Square Enix Europe queria transformar Hitman num grandioso GAAS/MMO definitivo em 2016

Square Enix Europe queria transformar Hitman num grandioso GAAS/MMO definitivo em 2016

Só haveria o Hitman 2016, apoiado por milhares de expansões, num modelo "Stealth-As-A-Service"
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Sabemos que há vários anos a divisão ocidental da Square Enix, conhecida por nós como Square Enix Europe (e antigamente chamada de Eidos Interactive) vem tentando emplacar vários jogos GAAS sucessivamente.

A empresa recentemente lançou Marvel's Avengers e Outriders como títulos desse formato, anteriormente tentou o mesmo molde com Triad Wars, um MMO Free-to-Play de Sleeping Dogs, e já pensou nesse modelo para Just Cause.

Outra franquia na qual a Square Enix Europe queria transformar num Games-As-A-Service, ou melhor ("Stealth as a Service"), foi com Hitman, sua franquia de espionagem muito aclamada ao longo de várias décadas.

Antes de Hitman 2016, a franquia sofreu um drástico problema. Hitman: Absolution, a tentativa de deixar a franquia mais fácil para jogadores casuais, num formato focado na narrativa e estrutura linear, foi um fracasso crítico e comercial, com muito dos fãs da série odiando o título.

Como contornar isso? Após o sucesso de Life is Strange em 2015, que também é da Square Europe, eles pensaram num molde similar, mas que também fosse fundido com o modelo de World of Warcraft e Destiny.

Isso foi revelado pelo CEO da IO Interactive, numa recente entrevista com a Games Industry, falando sobre como o estúdio sobreviveu após deixarem de ser uma subsidiária da SE Europe, voltando ao formato de empresa independente em 2017.

Apesar das entradas numeradas recentes de Hitman 2 e 3, o plano geral era que esta sempre tivesse a intenção de ser uma história abrangente conectada em três jogos, na verdade, Hitman 2016 também foi inicialmente referido como Season 1, esses dois jogos que tivemos em 2018 e 2021 seriam apenas expansões.

""Acho que muitas pessoas não sabem disso, mas Hitman 2016 era para ser um produto Games-As-A-Service (GAAS) em constante expansão, assim como um MMO, onde você teria esse gigante mundo de stealth", explica Abrak.

"Então Hitman 2 e 3 se expandiria dentro deste World of Assassination, essa era a visão. Então você pode comprar Hitman 1, e desbloquear Hitman 2 e Hitman 3 a partir do menu. Hitman 1 começa com Paris e no menu já está lá, todo o caminho até o último local em Hitman 3."

Basicamente, seria como um Destiny/World of Warcraft, porém de Stealth, um gigante e único jogo de Hitman definitivo na qual seria suportado por múltiplos anos (quem sabia até passaria do Hitman 3 atual), numa visão que também intercalava a introdução de Multiplayer e Coop.

Como você pode imaginar, a ideia deu errado. Hitman 2016 acabou envolto de milhares de polêmicas e controvérsia devido ao seu formato e estrutura, bem como sobre seu pouco conteúdo. Segundo a IO Interactive, foi aí que a Square Enix Europe perdeu toda a fé na franquia e no estúdio.

c3pfUDNGdW9FRXc=

A estrutura e ideia pode ter dado errado, mas vimos esse conceito continuar até hoje dentro da Square Europe, com Avengers e Outriders, e quem sabe até mais, pois a empresa está em busca de 2 diretores de marketing para cuidar de "múltiplos GAAS em desenvolvimento atual."

Poderíamos ver no futuro um Tomb Raider nesse formato? Ou um Deus Ex? É mais aceitável pensar que a empresa tente apostar em Novas IPs com esse modelo, devido a recepção ruim com Hitman, mas nunca se sabe. Manteremos você atualizado caso mais detalhes surjam.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque