Os 37 melhores Jogos de Plataforma Linux

Procurando Jogos de Plataforma? Preparamos uma lista com os 37 melhores Jogos de Plataforma Linux que você precisa conhecer!

Como seu nome já deixa claro, Jogos de Plataforma são aqueles que o jogador pula pelos locais em um jogo, com obstáculos e entre outros objetivos ao decorrer da aventura.

Jogos de Plataforma são conhecidos principalmente por serem de navegador ou para mobile. É um gênero bastante recomendado para crianças, mas serve para pessoas de toda a idade, importante é a diversão!

Os 37 melhores Jogos de Plataforma Linux
Portal
Portal é um game de Plataforma e Puzzle, faz parte da série Portal, desenvolvido na engine Source pelos estúdios e , foi lançado em 10 de Outubro de 2007, estando disponível para Xbox 360, Computador, PlayStation 3, Macintosh, Linux, Android Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 4h 17min jogando normal, 1h 47min se você for direto nas missões principais rushando, 7h 15min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Para começar, "Episode Two" receberá versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, sendo que para os consoles, o título trará a coletânea de jogos anteriores da série, como "Episode One" e "Half-Life 2", exceto "Counter-Strike: Source", que não foi confirmado. Além disso, o segundo episódio terá dois novos modos de jogo: "Portal" e o multijogador "Team Forteress 2".

"Portal" consiste em um jogo que segue o melhor estilo quebra-cabeça e que explora, de certa forma, o conceito utilizado em "Prey", onde é possível 'viajar' pelo cenário fazendo uso dos portais que ficam espalhados ao longo do ambiente. O diferencial do jogo da Valve, no entanto, é que você mesmo pode criar os seus portais, de acordo com as mais diversas necessidades - seja para escapar de uma briga, atingir um inimigo ou simplesmente se locomover.

Sobre o conteúdo principal, "Episode Two", sabe-se que a trama envolverá o seqüestro da parceira de Gordon, Alyx Vance. Foram confirmados novos tipos de fases, uma atualização para a famosa Arma da Gravidade e a inclusão de uma nova arma chamada Strider Buster.

Octodad: Dadliest Catch
Octodad: Dadliest Catch é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 30 de Janeiro de 2014, estando disponível para Macintosh, Linux, Computador, PlayStation Network, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox One, iOS, Wii U, Android, Nintendo Switch
Sinopse

Octodad: Dadliest Catch é a sequencia de Octodad! Desta vez, o nosso protagonista ficou em um dilema, após uma viagem desastrosa por um aquário local, sua esposa ficou desconfiada! Você deverá assumir o controle do pai polvo e se esforça para esconder sua natureza animal.

Hollow Knight: Silksong
Hollow Knight: Silksong é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , estando disponível para Macintosh, Linux, Computador, Nintendo Switch
Sinopse

Explore um reino vasto e assombrado em Hollow Knight: Silksong, uma sequência do premiado jogo de ação e aventura! Descubra segredos encantadores e enfrente inimigos em combates letais enquanto ascende ao pico de uma terra governada pela seda e música.

Controlando o letal caçador Hornet, viaje para novas terras, descubra novos poderes, lute contra enormes hordas de insetos e feras, e descubra segredos antigos ligados a sua natureza e ao seu passado.

Worms Reloaded
Worms Reloaded é um game de Plataforma e Estratégia, faz parte da série Worms pelo estúdio , foi lançado em 26 de Agosto de 2010, estando disponível para Computador, Macintosh, Linux
Sinopse

Interessante Depois de algum experimentalismo, Reloaded representa o retorno de Worms para as suas origens: humor nonsense, armas absurdas e terrivelmente poderosas, minhocas que seguem digladiando sem absolutamente nenhum motivo aparente. Isso sem se esquecer dos acréscimos que, no fim das contas, justificam um novo título: novas armas, nova indumentária, novas tiradas cômicas.

A inclinação mais moderna de Reloaded fica óbvia ao se conferirem os modos de jogo disponíveis. Há, é claro, a clássica batalha rápida que não precisa de nenhum motivo extra para ocorrer - pelo menos, nenhum motivo além do fato de o monitor estar atulhado de vermes insanos e pesadamente armados. Mas há também um novo modo campanha, novos estilos de fases, cenários dinâmicos e, o que não poderia faltar, diversas possibilidades para quem gosta de digladiar em ambiente online.

O arsenal em Reloaded mantém a tradição da franquia: armas tão devastadoras quanto absurdas. Alguns retornos notáveis: a Ovelha Explosiva; a Super-ovelha explosiva (espécie de míssil teleguiado... No formato de uma ovelha com capa de super-herói); a Granada Santa (antes de devastar o cenário, ouve-se um sonoro “Aleluia!”); a Doninha Fedorenta (autoexplicativa).

Embora o design dos mapas de Reloaded beba da mesma fonte dos títulos antigos, as arenas aqui trazem detalhes que acrescentam um frescor interessante às batalhas. É só olhar para o plano de fundo de qualquer arena para perceber o primeiro deles: são, invariavelmente, imagens dinâmicas. Dessa forma, enquanto o frenesi da batalha se dá em primeiro plano, ao fundo pode haver um caminhão basculante chacoalhando ou os holofotes de um estádio de futebol americano.

Sonic 3D Blast
Sonic 3D Blast é um game de Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 5 de Novembro de 1996, estando disponível para Sega Mega Drive/Genesis, Sega Saturn, Computador, Wii, Virtual Console (Nintendo), Linux
Sinopse

Sonic 3D Blast ou Sonic 3D: Flickies' Island é um jogo da série Sonic the Hedgehog, lançado para PC, Sega Saturn e Mega Drive em 1996,sendo o primeiro game Multi-Sistemas da série Sonic.

Pela primeira vez um jogo do Sonic deixou de ser plataforma e passou a ser isométrico. Foi criado pela Traveller's Tales (ao invés do Sonic Team) e distribuído pela Sega. A Travellers Talles, por sua vez, é uma empresa terceirizada que fazia jogos para a Sega. O jogo não é muito bem aceito pelos fãs, embora tenha uma plataforma gráfica e sonora que o coloca em destaque dentre os jogos do Mega Drive. O jogo também foi lançado para PC e Saturn com gráficos e músicas melhores e um Special Stage totalmente em 3D, esse Special Stage é considerado por muitos fãs como o melhor Special Stages da série

Mighty No. 9
Mighty No. 9 é um game de Plataforma e Tiro, pelo estúdio , foi lançado em 21 de Junho de 2016, estando disponível para PlayStation 3, Macintosh, PlayStation 4, Xbox One, Linux, Computador, Xbox 360, Wii U, Nintendo 3DS, PlayStation Vita, PlayStation Network
Sinopse

Nesse jogo, você controla Beck, que ganha poderes e a habilidade de se transformar após derrotar chefes. Beck possui uma irmã chamada Call.

Mighty No. 9 tem em seu time veteranos da industria de games do Japão, principalmente designers envolvidos na franquia Mega Man, incluindo seu criador, Keiji Inafune.

Trine
Trine é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 3 de Julho de 2009, estando disponível para Computador, PlayStation 3, Macintosh, Linux, PlayStation 4, Wii U Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 7h 50min jogando normal, 4h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 10h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

O atual sucesso de jogos mais simples - "old school" mesmo - é um campo perfeito para que a pequena desenvolvedora finlandesa Frozenbyte, conhecida pelo seu Shadogrounds, traga a luz uma aventura em plataforma que parece saída diretamente de um conto de fadas. Trine traz ambientes profusamente coloridos, diversos puzzles e uma enorme "biodiversidade" que vai de cogumelos (certamente diferentes dos que você conhece) a esqueletos.

Em um ambiente essencialmente dinâmico, parte graças à utilização da PhysX, a idéia é confrontar vários desafios utilizando auxílio mágico. Você poderá "invocar" uma caixa para ajudar a alcançar um local mais elevado, ou ainda uma rampa para um fim semelhante. Os desenvolvedores garantem que os desafios podem ter várias soluções possíveis.

Mas a magia em Trine não é apenas um utilitário. Todo o ambiente rescende um conceito totalmente surrealista, compondo cenários com plantas ornamentais, cogumelos, engrenagens e criaturas oníricas. Além de resolver puzzles de diversas maneiras, existem ainda níveis de dificuldade para a faceta mais "beat'm up" de Trine. Assim sendo, caso você queira uma verdadeira avalanche de seres encantados, basta aumentar a dificuldade.

Super Meat Boy
Super Meat Boy é um game de Aventura e Indie, pelos estúdios e , foi lançado em 20 de Outubro de 2010, estando disponível para Xbox Live Arcade, Computador, Macintosh, Linux, PlayStation Network, PlayStation Vita, PlayStation 4, Wii U, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 10h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 74h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Super Meat Boy é uma versão melhorada do clássico Meat Boy, originalmente lançado como um joguinho de flash gratuito pela internet. Trata-se de um jogo de plataforma estrelado por um personagem feito de carne que pretende salvar sua garota (feita de band-aid) das garras do vilão Dr. Fetus. Os gráficos e a trilha sonora fazem referência ao padrão antigo de jogos eletrônicos em um ambiente bidimensional colorido.

Awesomenauts
Awesomenauts é um game de Indie e MOBA, faz parte da série Awesomenauts, desenvolvido na engine Custom built engine pelo estúdio , foi lançado em 1 de Maio de 2012, estando disponível para PlayStation 3, Xbox 360, Linux, Macintosh, Computador
Sinopse

Awesomenauts é um game side-scrolling multiplayer online. O jogo mistura gráficos dos anos 80 com desenhos animados e jogabilidade de plataforma com um sistema de atualização profunda e moderna.

O jogador tem a disposição seis personagens, podendo participar de uma equipe de até 3 jogadores para digladiar nos campos de batalha online do game. Esses jogadores podem jogadores aleatórios, mas você também pode jogar com seus amigos on-line, bem como em splitscreen.

Half-Life: Source
Half-Life: Source é um game de Aventura e Plataforma, faz parte da série Half-Life, desenvolvido na engine Source pelo estúdio , foi lançado em 1 de Junho de 2004, estando disponível para Computador, Macintosh, Linux Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 12h 40min jogando normal, 8h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Vencedor de mais de 50 prémios Jogo do Ano, o Half-Life estabeleceu novas referências para jogos de acção quando foi lançado em 1998. O Half-Life: Source é uma versão digitalmente remasterizada do jogo de PC elogiado pela crítica e campeão de vendas, melhorado através da tecnologia Source, de forma a incluir melhores simulações físicas, efeitos melhorados e muito mais.

Risk of Rain
Risk of Rain é um game de Aventura e Hack and slash/Beat'em up, pelo estúdio , foi lançado em 8 de Novembro de 2013, estando disponível para Computador, Macintosh, Linux, PlayStation Vita, PlayStation 4, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 18h 30min jogando normal, 3h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 56h 30min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Lute em um planeta misterioso, seja sozinho ou com 3 amigos no modo online. Com mais de 100 itens à sua disposição, você vai encontrar as ferramentas necessárias para se teletransportar de volta para casa. Desvende uma infinidade de estágios, desde de florestas até a tundra congelada.

A Story About My Uncle
A Story About My Uncle é um game de Aventura e Indie, , desenvolvido na engine Unreal Engine pelo estúdio , foi lançado em 28 de Maio de 2014, estando disponível para Computador, Linux, Macintosh Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 4h 2min jogando normal, 4h 2min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

O título conta a história sobre as aventuras de menino que procura por seu tio perdido, e acaba em um mundo que ele não podia imaginar que existia.

Com a ajuda de invenções misteriosas de seu tio que lhe permitem saltar incrivelmente alto e distante, através de belas paisagens, descobrindo pistas sobre o paradeiro de seu tio, e conhecendo criaturas fantásticas que irão ajudá-lo em sua jornada.

Trine 2
Trine 2 é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 7 de Dezembro de 2011, estando disponível para Macintosh, Computador, PlayStation 3, Xbox Live Arcade, Linux, Wii U, PlayStation 4, Android Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 7h 30min jogando normal, 4h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 17h 20min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

No segundo título da franquia, você assume o papel dos três heróis que envoltos por um novo mistério e com o auxílio da Trine, partem em sua jornada por um reino soberbo. Com uma atenção minuciosa aos detalhes, o jogo da desenvolvedora Fronzenbyte, traz gráficos exuberantes, neste game de plataforma cheio de passatempos e quebra-cabeças. O Trine 2 também conta com multijogador online com até três jogadores que também pode ser aproveitado em partida local.

Hollow Knight
Hollow Knight é um game de Aventura e Hack and slash/Beat'em up, pelo estúdio , foi lançado em 24 de Fevereiro de 2017, estando disponível para Computador, Macintosh, Linux, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 35h 47min jogando normal, 24h 52min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Hollow Knight é o primeiro jogo da Team Cherry, uma equipe de desenvolvedores indies composta por apenas 3 pessoas. O jogo se trata de um jogo de ação e aventura belo e extremamente desafiador ambientado no vasto reino subterrâneo interconectado de Hallownest.

Um jogo de ação 2D com foco na habilidade do jogador e na exploração, Hollow Knight coloca você para enfrentar uma série de criaturas mortais, evitando armadilhas complicadas e resolvendo mistérios antigos enquanto abre caminho através de florestas e masmorras.

Oddworld: Munchs Oddysee
Oddworld: Munch's Oddysee é um game de Aventura e Plataforma, pelos estúdios e , foi lançado em 14 de Novembro de 2001, estando disponível para Xbox, Game Boy Advance, Linux, Computador
Sinopse

Munch é um Gabbit solitário - um sapo que se comunica com outros membros de sua espécie. Munch procura em vão pelos outros membros de sua espécie: a raça inteira foi exterminada, pois os ovos deles são uma iguaria e outros membros são utilizados para curar os pulmões dos fumantes. O último dos Gabbits é capturado por dois Vykkers, proprietários da Vykkers Labs, onde fazem experiências com seres vivos.

Os dois implantam um sonar na cabeça de Munch e inventam um plano para escravizá-lo e usá-lo para prender outros animais. No entanto, Munch descobre que o implante lhe deu novos poderes, usando estes, começa a libertar outros animais utilizados pelos Vykkers em seus laboratórios, na esperança de escapar e ajudar as outras criaturas que sofrem nas mãos dos caçadores.

Dust: An Elysian Tail
Dust: An Elysian Tail é um game de Aventura e Hack and slash/Beat'em up, pelos estúdios e , foi lançado em 15 de Agosto de 2012, estando disponível para Xbox Live Arcade, Computador, Macintosh, Linux, PlayStation 4, iOS, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 12h 0min jogando normal.
Sinopse

Situado no misterioso mundo de Falana, Dust: An Elysian Tail é um RPG de ação onde o protagonista narra a libertação de uma aldeia de oprimidos, para isso ele utiliza uma antiga espada, Ahrah.

The Cave
The Cave é um game de Aventura e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 23 de Janeiro de 2012, estando disponível para Wii U, PlayStation Network, PlayStation 3, Macintosh, Linux, Computador, Xbox 360, iOS Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 10h 0min jogando normal.
Sinopse

The Cave é um novo jogo de aventura do criador de Monkey Island e Maniac Mansion, Ron Gilbert, e da Double Fine Productions, o estúdio premiado por trás de Psychonauts e Brütal Legend. Reúne uma equipa de três de entre sete aventureiros improváveis, cada um com uma personalidade e história únicas e desce às misteriosas profundezas para explorar vários locais, incluindo um parque de diversões subterrâneo e um castelo medieval, sem falar de uma ogiva nuclear ICMB armada e pronta a lançar. The Cave espera por ti.

LIMBO
LIMBO é um game de Aventura e Indie, pelos estúdios e , foi lançado em 21 de Julho de 2010, estando disponível para Xbox 360, PlayStation 3, Computador, Macintosh, PlayStation Vita, iOS, Linux, Xbox One, Android, PlayStation 4, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 3h 27min jogando normal, 2h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 7h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Com um lindo trailer publicado em 2006 e vários prêmios em concursos de jogos independentes conquistados em seguida, Limbo é um dos poucos jogos da Live Arcade que vieram precedidos de certo "hype". O mérito sempre foi do visual original e artisticamente ambicioso, e agora com o jogo lançado este aspecto continua sendo o que irá vender Limbo e atiçar a curiosidade do público. Há um excelente jogo de aventura e resolução de puzzles por trás, mas é difícil não se levar totalmente pelas aparências desta vez.

Megabyte Punch
Megabyte Punch é um game de Aventura e Luta, pelo estúdio , foi lançado em 15 de Outubro de 2013, estando disponível para Macintosh, Linux, Computador, Nintendo Switch
Sinopse

Megabyte Punch é um jogo de ação/aventura onde você constrói seu próprio lutador. Toda criatura no jogo é feita de partes separadas. Cada membro têm seus próprios poderes e bônus e você pode anexá-las livremente. No modo aventura poderá viajar através de diferentes ambientes, buscando partes ocultas e batalhando contra outras criaturas.

Oddworld: Abes Oddysee - New n Tasty
Oddworld: Abe's Oddysee - New 'n' Tasty é um game de Aventura e Indie, faz parte da série Oddworld, desenvolvido na engine Unity pelo estúdio , foi lançado em 22 de Julho de 2014, estando disponível para PlayStation Network, PlayStation 4, Macintosh, Linux, Computador, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation Vita, Wii U, iOS
Sinopse

Abe, um feliz lustrador de piso da maior fábrica de processamento de carne de Oddworld, se depara com o plano secreto de seu chefe de transformar a força de trabalho escravo da fábrica na mais recente linha de petiscos de carne RuptureFarms Tasty Treats.

Abe agora precisa salvar a própria pele dos moedores de carne, mas a simples fuga da fazenda de carne é apenas o começo de sua Odisseia. Grupos de caça rápidos no gatilho, animais carnívoros sagrados, armadilhas de templos arcaicos e até um retorno ao antigo local de trabalho esperam por Abe em sua jornada para descobrir o legado de seu povo e o próprio destino.

1001 Spikes
1001 Spikes é um game de Aventura e Indie, faz parte da série Aban Hawkins pelo estúdio , foi lançado em 3 de Junho de 2014, estando disponível para Xbox One, Nintendo 3DS, Wii U, PlayStation 4, Linux, Macintosh, PlayStation Vita, Computador Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 7h 0min jogando normal, 7h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Descubra os tesouros perdidos de Ukampa na América do Sul com Aban Hawkins a procura por seu pai desaparecido, um arqueólogo mundialmente famoso, Jim Hawkins.

O Hawkins mais velho desapareceu misteriosamente enquanto explorava as ruínas. Antes de seu desaparecimento, Hawkins pai confiou sua filha, Tina, um mapa com a localização das ruínas, mas com uma grande advertência de que a morte o espera em cada esquina.

The Swapper
The Swapper é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 30 de Maio de 2013, estando disponível para Linux, Computador, Macintosh, PlayStation Network, PlayStation 3, PlayStation Vita, PlayStation 4, Wii U, Xbox One Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 11h 0min jogando normal, 4h 30min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

The Swapper é um indie meio Limbo, meio The Cave, com fortes pitadas de ficção-científica e uma cobertura de suspense.

A combinação de exploração com puzzle resulta em uma mecânica onde você deve clonar a si mesmo várias vezes para conseguir passar obstáculos e avançar.

A ambientação sombria de sci-fi dá um clima de terror que é sempre bem vindo nesse gênero.

Bleed
Bleed é um game de Aventura e Arcade, faz parte da série Bleed pelos estúdios e , foi lançado em 12 de Dezembro de 2012, estando disponível para Computador, Macintosh, Xbox 360, Linux, Xbox One, Nintendo Switch
Sinopse

Wryn quer ser o grande herói dos videogames, mas os maiores heróis de todos os tempos já foram escolhidos. Ajude-o a reivindicar o seu título e mostre ao mundo quem é o verdadeiro herói!

VVVVVV
VVVVVV é um game de Aventura e Arcade, pelos estúdios e , foi lançado em 11 de Janeiro de 2010, estando disponível para Macintosh, Computador, Linux, Nintendo 3DS, Ouya, Android, iOS, PlayStation Network, PlayStation Vita, PlayStation 4, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 3h 30min jogando normal, 2h 12min se você for direto nas missões principais rushando.
Sinopse

Em VVVVVV você controla o Capitão Viridian, que não deve apenas se salvar de um local à beira do colapso, mas também encontrar a tripulação do seu navio - cujos nomes começam com a letra V (Violet, Vitellary, Vermillion, Verdigris e Victoria). Avance pelos complexos desafios deste jogo em 2D construído em torno de um mecanismo de gravidade que permite ao jogador dar magníficos saltos.

