O elogiado Clair Obscur: Expedition 33 está chamando atenção não apenas pela qualidade, mas também pelo preço. Lançado por US$ 50, o título custa menos do que a maioria dos jogos AAA de porte semelhante, e isso foi uma decisão estratégica da publicadora Kepler Interactive.
Em entrevista à BBC, Alexis Garavaryan, CEO da empresa, explicou a filosofia por trás da precificação. Segundo ele, o gosto do público está mudando. Para o executivo, hoje há menos foco na fidelidade visual extrema e na quantidade de horas oferecidas, e mais interesse por experiências marcantes e inovadoras.
“Historicamente sempre houve uma preocupação com fidelidade gráfica”, afirmou. “Mas acredito que isso tem menos importância hoje. O tamanho da experiência, a profundidade e o número de horas talvez sejam menos relevantes do que o quão excepcional, interessante e original ela é.”
Nesse sentido, Clair Obscur: Expedition 33 aposta em uma proposta diferenciada: combina elementos clássicos dos JRPGs tradicionais, como narrativa épica e combate por turnos estratégico, com um toque francês e uma abordagem moderna. Mesmo entregando alta qualidade visual e grande volume de conteúdo, a Kepler optou por um preço mais acessível.
Alexis Garavaryan destacou que muitas grandes empresas vêm aumentando os preços de seus jogos com frequência. A estratégia da Kepler segue o caminho oposto. “Tentamos pensar: qual deveria ser o preço? E então colocamos um valor abaixo disso, para que os jogadores sintam que estão fazendo um ótimo negócio.”
O objetivo é claro: construir confiança. A empresa quer que o público sinta que seu dinheiro e seu tempo estão sendo respeitados, e que cada compra represente um bom custo-benefício. Segundo o CEO, isso também permite que os jogadores experimentem “cinco ou seis experiências diferentes” pelo mesmo valor que gastariam em um único AAA tradicional.
Para Alexis Garavaryan, tudo isso está ligado à realidade atual do mercado. “Vivemos em uma indústria onde os jogadores têm acesso a jogos excepcionais toda semana”, afirmou. “Se você quer merecer a atenção e o dinheiro deles, precisa oferecer algo verdadeiramente especial.”
Fonte: GamesRadar
Gosta do nosso conteúdo? então assine a newsletter e venha fazer parte da nossa comunidade!
Strauss Zelnick acredita que o tamanho dos jogos e a dependência de servidores oficiais dificultam… Ver mais
Campanha de merchandising para o N7 Day provoca revolta, enquanto fãs mobilizam petições para tentar… Ver mais
Eiji Aonuma defende a continuidade dos funcionários em meio às recentes ondas de demissões na… Ver mais
A plataforma alcançou 127 milhões de usuários ativos mensais em setembro de 2026. Ver mais
Wendel Bezerra e Alfredo Rollo estão entre os nomes associados à versão nacional, mas o… Ver mais
Splatoon Raiders lidera os novos exclusivos com 2,42 milhões de cópias. Ver mais