Nintendo derruba várias versões do Yuzu no GitHub

#Games | Empresa japonesa entrou com pedido de direitos autorais contra o site.
Viniciusem

Yuzu era o emulador de Nintendo Switch mais popular do mercado, até a Nintendo entrar com uma ação contra os criadores, os forçando a desistir do projeto e pagar uma soma considerável para a empresa japonesa.

Após o fim do Yuzu, alguns jogadores decidiram dar continuidade ao projeto por conta própria, mas parece que a Nintendo também está indo atrás deles. Agora a empresa entrou com um pedido para remoção de diversas dessas versões.

Leia Também:

  1. Batman: Arkham Shadow é anunciado oficialmente
  2. Baldurs Gate III é o jogo do ano pelo The Game Awards 2023

Conforme revelado pelo GitHub, uma plataforma focada na hospedagem de código-fonte, a Nintendo entrou com um pedido de DMCA por quebra de direitos autorais contra diversos repositórios do site.

No pedido entrado pela Nintendo, ela afirma que o GitHub estaria hospedando diversos repositórios que possuem conteúdo infringindo direitos autorais, fazendo com que o site derrubasse mais de 8,535 repositórios em sua rede, incluindo diversas repostagens do emulador e versões famosas como o 'pineappleEA'.

De acordo com a Nintendo, tais repositórios trazem o código do Yuzu, o qual foi projetado com o intuito de contornar ilegalmente a proteção dos seus jogos com chaves descriptografadas.

Os repositórios relatados oferecem acesso ao emulador yuzu ou código baseado no emulador yuzu. O emulador yuzu foi projetado principalmente para jogar jogos Nintendo Switch. Especificamente, o yuzu contorna ilegalmente as medidas de proteção tecnológica da Nintendo e executa cópias ilegais de jogos de Nintendo Switch. Os jogos Nintendo Switch são criptografados usando chaves criptográficas proprietárias (prod.keys) que protegem contra acesso não autorizado e cópia de jogos protegidos por direitos autorais.

Durante a operação, o yuzu necessariamente usa cópias não autorizadas dessas chaves criptográficas para descriptografar cópias não autorizadas de jogos de Nintendo Switch, ou ROMs, durante ou imediatamente antes do tempo de execução, sem a autorização da Nintendo. Assim, o yuzu é projetado principalmente para “contornar” ilegalmente uma medida tecnológica que efetivamente controla o acesso a uma obra protegida pela “DMCA”.

Parece que a Nintendo se mantém firme em sua batalha contra o Yuzu. Com o novo console da empresa supostamente preparado para chegar muito em breve, a Nintendo está tomando todas as medidas contra emuladores.

Em sua ação contra os criadores do emulador, a Nintendo alegava que jogos como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom eram distribuídos ilegalmente mais de uma semana antes do seu lançamento.

Fonte: Github
Veja Também:
Sony, junto de uma firma de investimentos, ofereceu $26 bilhões de dólares pela Paramount
Indika ganha trailer de lançamento mostrando as diversas misturas de estilo
WhatsApp encerra suporte para 35 modelos antigos de celulares
The Forever Winter, novo survival horror pós-apocalíptico, ganha primeiro gameplay
Sucesso de Manor Lords superou as expectativas da editora
Cat Quest 2 e Orcs Must Die! 3 estão gratuitos no PC
Ver comentários