Conheça 5 ótimos Jogos de Plataforma lançados em 2010
Como seu nome já deixa claro, Jogos de Plataforma são aqueles que o jogador pula pelos locais em um jogo, com obstáculos e entre outros objetivos ao decorrer da aventura.
Jogos de Plataforma são conhecidos principalmente por serem de navegador ou para mobile. É um gênero bastante recomendado para crianças, mas serve para pessoas de toda a idade, importante é a diversão!
Lost in Shadow (conhecido também como Tower of Shadow) é um jogo de plataforma bidimensional onde o protagonista é uma sombra e toda a jogabilidade está baseada em percorrer o caminho sombrio. Ou seja, você só pode caminhar com seu personagem nas sombras projetadas dos objetos do cenário.
O jogador deve tomar suas decisões de acordo com a iluminação do ambiente, a qual pode ser alterada constantemente. Para ajudar na tarefa de conseguir as sombras necessárias para atravessar a fase, uma fada pode manipular com certa liberdade as fontes de luzes dos cenários.
Também há adversários no título, figuras obscuras as quais podem ser derrotadas com o auxílio de armas pelo herói da história que é um garotinho, ou melhor, a sombra dele. Já o objetivo da aventura é alcançar o topo de uma torre.
"Enslaved" conta a história de dois desses sobreviventes, escravizados por andróides inteligentes e capazes de se auto-organizar: Trip, uma jovem hacker nascida em uma comunidade envolta em tecnologia e Monkey, um homem selvagem que passou a maior parte de sua vida longe de outros humanos.
Ambos são meras marionetes de uma sociedade poderosa, que escraviza os humanos, instalando em suas cabeças uma espécie de capacete capaz de infligir dor com um simples pressionar de botão. Encontrando em Monkey a força bruta que lhe falta, Trip consegue "hackear" seu capacete e ganhar o controle sobre dor do brutamontes. Sem alternativas, Monkey aceita a proposta da garota: guiá-la de volta até seu lar para então ganhar de volta a tão sonhada liberdade.
A história é livremente baseada no romance mitológico chinês "Jornada ao Oeste" (o mesmo que inspirou a série de animação "Dragon Ball"), sobre a lenda do Rei Macaco - por isso o nome Monkey, de um dos protagonistas.
Juntos, formam uma improvável parceria: no controle de Monkey, você luta, salta, escala e abre caminho para dar continuidade à jornada. Trip está sempre te auxiliando, seja invadindo sistemas de segurança, adquirindo novas tecnologias etc. É sua obrigação, portanto, protegê-la dos perigosos andróides escravistas, que aqui possuem características de animais. Uma das habilidades de Trip é hackear câmeras flutuantes e dar ao jogador acesso à uma imagem panorâmica do ambiente, permitindo a elaboração de estratégias para derrotar inimigos ou superar obstáculos.
As batalhas trazem grande impacto e desafio. Monkey possui um bastão que lhe serve tanto como uma arma branca, de curta distância, quanto uma arma de fogo, capaz de acertas os inimigos à distância. Os desenvolvedores prometem um grau de dificuldade elevado, exigindo do jogador não apenas habilidade com os controles mas também estratégia, uma vez que os oponentes podem ser derrotados de diferentes formas.
O Homem-Aranha salva muito mais do que os vizinhos no seu próximo jogo, feito pela Activision e Beenox.
Desenvolvido pela Alien After All, DodoGo! é um jogo para a DS que mistura puzzles e plataformas. O objetivo é proteger o maior número possível de ovos sem perder ou quebrar. Podemos observar as reações dos ovos e entender a maneira como vão reagir a cada situação. Para isso vamos poder moldar várias partes do cenário, desde escavar, cortar, alterar o terreno, recolocar objetos entre outras coisas.
Serão muitos os obstáculos e estratégias a utilizar para que estes não acabem por cair nas armadilhas ou serem comidos por predadores. Evitar a extinção está nas vossas mãos.
Freek, na verdade, é um diabinho bem simpático, munido de um tridente sagrado. A trama se transforma em um típico jogo de plataforma baseado em "puzzles" (enigmas), e cabe ao protagonista usar as habilidades de outras criaturas infernais para se dar bem. Correr, pular, atacar e resolver quebra-cabeças; tudo está atrelado às criaturinhas, em um game cuja mecânica é bidimensional, mas com visual 3D.