Update de Fallout 4 é bugado e decepcionante, afirma Digital Foundry

Update de Fallout 4 é bugado e decepcionante, afirma Digital Foundry

Atualização é criticada por opções não funcionando, falta de melhorias relevantes e muito mais...
#Games Publicado por Vinicius, em

Após muita espera e adiamentos, recentemente tivemos o lançamento do update de Fallout 4 para a geração atual, a qual traz melhorias de performance e visual para o jogo. No entanto, desde seu lançamento, a atualização tem contado com diversas polêmicas.

Em sua análise técnica do update, o canal Digital Foundry afirma que ele acabou sendo "bugado no Xbox Series X/S, e decepcionante no PS5 e PC", apresentando diversos problemas e com um resultado abaixo do esperado.

Leia Também:

  1. Pedindo até uma RTX 4080, Hellblade 2 ganha requisitos oficiais para PC
  2. Terminator: Survivors será um jogo cooperativo sem elementos PvP

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHNpby5nbndjZG4uY29tL01PREUtQ09NUC0xX0M1WVY4aFIuanBnP3dpZHRoPTE5MjAmaGVpZ2h0PTE5MjAmZml0PWJvdW5kcyZxdWFsaXR5PTgwJmZvcm1hdD1qcGcmYXV0bz13ZWJw

No PC, o novo modo ultrawide acaba tendo um péssimo polimento, com elementos da interface sendo esticados para se encaixarem no novo formato. Bugs na HUD também estão presentes, como a tela de criação de personagem.

O jogo ainda quebrou diversos mods da comunidade, não removeu o limite de 60fps e opções no menu como PhysX agora acabam travando o jogo ao usar placas gráficas mais atuais.

Também não há recursos gráficos adicionais, então no momento parece que a maior mudança é a incompatibilidade com mods populares existentes - então não é surpresa que o mod Fallout 4 recente mais popular seja aquele que 'faz downgrade' para a versão anteriormente disponível.

Nos consoles, as mudanças tiveram um escopo pequeno, não apresentando melhorias como Ray Tracing e HDR para tornar os 30fps mais chamativos para os jogadores. Além disso, a opção de alternar entre o modo performance e gráfico no Xbox Series está bugada, não funcionando, o que significa que os jogadores da plataforma estão presos com o modo performance.

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHNpby5nbndjZG4uY29tL1BDLUNPTVAtMC5qcGc/d2lkdGg9MTkyMCZoZWlnaHQ9MTkyMCZmaXQ9Ym91bmRzJnF1YWxpdHk9ODAmZm9ybWF0PWpwZyZhdXRvPXdlYnA=

Mesmo com o update, o jogo ainda não oferece os visuais presentes nos presets mais altos da versão de PC. A distância das sombras continua a mesma da geração passada, sendo equivalente ao médio do PC, enquanto a distância dos objetos e qualidade das sombras também ficam atrás nos consoles.

No Xbox Series X, o jogo agora consegue rodar em grande parte em 4K nativo, com 3584x2016 sendo o valor mais baixo atingido. Em performance, o console consegue manter 60fps a maior parte, ficando na casa dos 50 em locais específicos, além de alguns gargalos. Os mesmos problemas estão presentes no Series S.

Como o Xbox ainda está preso no modo performance, o visual em vários aspectos acaba ficando até mesmo abaixo da versão de Xbox One X, com o terreno, folhagem e distância dos objetos tendo decaído.

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHNpby5nbndjZG4uY29tL1hTWC1GUFMtMV8waDNTS2NyLmpwZz93aWR0aD0xOTIwJmhlaWdodD0xOTIwJmZpdD1ib3VuZHMmcXVhbGl0eT04MCZmb3JtYXQ9anBnJmF1dG89d2VicA==

Já no PS5, em questão de conteúdo o update está funcionando conforme o pretendido, podendo ativar o Modo Gráfico. No entanto, mesmo nesse modo as melhorias são muitas vezes insignificantes.

A qualidade das texturas e sombras continuam as mesmas do PS4 Pro, com a única grande diferença no console da Sony sendo a resolução inédita de 4K, a qual anteriormente estava disponível apenas para o Series X.

Assim como o Xbox, o jogo roda grande parte a 60fps estável no PS5, mas sofre de quedas nos mesmos locais, além dos engasgos. No modo qualidade o jogo consegue manter 30fps durante toda a experiência, sem quedas.

Para quem possui uma TV 120Hz, o modo gráfico do jogo acaba se tornando vantajoso, pois roda a 40fps totalmente estáveis, mantendo a mesma qualidade gráfica e de resolução.

O resultado deste patch de próxima geração no PS5, Series X e S é sem dúvida decepcionante. Existem pelo menos algumas vitórias aqui: a capacidade de rodar oficialmente a 1440p 60fps dinâmicos no Series S é uma boa melhoria, enquanto poder rodar a 60fps no PS5 é um verdadeiro avanço depois de ser limitado a 30fps.

Mas ainda há muita coisa faltando para ser uma experiência de console definitiva. O fato de as configurações básicas, os detalhes do mundo e as sombras ainda não estarem no mesmo nível do melhor do PC - mesmo rodando no modo 30fps do PS5 - é uma surpresa.

Fonte: Eurogamer
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis