Recentemente, a Microsoft anunciou uma nova rodada de demissões que afetou cerca de 9 mil pessoas. Como se a situação já não fosse difícil o bastante para os impactados, um executivo da empresa acabou fazendo uma recomendação que irritou ainda mais alguns dos ex-funcionários.
Matt Turnbull, produtor executivo da Xbox Game Studios Publishing, foi às redes sociais aconselhar os profissionais demitidos sobre como lidar com a “carga emocional” dos desafios que estão enfrentando.Em sua postagem, Turnbull sugeriu o uso de ferramentas de inteligência artificial — como o próprio Copilot da Microsoft — para ajudar nesse processo.
“Estes são tempos realmente difíceis, e se você está enfrentando uma demissão — ou até mesmo se preparando silenciosamente para uma — saiba que você não está sozinho e não precisa passar por isso sozinho.
Sei que esse tipo de ferramenta gera sentimentos fortes nas pessoas, mas seria negligente da minha parte não tentar oferecer o melhor conselho possível dadas as circunstâncias. Tenho experimentado maneiras de usar ferramentas de IA com modelos de linguagem (como o ChatGPT ou o Copilot) para ajudar a reduzir a carga emocional e cognitiva que vem com a perda de um emprego.”
O executivo chegou a sugerir alguns prompts para os demitidos utilizarem com IA, como:
- “Estou lidando com síndrome do impostor após ser demitido. Você pode me ajudar a reformular essa experiência de uma forma que me lembre das minhas qualidades?”
- “Fui demitido de um cargo de [cargo] na indústria de games. Me ajude a montar um plano de 30 dias para me reorganizar, pesquisar novas vagas e começar a me candidatar sem me esgotar.”
- “Escreva uma mensagem amigável que eu possa enviar a ex-colegas de trabalho informando que estou explorando novas oportunidades.”
Como era de se esperar, a recepção à publicação de Turnbull não foi positiva. Muitos criticaram a aparente falta de empatia do executivo, especialmente considerando que parte dessas demissões estariam supostamente ligadas a substituição por IA. Após a repercussão negativa, Turnbull rapidamente apagou a sua postagem.
Fonte: Aftermath