Riot Games consegue encerrar servidores do fan project de League of Legends chamado 'Chronoshift'

#Games | Desenvolvedora nega alegações de que tentou “extorquir” código e ativos da equipe do jogo
Billy Butcherem

A Riot Games fechou um "servidor legado" de League of Legends criado por fãs que permite aos jogadores acessar uma versão anterior do jogo.

O servidor, conhecido como Chronoshift, foi anunciado em março do ano passado e estava em desenvolvimento até a interrupção e desistência da Riot no último fim de semana.

Uma carta, compartilhada pela PC Gamer, enviada aos desenvolvedores de Chronoshift na semana passada exigia a descontinuação imediata de qualquer trabalho pertencente ao projeto Chronoshift, e para o servidor ser encerrado.

"A Riot não pode permitir o uso ou exploração de serviços emulados não autorizados de nenhuma maneira, por qualquer pessoa, independentemente da intenção ou propósito", disse a carta.

"Além disso, exigimos que você entregue à Riot todos os materiais de software associados ao Chronoshift, incluindo quaisquer clientes modificados e qualquer código-fonte que você ou outros tenham desenvolvido em conexão com o projeto."

A Riot afirma que esta é uma exigência padrão emitida para todos os desenvolvedores que estão envolvidos no uso não autorizado de sua propriedade intelectual (IP).

Os desenvolvedores de Chronoshift cumpriram os requisitos da Riot Games, mas disseram que estão "incrivelmente desapontados com a maneira como a Riot escolheu lidar com esta situação".

A Riot também nega as alegações de que tentou "extorquir" código e ativos da equipe de Chronoshift, que foram detalhados em um post do Reddit na sexta-feira passada.

"Até onde sabemos, e na avaliação dos advogados especializados em direitos autorais de TI com os quais conversamos sobre o projeto, não fizemos nada ilegal", escreveu o relato da dev de Chronoshift.

A postagem também afirma que Chronoshift não foi projetado para entrar em conflito com a compilação normal de League of Legends, mas sim como uma preservação da versão do jogo que não está mais disponível para download.

"Chronoshift não interagiu com o jogo vivo atual, ou contas do jogo atual, de nenhuma maneira, forma ou forma", continua a postagem.

"Chronoshift nunca iria passar de um patch no início da segunda temporada e não foi projetado para competir com o League of Legends normal."

No momento do anúncio, a Riot alertou os fabricantes para não prosseguir com o projeto, com o líder de desenvolvimento sênior Gene Chorba respondendo ao anúncio.

"Temos políticas muito simples e fáceis de ler sobre o desenvolvimento de produtos em torno da Riot Games. Leia o Legal Jibber Jabber (sim, é assim que se chama) e as políticas em developer.riotgames.com."
Fonte: Games Industry.biz
Veja Também:
Cerca de 95% dos estúdios estão trabalhando ou esperam trabalhar com um GAAS
Jujutsu Kaisen: Cursed Clash ja está disponível
Tem espaço aí? Final Fantasy VII Rebirth ocupará quase 150 GB no SSD do PlayStation 5
Obsidian confirma que Avowed contará com vários finais
Silent Hill: The Short Message, novo jogo gratuito da franquia, foi detonado pela mídia especializada
Jornalista do The Verge sugere que Hi-Fi Rush realmente chegará ao PS5 e Nintendo Switch
Ver comentários