Para um estúdio independente que está trabalhando com o seu primeiro ou segundo projeto, é sem dúvidas um grande sonho fechar algum tipo de parceria exclusiva, seja com a Microsoft para lançar no serviço Xbox Game Pass ou com a Epic Games Store.
Muitos estúdios independentes se aproveitaram bastante desses acordos nos últimos anos, mas parece que a situação atualmente não é a mesma de antes, isso de acordo com os desenvolvedores dos indies Slay the Spire e Darkest Dungeon.
Leia Também:
- Triple-i é uma nova iniciativa focada em jogos indies
- NCSoft confirmou oficialmente que está desenvolvendo Guild Wars 3
De acordo com uma matéria compartilhada pelo pessoal do PC Gamer, a verdade é que os grandes acordos exclusivos com Game Pass e Epic para os desenvolvedores independentes não são mais o que eram antes.
Por exemplo, Slay the Spire foi lançado originalmente em formato de acesso antecipado no PC via Steam e um tempo depois, caiu na graça dos jogadores e tornou-se um grande sucesso. O mesmo se aplica para o próprio Darkest Dungeon, e agora ambos estão disponíveis via Xbox Game Pass.
No entanto, o diretor de Darkest Dungeon, Chris Bourassa, disse que os acordos da Microsoft para incluir jogos no Game Pass "diminuíram em abrangência" desde o início do serviço de assinatura." - "Muito abaixo", acrescentou Casey Yano.
"Talvez outro paradigma esteja nos esperando, mas definitivamente acho que a escala dos negócios sobre os quais estou ouvindo falar diminuiu significativamente desde os dias de glória. Certamente conseguimos nosso negócio com a Epic na hora certa."
Como lembrete, a sequência de Darkest Dungeon foi lançada originalmente em acesso antecipado como exclusivo da Epic Games.