live-Service'' de Stealth Action.

Como relatado há alguns meses, a IOI foi forçada a fazer uma espécie de ''MMO dos Stealth'' movido para um sistema progressivo. Isso acontece porque o Hitman: Absolution, tentativa da Square Enix Europe em tentar deixar a franquia mais simples e apelativa a públicos casuais, tirando seu fator de dificuldade e estilo hardcore, acabou fracassando, com Absolution sendo considerado como um dos piores Hitman's por todos os fãs da série, com a maior critica indo para sua linearidade e foco excessivo no enredo e história.

Para contornar isso, Hitman 2016 deveria ter sido um jogo que receberia ''novos jogos'' em forma de expansão. Isso, o Hitman 2 de 2018 e Hitman 3 deste ano eram para ser expansões vendidas por US$ 50, que seriam acopladas dentro do Hitman 2016, para manter o jogo vivo e cheio de conteúdo numa estrutura de Games-as-a-Service.

Isso falhou, e como tal, após outro fracasso comercial consecutivo na IP de Hitman, a editora SE Europe queria ou vender o estúdio ou fechá-los (em 2017, ficamos sabendo que eles tinham uma Nova IP também sendo feita, onde a IOI já havia gastado cerca de US$ 30 milhões para cria-la). Felizmente o estúdio não foi fechado, com os diretores executivos da IO Interactive conseguindo contornar o caso e se mantendo vivos, porém de maneira independente.

Esse sucesso atual levou ao anúncio recente de Project 007, um novo jogo baseado no universo de James Bond, que está em desenvolvimento para PCs e Consoles (não especificados quais). Mas além dele, um projeto dos sonhos do estúdio ganhou luz verde, Project Dragon.

Sendo ''vazado'' pela primeira vez por Jeff Grubb, posteriormente a Eurogamer e VGC vieram informar que o título é real, sendo um jogo como resultado de uma união em parceria da IO Interactive com a Microsoft, por meio da Xbox Game Studios Publishing. Ele será supostamente um 'RPG fantasioso em Third-Person', num mundo bem grande em termos de escala, sendo dominado por um Reino de Dragões, num estilo de dungeons e design ala Diablo.

Um dos leakers que recentemente falou sobre o Project Dragon foi Jez Corden da Windows Central, que falou do jogo ser o título mais caro e mais ambicioso da IO Interactive, e que como resultado, a Microsoft estaria planejamento torna-lo um título que ficará vivo ao menos por 10 anos, sendo uma espécie de MMO.

Bem, isso parece estar se encaminhando para ser verdade. No dia de hoje, 5 de junho, a IO Interactive publicou uma vasta lista de empregos para seu estúdio, como parte das contratações de Julho de 2021, e a lista de projetos inclui Project 007, Hitman e um título ainda não anunciado, por seu estúdio IOI Barcelona (Espanha) e IOI Malmo (Suécia).

Segundo o que a IOI publicou, esse novo jogo é bastante grande em termos de ambição, sendo algo único e completamente diferente de tudo o que eles já fizeram antes (pois como sabemos, eles só faziam Stealth Games de Ação-Aventura, e agora estão embarcando num RPG Online). Nas vagas também é especificado que o título tem um forte aspecto no lado Multiplayer, e o estúdio diz que tal projeto moldará todo o futuro da IO Interactive e a maneira que eles lidam com jogos e com suas base de fãs e players.

É dito:

''A IO Interactive está embarcando em uma nova jornada, no mundo do Multiplayer imersivo em um projeto único e não anunciado, que acreditamos que moldará o futuro de nosso estúdio e dos relacionamentos que construímos com nossos jogadores nos próximos anos.''

''Quando se trata de desenvolver este novo projeto de Console, estamos procurando uma equipe que seja apaixonada e experiente em tecnologias multiplayer. Podemos oferecer a maestria imersiva de gameplay e enredo pela qual somos conhecidos, em um nível totalmente diferente de interação com o jogador.''

Eles mencionam que o título é uma experiência voltada aos Consoles, o que não é de se estranhar devido ser um futuro título exclusivo dos Xbox Series e PC, e eles planejam utilizar de ferramentas como a Glacier (motor gráfico da IOI, usado em todos os Hitman's) além de recursos como o Azure.

Sabemos que há pouco tempo a Xbox Game Studios Publishing, do braço de Second-party, contratou a diretora e designer Kim Swift, criadora de Portal e desginer/escritora de vários Left 4 Dead e Half-Life, para ser diretora na criação de experiências exclusivas que utilizem do Cloud Power provido pelo Azure. Talvez o Project Dragon seja um desses títulos que estarão tirando proveito do recurso.

''Com uma forte cultura de estúdio dedicada à alta qualidade de vida, apoiada por uma comunicação transparente e envolvimento de apoio com os membros da nossa equipe, estamos procurando pessoas que podem ver a visão e dar o salto nesta nova aventura que promete entregar um uma experiência de jogo tipo para os jogadores'', continua a IO.

Seja como for esse título, sabemos que ele ainda está um pouco longe de aparecer para nós, em vista que sua produção total só começou após Fevereiro de 2021, quando Hitman 3 foi lançado, com a Microsoft dando luz verde para o desenvolvimento se iniciar, segundo a própria Eurogamer.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque