28 Jogos de Plataforma que você não pode deixar de conferir!

Procurando Jogos de Plataforma? Preparamos uma lista com 28 ótimos Jogos de Plataforma que você não pode deixar de conferir!

Como seu nome já deixa claro, Jogos de Plataforma são aqueles que o jogador pula pelos locais em um jogo, com obstáculos e entre outros objetivos ao decorrer da aventura.

Jogos de Plataforma são conhecidos principalmente por serem de navegador ou para mobile. É um gênero bastante recomendado para crianças, mas serve para pessoas de toda a idade, importante é a diversão!

28 Jogos de Plataforma que você não pode deixar de conferir!
VVVVVV
VVVVVV é um game de Aventura e Arcade, pelos estúdios e , foi lançado em 11 de Janeiro de 2010, estando disponível para Macintosh, Computador, Linux, Nintendo 3DS, Ouya, Android, iOS, PlayStation Network, PlayStation Vita, PlayStation 4, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 3h 30min jogando normal, 2h 12min se você for direto nas missões principais rushando.
Sinopse

Em VVVVVV você controla o Capitão Viridian, que não deve apenas se salvar de um local à beira do colapso, mas também encontrar a tripulação do seu navio - cujos nomes começam com a letra V (Violet, Vitellary, Vermillion, Verdigris e Victoria). Avance pelos complexos desafios deste jogo em 2D construído em torno de um mecanismo de gravidade que permite ao jogador dar magníficos saltos.

Rayman 2: The Great Escape
Rayman 2: The Great Escape é um game de Aventura e Plataforma, pelos estúdios e , foi lançado em 29 de Outubro de 1999, estando disponível para Nintendo 64, Computador, Dreamcast, PlayStation, PlayStation 2, Game Boy Color, Nintendo DS, PlayStation Network, iOS, Nintendo 3DS
Sinopse

Ninguém sabe como nasceu essa simpática criatura. Dizem que ele foi encontrado dormindo à sombra de uma palmeira, na Clareira dos Sonhos. Seu nome é Rayman, o herói que derrotou o Sr. Dark e mostrou ser muito valente.

Agora, Rayman tem uma nova aventura pela frente. Os piratas invadiram o mundo e querem escravizar todos os seres, inclusive o nosso amigo. Cabe a ele enfrentar criaturas bizarras, como os frangos - zumbis e o guardião da Caverna dos Pesadelos, e ainda derrotar o terrível Almirante Navalha, líder do piratas. Ainda bem que Rayman tem muitos amigos! Os destemidos Polokus, Ly, Globox e Clark, entre outros, irão ajudá-lo a vencer mais este desafio.

Sua principal tarefa é encontrar as quatro máscaras de Polokus e acabar com os piratas. Há ainda missões secundárias a completar, como encontrar Ly, coletar Lums - fragmentos de energia com poderes especiais - e libertar os habitantes do mundo de Rayman. Ao devolver a liberdade a seus amigos, o herói receberá poderes especiais, que serão muito úteis na grande batalha final.

Pule, nade, dê cambalhotas, esquie, voe de helicóptero e faça tudo que for possível para salvar seus amigos.

Rayman 2 é uma aventura 3D em tempo real, com muito suspense e emoção. Ultrapasse precipícios, plataformas instáveis, pântanos contaminados e muito mais.

Animações incríveis tornam o jogo ainda mais divertido. Não perca nenhuma seqüência!

Bionic Commando
Bionic Commando é um game de Aventura e Plataforma, faz parte da série Bionic Commando pelo estúdio , foi lançado em 19 de Maio de 2009, estando disponível para Xbox 360, PlayStation 3, Computador, Nintendo 3DS
Sinopse

Clássico da Capcom ganha releitura no PC e consoles Nathan Spencer é agente do governo com implantes cibernéticos.

Companhias tradicionais como a Capcom fizeram muitos clássicos na década de 80, nos anos dourados dos fliperamas, e, agora, mais um deles será ressuscitado em consoles de nova geração.

A bola da vez é Bionic Commando, um game de plataforma que se caracterizava pelo fato de o personagem principal ter um gancho que grudava em várias partes do cenário, e assim podia transitar mais livremente pelos ambientes.

Naturalmente, essa particularidade será também o foco da nova edição para PC, Xbox 360 e PlayStation 3, só que num espaço em 3D. No entanto, desta vez, o artefato está mais versátil: além de servir para tirar os oponentes de circulação, também permite agarrar objetos (como carros) e arremessá-los.

O protagonista é o agente Nathan Spencer, que foi acusado injustamente por diversos crimes e recebeu e pena de morte. Mas, no dia da execução, uma arma experimental é lançada sobre Ascension City, e Spencer é o único que possui equipamentos para transitar pelos destroços da cidade.

O estúdio de desenvolvimento responsável pelo jogo é a sueca Grin, que tem no currículo a versão para PC da série Ghost Recon Advanced Warfighter, da Ubisoft. Bionic Commando ainda conta com um produtor dos Estados Unidos e um japonês como conselheiro de criação.

Adventures of Tom Sawyer
Adventures of Tom Sawyer é um game de Plataforma, , foi lançado em 1 de Fevereiro de 1989, estando disponível para Nintendo
Sinopse

As famosas façanhas literárias ganham vida nesta aventura onde você joga com Tom Sawyer (ou Huck Finn quando joga em 2). A aventura começa no sonho de Tom enquanto ele dorme na escola.

Este é um tipico jogo de plataforma, onde você deve correr, saltar e atirar pedras, transpor obstáculos, como barris; derrotar os inimigos, como piratas, ratos e até um polvo gigante. Ajude Tom a navegar pelo rio Mississípi, e aventure-se em florestas e casas mal-assombradas.

Sonic the Hedgehog 2
Sonic the Hedgehog 2 é um game de Aventura e Plataforma,
Sinopse

Sonic the Hedgehog 2 é um videojogo de plataforma lançado pela Sega para a Master System e a Game Gear. A versão Master System foi lançada no Brasil a 25 de Outubro de 1992, e na Europa por volta da mesma altura. A versão Game Gear foi lançada na Europa a 29 de Outubro de 1992, na América do Norte a 17 de Novembro de 1992 e no Japão a 21 de Novembro de 1992. Por ter sido lançado antes da versão 16-bit da Mega Drive, as edições 8-bit de Sonic the Hedgehog 2 representam a estreia da personagem Miles "Tails" Prower, melhor amigo de Sonic the Hedgehog que se tornou uma presença abitual na série. É considerado por muitos fãs um dos jogos mais desafiantes da série Sonic.

Sonic Heroes
Sonic Heroes é um game de Aventura e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 30 de Dezembro de 2003, estando disponível para PlayStation 2, Xbox, GameCube, Computador, PlayStation Network
Sinopse

Sonic Heroes é um game estilo Tetris no qual você pode se divertir junto ao porco-espinho mais famoso do mundo, Sonic, e seus amigos e companheiros Tails e Knuckles. Seja rápido, ágil e passe o tempo com este puzzle viciante.

Sua missão no game é conseguir o maior número de pontos possíveis, eliminando grupos de peças correspondentes e não deixando que o cenário fique cheio. Lembre-se que como no original Tetris, se o cenário ficar cheio, você perde o jogo na hora.

Para isso monte uma estratégia, fique atento e procure posicionar as peças de forma a eliminar os grupos de pedras e personagens correspondentes, sendo no mínimo três para formar um conjunto.

Cada peça que surgirá do cenário, vindo para parte superior, deve contar com duas pedras e um personagem. Utilize o direcional cima para rotacioná-las, alterando assim a posição dos elementos e deixando da forma como você deseja.

Jazz Jackrabbit 2
Jazz Jackrabbit 2 é um game de Plataforma e Tiro,
Sinopse

Característica:

Jazz Jackrabbit 2 é um jogo em Plataforma 2D. Com controle liso, dois personagens distintos a jogar, é um dos melhores 2D de todos os tempos, dos monstro, e das ligações iniciais os mais engraçados, quem ainda não jogou, está perdendo um grande game da série..

Alien Spidy
Alien Spidy é um game de Aventura e Indie, faz parte da série Alien Spidy pelo estúdio , foi lançado em 20 de Março de 2013, estando disponível para Macintosh, Computador
Sinopse

Depois de perder o contato com seu amigo explorador Virgi, nosso destemido herói dirige-se para a Terra em sua nave espacial para encontrá-lo. Enquanto entra na atmosfera da Terra, sua nave espacial falha fazendo com que ele vá parar em uma floresta, ao longo de lagoas e cavernas escuras.

Spidy encontra-se sozinho em um mundo alienígena e enfrenta o desafio de encontrar Virgi, combatendo inimigos estranhos e buscando as peças que faltam de sua nave espacial, a fim de reparar os danos e voltar para a sua casa.

Rotastic
Rotastic é um game de Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 4 de Setembro de 2012, estando disponível para Computador, PlayStation 3
Sinopse

Rotastic é um empolgante jogo arcade 2D, oferecendo uma jogabilidade acessível, inovadora e original com uma enorme dose de diversão sem compromisso. Atrás de uma mecânica de jogo bastante simples esconde uma jogabilidade envolvente com numerosas possibilidades para desafiar seus reflexos e habilidades!

Colete itens, escape de armadilhas mortais, envie seus adversários voando para sua desgraça, quebre tijolos, execute manobras acrobáticas, exploda galinhas em pó e penas, e muito mais!

A campanha singleplayer é espalhada por 7 mundos e oferece cerca de 70 horas de pura diversão! Ponha suas habilidades em teste contra seus amigos e jogadores ao redor do mundo conquistando as melhores pontuações!

Rotastic oferece modo de batalha local para até 4 jogadores de forma intensa e repleta de diversão!

Strider
Strider é um game de Aventura e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 18 de Fevereiro de 2014, estando disponível para PlayStation Network, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Computador, Xbox 360
Sinopse

O ano é 2089. Na Rússia, o maligno Meio começou seu plano insano para dominar o universo. Uma figura solitária cai de um planador na base de Meio. Ele é Hiryu, um Strider. Sua missão é derrotar o maligno Meio e colocar um fim à seus planos de uma vez por todas.

Chip N Dale: Rescue Rangers
Chip 'N Dale: Rescue Rangers é um game de Aventura e Plataforma, faz parte da série Chip 'n Dale pelo estúdio , foi lançado em 8 de Junho de 1990, estando disponível para Nintendo
Sinopse

Chip e Dale são dois esquilos, mesmo sendo pequenos não há missão impossível para estes dois heróis. Os detetives recebem um telefonema pedindo para socorrer um pequeno gatinho, mas logo se torna numa grande trama numa missão contra o chefão dos felinos, o maligno Fatcat que roubou um aparelho que o fará controlar toda a cidade.

Blood of the Werewolf
Blood of the Werewolf é um game de Indie e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 28 de Outubro de 2013, estando disponível para Computador, Xbox Live Arcade, PlayStation 3, PlayStation Vita, Wii U, PlayStation Network
Sinopse

Blood of The Wererolf conta a história de Selena, uma das últimas sobreviventes da linhagem dos lobisomens que teve seu marido brutalmente morto e seu filho sequestrado. Agora ela deve partir em busca de vingança e resgatar o filho, a última esperança de sobrevivência da raça.

Mutant Mudds
Mutant Mudds é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 26 de Janeiro de 2012, estando disponível para Nintendo 3DS, iOS, Nintendo Switch
Sinopse

Nosso herói, Max, pode ser apenas um duende 2D, mas ele pode saltar para a terceira dimensão e armado com um canhão de água, Max tem o que ele precisa para derrotar todos os mutantes Mudds.

Kid Chameleon
Kid Chameleon é um game de Plataforma, pelos estúdios e , foi lançado em 28 de Maio de 1992, estando disponível para Sega Mega Drive/Genesis, Wii, Computador
Sinopse

Chegou uma máquina nova no fliperama da cidade. Daquelas que dá a impressão de que podemos entrar nela e jogar. Ela usava hologramas para criar uma realidade diferente da nossa. Todos jogaram, mas a máquina era real demais. O chefão do jogo escapou e começou a capturar as crianças derrotando-as no jogo. Mas finalmente apareceu alguém para desafiá-lo. Esta é a história de alguém muito durão para ser derrotado, alguém conhecido como: Kid Chameleon.

LittleBigPlanet
LittleBigPlanet é um game de Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 27 de Outubro de 2008, estando disponível para PlayStation 3, PlayStation Portable Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 100h 0min jogando normal, 8h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 1000h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Jogo de plataforma em um mundo expansível, no qual usuários criam suas próprias fases e as disponibilizam na PlayStation Network.

LittleBigPlanet é uma das apostas inovadores e diferentes da Sony. O título, para PlayStation 3, permite ao jogador modificar o cenário e criar as próprias regras do jogo, usando os materiais encontrados no mundo virtual e as habilidades dos personagens.

O conceito por trás do game é similar ao da web 2.0, em que os usuários são o principal agente de criação do conteúdo, como se verifica em serviços como o Wikipedia e o YouTube.

Em LittleBigPlanet, que tem um clima de fantasia, o jogador tem diversas habilidades para interagir com ambiente. Há itens para colecionar e quebra-cabeças, cuja solução requer lógica e colaboração em grupo. Quanto mais explorar o mundo, mais o jogador aumenta sua capacidade de criar e modificar o cenário.

Pode-se mover tudo no ambiente e rearranjar os objetos como desejar. A interface promete ser bem simples, de maneira intuitiva. O mundo criador pode ser compartilhando com outros usuários. No entanto, as fases iniciais já vêm prontas. Não há objetivos ou regras estabelecidas. O próprio jogador pode e deve inventá-los.

Humanity Assets
Humanity Assets é um game de Indie e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 20 de Fevereiro de 2014, estando disponível para Computador
Sinopse

Aliens invadiram a terra e querem domina-la, agora resta a você lutar contra eles para salvar nosso planeta.

Contra: Evolution
Contra: Evolution é um game de Plataforma e Tiro, faz parte da série Contra, foi lançado em 22 de Outubro de 2010, estando disponível para Computador, iOS
Sinopse

O épico game de ação está de volta em alta definição! Contra: Evolution vai trazer aos jogadores um dos jogos de tiro mais tradicionais da história. Agora além dos heróis originais, há também duas novas personagens femininas com estilo de ataque diferente. Além disso, o sistema de gráficos proporcionará uma experiência totalmente nova no mundo de Contra!

Strider II
Strider II é um game de Plataforma, pelos estúdios e , foi lançado em 31 de Dezembro de 1990, estando disponível para Amiga
Sinopse

O Comando Strider foi posto em ação para salvar as pessoas do planeta Magenta, armado com um laser Gyro e um conversor matéria, você deve lutar através de uma floresta, uma cidade em ruínas, colônias subterrâneas e, finalmente, o navio-prisão onde o líder de Magenta é mantido refém.

Sackboy: A Big Adventure
Sackboy: A Big Adventure é um game de Aventura e Plataforma, faz parte da série LittleBigPlanet pelo estúdio , foi lançado em 12 de Novembro de 2020, estando disponível para PlayStation 4, PlayStation 5
Sinopse

Sackboy: A Big Adventure é um jogo de aventura e plataforma que retorna novamente com o querido personagem Sackboy em uma nova aventura em 3D com controles totalmente refeitos para essa nova parcela da franquia

Os jogadores podem embarcar nessa jornada épica de plataforma sozinho ou podem se unir aos amigos para uma diversão multijogador com muita criatividade e diversão!

Mega Man ZX
Mega Man ZX é um game de Plataforma e Tiro, pelo estúdio , foi lançado em 6 de Julho de 2006, estando disponível para Nintendo DS
Sinopse

Mega Man ZX (em japonês: Rokkuman Zekusu?, Rockman ZX) é um videojogo da série de Mega Man da Capcom para Nintendo DS, e primeiro jogo da sub-franquia Mega Man ZX. o jogo se passa 200 anos após o fim da série Mega Man Zero.

Guacamelee!
Guacamelee! é um game de Hack and slash/Beat'em up e Indie, pelos estúdios e , foi lançado em 9 de Abril de 2013, estando disponível para PlayStation Network, PlayStation 3, PlayStation Vita Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 8h 0min jogando normal.
Sinopse

Guacamelee! é um jogo de ação em plataforma num mundo mágico inspirado nos mexicanos. O jogo tira sua inspiração da cultura tradicional mexicana e do folclore, o game possui muitos personagens interessantes e originais.

Circus Charlie
Circus Charlie é um game de Arcade e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 31 de Dezembro de 1984, estando disponível para MSX, Arcade, Nintendo, Commodore C64/128
Sinopse

O personagem encarna o papel de Charlie, um palhaço de circo, e com ele deverá realizar tarefas em seis diferentes estágios.

Fase 1: Charlei monta um leão e terá de saltar através de argolas em chamas.

Fase 2: Andar pela corda bamba desviando dos macacos.

Fase 3: Pular trampolins evitando as facas e chamas de fogo

Fase 4: Andar por cima de bolas, de uma a outra.

Fase 5: Montar um cavalo e desviar dos obstáculos.

Fase 6: Balançar de um trapézio a outro.

Ori and the Will of the Wisps
Ori and the Will of the Wisps é um game de Aventura e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 11 de Março de 2020, estando disponível para Xbox One, Computador Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 12h 33min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Dos mesmos criadores de Ori and the Blind Forest, Ori and the Will of the Wisps é a sequência desse aclamado jogo. Embarque em uma nova aventura em um mundo vasto e exótico onde você irá encontrar inimigos e puzzles desafiantes em sua jornada para descobrir o verdadeiro destino de Ori. O jogo possui uma ótima experiência narrativa com um enredo emocional, ambientes maravilhosos e uma trilha sonora estonteante.

