Bioshock | Diretor explica por que o filme foi cancelado e quais eram seus planos para o projeto

Bioshock | Diretor explica por que o filme foi cancelado e quais eram seus planos para o projeto

Classificação etária muito alta era um problema para o estúdio.
#Cinema Publicado por Vinicius, em

BioShock é uma franquia de jogos com um enredo complexo e com certeza muitos fãs ficariam empolgados de ver uma adaptação nos cinemas. Infelizmente o projeto em andamento acabou sendo cancelado.

Em uma entrevista recente com o site americano Collider, o diretor Gore Verbinski falou a respeito dos seus planos para a história do filme e o que acabou causando o cancelamento do projeto.

De acordo com Verbinski, os problemas já começaram antes mesmo de o filme começar a ser filmado. Quando se sentou na mesa com o pessoal da Universal, o diretor foi franco e falou que esse seria um filme caro de se produzir e precisaria ter uma classificação etária alta.

Foi estranho, minha primeira reunião na Universal sobre Bioshock foi sentar em uma sala e dizer, "Ei pessoal, este é um filme de $200 milhões com classificação para adultos". E todos ficaram em silêncio. Lembro-me de meu agente dizer: "Por que você disse isso?" Eu disse porque era a verdade. Por que tentar matar um filme que você ainda nem começou? Isso tudo foi antes mesmo de começar o roteiro. Só queria deixar as coisas claras. E acho que todos no estúdio ficaram meio duvidosos.

Verbinski diz que devido ao alto orçamento, o estúdio acabou desistindo. Para eles, um filme com um orçamento tão alto, precisava ser ao menos para maiores de 13 anos para ser tornar lucrativo.

Já havíamos conversado com o diretor do jogo Ken Levine, estávamos prontos para começar. Vocês querem fazer isso? Eu acabei perguntando, então houve um silêncio na sala cheia de 30 executivos, departamentos de marketing, todo mundo.

Para Verbinski, BioShock é uma das grandes narrativas dos videogames e queria manter os aspectos principais do jogo na adaptação, como a cena do avião caindo.

Acho que é uma das poucas narrativas dos jogos que realmente tem uma ótima história. É Édipo. Tem um ótimo fluxo narrativo. Tem uma espécie de narrador não confiável. Então passamos muito tempo adaptando o roteiro. Obviamente, o avião caindo era uma grande cena te colocando naquele mundo.

Embora o projeto não tenha dado certo, Verbinski já tinha planos para como seria sua visão de BioShock. Ele planejava tentar adaptar os dois finais do jogo em um único final, entregando uma experiência completa.

Chegamos a brincar com ter os dois finais. Não sei se você está familiarizado com o jogo, mas queríamos dissecar a sensação do final feliz. E ao mesmo tempo ter a versão ruim do final. Estávamos tentando conseguir fazer isso, o que era realmente empolgante. Se você assistisse o filme, conseguiria os dois. Não gosto de ação genérica se não houver uma história por trás de tudo.

Embora não teremos um filme baseado na série, ao menos não por enquanto, um novo jogo da franquia já está em produção pela Cloud Chamber. De acordo com vagas de emprego para o estúdio, o novo Bioshock pode contar com uma IA avançada, além de um sistema de escolha de diálogos e um mundo mais aberto.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque