Games

A maior ameaça para a indústria não são as assinaturas, mas os jogos como serviço, afirma Matt Piscatella

Há muitas discussões sobre os impactos dos serviços de assinatura, como o Game Pass, na indústria de games. Recentemente, Raphael Colantonio, fundador da Arkane, afirmou não apenas que o modelo do Game Pass seria insustentável a longo prazo, mas também que os próprios jogadores acabariam odiando o serviço ao perceberem os efeitos negativos que ele pode causar no mercado.

Agora, Matt Piscatella — renomado analista de mercado — trouxe uma nova perspectiva, apontando que existe uma ameaça muito mais preocupante para a indústria: os jogos como serviço (GaaS). Segundo ele, os 10 jogos GaaS mais populares consomem quase metade de todas as horas jogadas nos ecossistemas do PlayStation e Xbox, dificultando significativamente a competição para os demais títulos.

“Alguns acham que os serviços de assinatura são ruins, outros acham que são bons. Certamente, eles não prejudicam ou beneficiam todos de forma igual. Os 10 principais jogos como serviço consumirem quase metade de todas as horas de jogo nos ecossistemas do PlayStation e Xbox — antes mesmo de qualquer outro jogo conseguir uma fatia — é uma ameaça muito maior do que o modelo de assinatura, na minha opinião… mas o que eu sei?

Em toda apresentação que faço, em algum momento eu digo: “o maior concorrente de qualquer novo jogo ou serviço é Fortnite.” Comparado ao que Fortnite, Minecraft, Roblox e outros títulos desse grupo estão fazendo, nada mais realmente importa.”

Ainda comentando sobre o cenário de assinaturas, Piscatella destacou que os gastos com esse tipo de serviço nos Estados Unidos atingiram um recorde histórico: US$ 600 milhões apenas no mês de maio. “Na minha visão, a pressão dos preços mais altos em categorias do dia a dia, como alimentação, somada à incerteza econômica geral, tem levado as pessoas a buscar mais valor pelo dinheiro”, comentou ele.

The top 10 live service games sucking nearly half of all gaming hours from the PS and XBX ecosystems before any other game can even get a taste is a far bigger threat than the sub model imo but what do I know.

— Mat Piscatella (@matpiscatella.bsky.social) 2025-07-09T13:51:25.542Z

 

 

 

 

 

Ver Mais
Compartilhar
Publicado por:
Vinicius Silva Dias

Posts Recentes

CEO da Take-Two vê pirataria de GTA 6 como inevitável e promete medidas legais

Strauss Zelnick acredita que o tamanho dos jogos e a dependência de servidores oficiais dificultam… Ver mais

5 de novembro de 2026

EA enfrenta críticas por vender produtos de Mass Effect antes do N7 Day

Campanha de merchandising para o N7 Day provoca revolta, enquanto fãs mobilizam petições para tentar… Ver mais

5 de novembro de 2026

Produtor de Zelda explica por que a Nintendo valoriza equipes estáveis

Eiji Aonuma defende a continuidade dos funcionários em meio às recentes ondas de demissões na… Ver mais

5 de novembro de 2026

PlayStation bate recorde de usuários ativos, lucro da Sony dispara 83%

A plataforma alcançou 127 milhões de usuários ativos mensais em setembro de 2026. Ver mais

5 de novembro de 2026

Dragon Ball Super: Beerus pode estrear dublagem brasileira em 12 de novembro na Crunchyroll

Wendel Bezerra e Alfredo Rollo estão entre os nomes associados à versão nacional, mas o… Ver mais

5 de novembro de 2026

Vendas de jogos do Switch 2 crescem 18,8% em relação a 2025

Splatoon Raiders lidera os novos exclusivos com 2,42 milhões de cópias. Ver mais

5 de novembro de 2026
Img de rastreio