Hogwarts Legacy foi um dos jogos que recebeu update para o Nintendo Switch 2, trazendo grandes melhorias em relação ao console original. Agora o canal Digital Foundry examinou as melhorias e trouxe uma comparação com o PS4 e Xbox Series S.
Em relação à versão do Switch original, o jogo trouxe grandes melhorias visuais, especialmente na iluminação dos ambientes, reflexos em tempo real, sombras mais definidas e texturas de maior qualidade.
Embora a resolução interna continue em 720p, com o uso do DLSS o resultado se aproxima de 1080p quando em modo dock. Em modo portátil, a resolução interna cai para cerca de 540p, mas o DLSS ainda ajuda a manter uma apresentação nítida.
Se tratando de desempenho, o novo console da Nintendo consegue manter os 30 FPS estáveis na maior parte do tempo, embora ainda sofra de pequenas quedas durante voo ou transições rápidas. O jogo também removeu muitas das telas de loading presentes na versão anterior.
Comparação com PS4
De acordo com a Digital Foundry, a versão de Switch 2 está bastante próxima do PS4, sendo superior em alguns pontos, mas inferior em outros. Por exemplo, o console da Nintendo oferece texturas levemente melhores, mas o da Sony se destaca com uma vegetação mais rica e sombras melhores.
O DLSS permite que o Nintendo Switch 2 traga uma imagem mais estável e nítida quando comparado ao FSR1 do PS4. Ainda assim, os reflexos em tela no Switch 2 sofrem com artefatos visuais.
Já na questão de performance, ambos os consoles rodam a 30fps com quedas pontuais, mas o PS4 apresenta um desempenho mais constante que o Switch 2, especialmente em áreas mais detalhadas, como Hogwarts.
Comparação com Xbox Series S
Já em comparação com o Xbox Series S, o console custo-benefício da Microsoft traz uma versão bem mais completa do jogo, se sobressaindo com texturas superiores, iluminação volumétrica, vegetação mais densa e sombras mais detalhadas.
A versão de Xbox Series S também é mais completa, se assemelhando do PC e outros consoles da geração atual, contando com áreas mais abertas, ao contrário do PS4 e Switch 2, que contam com mais bloqueios e carregamentos.
Por fim, na questão de performance, o Series S conta com um modo 60fps e carregamentos muito mais rápidos.
Conclusão
De acordo com a Digital Foundry, a versão de Switch 2 é um grande salto geracional para o jogo em relação ao seu lançamento no Switch original, oferecendo uma experiência muito mais próxima do que o estúdio pretendia para o jogo.
Quando comparado a outros consoles, a versão de Switch 2 se aproxima muito da vista no PS4. Já em relação ao Series S, o console da Nintendo fica atrás em qualidade gráfica e desempenho.