Anodyne
Anodyne é um game de Aventura e Indie, faz parte da série Anodyne, desenvolvido na engine Flixel pelo estúdio , foi lançado em 22 de Março de 2013, estando disponível para Linux, Macintosh, Computador, iOS, Android, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 6h 53min jogando normal, 6h 53min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Em Anodyne você irá explorar a natureza e a cidade com um visual da era 16 bits.

Monochroma
Monochroma é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 28 de Maio de 2014, estando disponível para Macintosh, Linux, Computador, Xbox One
Sinopse

Monochroma para é um jogo de plataforma 2D ambientado nos anos 50, que conta a história de um menino e seu irmão que testemunham um terrível crime cometido por uma corporação do mal.

Nós vamos ter que combinar as plataformas e quebra-cabeças em uma aventura que teremos que escapar da tirania para descobrir a verdade.

The Disney Afternoon Collection
The Disney Afternoon Collection é um game de Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 18 de Abril de 2017, estando disponível para PlayStation Network, Macintosh, PlayStation 4, Xbox One, Linux, Computador
Sinopse

The Disney Afternoon Collection serve como uma viagem no tempo em dose dupla: a coletânea reúne seis games (alguns clássicos) da era do Nintendo 8-bit.

Sonic CD
Sonic CD é um game de Plataforma, faz parte da série Sonic the Hedgehog pelo estúdio , foi lançado em 23 de Setembro de 1993, estando disponível para Sega CD, Computador, Xbox Live Arcade, PlayStation 3, Linux
Sinopse

Sonic volta para enfrentar seus inimigos, entre eles está o Metal Sonic, o ouriço maligno criado pelo Dr. Robotnik. Através de mais de 50 níveis, Sonic pode viajar através do tempo e explorar o passado, o presente e o futuro.

NyxQuest: Kindred Spirits
NyxQuest: Kindred Spirits é um game de Aventura e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 19 de Junho de 2009, estando disponível para WiiWare, Linux, Computador
Sinopse

NyxQuest: Kindred Spirits conta a história impressionante de Nyx, uma menina enigmática que deve descer do céu em busca de seu amigo desaparecido Ícaro. Voe sobre as ruínas da Grécia Antiga e evite cair nas areias ardentes ou ser pego pelas garras de harpias cruéis.

Você vai precisar da ajuda de Zeus e de outros deuses do Olimpo para convocar os seus poderes. Eles poderão enviar raios, modificar o ambiente ou controlar o clima, bastando apenas o seu pedido.

Celeste
Celeste é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 25 de Janeiro de 2018, estando disponível para Macintosh, PlayStation 4, Xbox One, Linux, Computador, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 20h 7min jogando normal, 6h 1min se você for direto nas missões principais rushando.
Sinopse

Celeste é um jogo independente de plataforma, o qual o jogador controla uma garota chamada Madeline. A sua jogabilidade é simples e se foca em escalar uma montanha até chegar ao seu topo evitando diversos obstáculos. Ao todo são 250 níveis e quando passa cada nível, o jogador encontra mecânicas novas que podem facilitar ou dificultar o jogo, como por exemplo, molas que lançam o jogador, penas que permitem um voo, espinhos entre outros.

Teslagrad
Teslagrad é um game de Indie e Plataforma, pelos estúdios e , foi lançado em 13 de Dezembro de 2013, estando disponível para Macintosh, Linux, Computador, Wii U, PlayStation Network, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox One, Nintendo Switch
Sinopse

Teslagrad é um jogo de plataforma 2D com elementos de ação, onde o magnetismo e outras froças eletromagnéticas são a chave para prosseguir no jogo, e, assim, descobrir os segredos mais bem guardados ao longo da abandonada Torre Tesla.

Yooka-Laylee
Yooka-Laylee é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 11 de Abril de 2017, estando disponível para PlayStation Network, Macintosh, PlayStation 4, Xbox One, Linux, Computador, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 18h 18min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Yooka-Laylee é um game de plataforma 3D que promete ser o sucessor espiritual do jogo Banjo-Kazooie, desenvolvido pela Rare e lançado para o Nintendo 64 em 1998. O título está sendo desenvolvido pela Playtonic Games, estúdio formado em 2014 por ex desenvolvedores da Rare.

Vessel
Vessel é um game de Indie e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 1 de Março de 2012, estando disponível para Computador, Linux, PlayStation 3, PlayStation Network Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 11h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

O futuro chegou.

O liquido autônomo Fluro criado por M. Arkwright transformou a civilização. As máquina que utilizam esse liquido ganham vida e estão causando um caos, agora Arkwright tem de acabar com essas máquinas mortiferas.

Knytt Underground
Knytt Underground é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 18 de Dezembro de 2012, estando disponível para PlayStation Network, Macintosh, Linux, Computador, Wii U
Sinopse

Os seres humanos praticamente destruíram o planeta numa guerra há 500 anos atrás e tiveram que abandonar o mundo. Aqueles que ficaram são forçados a viver em túneis subterrâneos.

"Mi" (Que é você) é uma remanescente muda, mas extraordinária, que desenvolve poderes especiais quando ela embarca em uma missão para tocar os seis sinos do destino; que se não forem tocados a cada 600 anos; irão começar uma reação em cadeia que vai destruir o mundo! Você conseguirá tocar os seis sinos do destino e salvar o mundo antes que seja tarde demais?

Prince of Persia: The Forgotten Sands
Prince of Persia: The Forgotten Sands é um game de Aventura e Hack and slash/Beat'em up, pelo estúdio , foi lançado em 13 de Maio de 2010, estando disponível para Wii, PlayStation 3, PlayStation Portable, Xbox 360, Nintendo DS, Linux, Computador
Sinopse

Apesar de ser o sucessor direto de Prince of Persia (lançado em 2008), Forgotten Sands é na realidade um interlúdio do arco de histórias Sands of Time, aproveitando o mesmo protagonista, ambientação e alguns elementos da jogabilidade. O jogo aproveita vários elementos dos títulos que compõem a trilogia Sands of Time, como a utilização das "areias do tempo" para manipular o tempo - retrocedendo alguns segundos, evitando assim algumas armadilhas presentes no caminho do Príncipe.

Psychonauts 2
Psychonauts 2 é um game de Aventura e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 31 de Dezembro de 2020, estando disponível para Macintosh, PlayStation 4, Xbox One, Linux, Computador
Sinopse

Tim Schafer volta com sua jornada pelas mentes mais loucas possíveis. Dando continuidade após o final do primeiro jogo, Raz descobre que a organização para qual trabalhava havia mudado e agora estava realizando estúdios nada aceitáveis. Ele agora terá a missão de encontrar o agente infiltrado na organização e impedi-lo antes que seja tarde demais.

Com um gameplay similar ao seu antecessor, você terá que utilizar todas as habilidades psíquicas de Raz para explorar a mentes de vários personagens, tudo isso combinado com elementos de plataforma e uma arte única.

Psychonauts
Psychonauts é um game de Aventura e Plataforma, pelos estúdios e , foi lançado em 10 de Fevereiro de 2006, estando disponível para Xbox, Computador, PlayStation 2, Xbox Live Arcade, Macintosh, Linux, PlayStation Network, PlayStation 4 Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 13h 0min jogando normal, 10h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 25h 20min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Tim Schafer, a mente por trás de clássicos como Grim Fandango e Day of the Tentacle, te coloca agora em uma aventura pela mente dos mais variadores seres, desde cientistas malucos até monstros grotescos. Raz abandona sua vida no circo e se infiltra em um campo onde as pessoas se tornam agentes psiquícos que lutam contra o mal. Quando os amigos de Raz começam a ter suas mentes roubadas, ele terá que partir em uma grande aventura.

Psychonauts traz uma arte diferenciada com um estilo único e um gameplay de plataforma refinado, tornando esse um clássico reverenciado até os dias de hoje.

Veja outra listas interessantes: