Khronos desenvolvendo uma nova API, VALVE participa do time

#Notícia Publicado por Laucc, em .

O Grupo Khronos anunciou esta manhã o OpenGL 4.5 (não OpenGL 5.0 como esperado), mas ao anunciar GL 4.5 de SIGGRAPH 2014 eles também anunciaram uma chamada para a participação no desenvolvimento uma nova API gráfica.

Com o entusiasmo gerado pela nova API da AMD: Mantle, o futuro Direct3D 12, assim como a API Metal da Apple, todos estão agora buscando gráficos 3D de altíssimo desempenho, e o Grupo Khronos está querendo formar uma nova API gráfica que permaneça multi-plataforma, multi-vendedor e livres de direitos autorais.

No anúncio se conclui: "Khronos anunciou uma chamada para a participação hoje em um projeto para definir um futuro padrão aberto para acesso de alta eficiência para gráficos e computação em GPUs modernas. Pontos chave para o novo projeto incluem: controle de aplicação explícito sobre a GPU e melhor cargas de trabalho da CPU para desempenho e previsibilidade; uma API amgável a multiprocessamento e sobrecarga (overhead) extremamente reduzida; uma linguagem intermediária comum; e foco num ecossistema que inclua rigorosos testes de conformidade (compatibilidade?). As propostas concretas e projetos já estão sendo analisadas e trabalhadas, e qualquer empresa interessada em participar é fortemente incentivada a se juntar ao Grupo Khronos para opinar e votar no processo de desenvolvimento."

Isto não é apenas sobre a evolução do OpenGL, mas vai ser um "novo design de baixo para cima" que venha a abordar as recentes críticas ao OpenGL que grande parte remonta aos "Longs Peak" do OpenGL 3.0. Não há nenhuma informação sobre quando o Grupo Khronos planeja ter a nova API gráfica funcionando, mas provavelmente irá demorar um pouco já que o projeto está em seus estágios iniciais.

Gabe Newell, da VALVE também escreveu no anúncio, "Estamos comprometidos com a iniciativa do OpenGL para a Próxima Geração e estamos colaborando estreitamente com os membros do Grupo Khronos para criar uma interface de renderização de alto desempenho para o SteamOS e futuros jogos da Valve."

Laucc
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