Novas habilidades irão guiar Ori a uma jornada de perigos com ele adquirindo novas armas, feitiços e ataque. Utilize o novo sistema de uprade baseados em títulos RPG para melhorar as habilidades do personagem. Enfrente Chefes e busque auxílio em um variado elenco de novos personagens que irão te ajudar ao longo do caminho. Agora um novo modo trials foi adicionado para você chegar ao topo do ranking e se divertir.

Yooka-Laylee
Yooka-Laylee é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 11 de Abril de 2017, estando disponível para PlayStation Network, Macintosh, PlayStation 4, Xbox One, Linux, Computador, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 18h 18min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Yooka-Laylee é um game de plataforma 3D que promete ser o sucessor espiritual do jogo Banjo-Kazooie, desenvolvido pela Rare e lançado para o Nintendo 64 em 1998. O título está sendo desenvolvido pela Playtonic Games, estúdio formado em 2014 por ex desenvolvedores da Rare.

A Story About My Uncle
A Story About My Uncle é um game de Aventura e Indie, , desenvolvido na engine Unreal Engine pelo estúdio , foi lançado em 28 de Maio de 2014, estando disponível para Computador, Linux, Macintosh Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 4h 2min jogando normal, 4h 2min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

O título conta a história sobre as aventuras de menino que procura por seu tio perdido, e acaba em um mundo que ele não podia imaginar que existia.

Com a ajuda de invenções misteriosas de seu tio que lhe permitem saltar incrivelmente alto e distante, através de belas paisagens, descobrindo pistas sobre o paradeiro de seu tio, e conhecendo criaturas fantásticas que irão ajudá-lo em sua jornada.

Trine
Trine é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 3 de Julho de 2009, estando disponível para Computador, PlayStation 3, Macintosh, Linux, PlayStation 4, Wii U Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 7h 50min jogando normal, 4h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 10h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

O atual sucesso de jogos mais simples - "old school" mesmo - é um campo perfeito para que a pequena desenvolvedora finlandesa Frozenbyte, conhecida pelo seu Shadogrounds, traga a luz uma aventura em plataforma que parece saída diretamente de um conto de fadas. Trine traz ambientes profusamente coloridos, diversos puzzles e uma enorme "biodiversidade" que vai de cogumelos (certamente diferentes dos que você conhece) a esqueletos.

Em um ambiente essencialmente dinâmico, parte graças à utilização da PhysX, a idéia é confrontar vários desafios utilizando auxílio mágico. Você poderá "invocar" uma caixa para ajudar a alcançar um local mais elevado, ou ainda uma rampa para um fim semelhante. Os desenvolvedores garantem que os desafios podem ter várias soluções possíveis.

Mas a magia em Trine não é apenas um utilitário. Todo o ambiente rescende um conceito totalmente surrealista, compondo cenários com plantas ornamentais, cogumelos, engrenagens e criaturas oníricas. Além de resolver puzzles de diversas maneiras, existem ainda níveis de dificuldade para a faceta mais "beat'm up" de Trine. Assim sendo, caso você queira uma verdadeira avalanche de seres encantados, basta aumentar a dificuldade.

New Adventure Island
New Adventure Island é um game de Plataforma, faz parte da série Adventure Island pelo estúdio , foi lançado em 26 de Julho de 1992, estando disponível para TurboGrafx-16/PC Engine, Wii, Wii U
Sinopse

Em alguma ilha pacífica, Master Higgins está se casando com Tina, a nova "Miss da Ilha". Todo mundo foi convidado para o casamento, de repente, o malvado Baron Bronsky aparece e leva Tina para longe, enquanto seus capangas raptam seis filhos. Para chegar ao castelo e resgatar Tina, Master Higgins deve primeiro resgatar os seis filhos, cada um dos quais está escondido em uma ilha separada.

Cave Story 3D
Cave Story 3D é um game de Aventura e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 8 de Novembro de 2011, estando disponível para Nintendo 3DS
Sinopse

Cave Story é um indie game que pode ser considerado como um dos melhores pela comunidade de desenvolvedores independentes. O jogo mistura ação, plataforma, aventura, RPG e tiroteio em um side scrolling, sendo preferencialmente considerado um jogo de aventura.

Veja outra listas interessantes: