As notícias ruins não param de sair. Após o anúncio da demissão de mais de 9 mil funcionários, o cancelamento de projetos como Everwild e Perfect Dark, e o fechamento da The Initiative, agora chegou a hora do Halo Studios (antiga 343 Industries).
A demissão na Halo Studios parece ter sido menor, com até o momento apenas 5 funcionário tendo comentando que foram mandados embora. No entanto, a imagem interna pintada por eles não parecce ser muito positiva em relação ao moral do estúdio.
De acordo com o portal Engadget, o qual conversou com um desenvolvedor do Halo Studios, o clima dentro do estúdio é de tensão — especialmente em torno de um projeto específico que estaria passando por uma crise de desenvolvimento. De acordo com ele, essa tensão já vinha antes mesmo das demissões de hoje.
“Acho que ninguém está realmente satisfeito com a qualidade do produto neste momento”, afirmou o funcionário. “Há muita tensão e discursos motivacionais tentando reunir a equipe para entregar o jogo.”
O desenvolvedor também revelou uma mudança que o estúdio passou a partir de 2023. De acordo com eele, a equipe passou a priorizar parcerias com estúdios contratados — especialmente nos Estados Unidos e Europa — no lugar de contratar freelancers individuais, a fim de acelerar a produção dos jogos da franquia Halo.
Outra preocupação da equipe é o uso da inteligência artificial dentro do desenvolvimento. De acordo com o desenvolvedor, a Microsoft estaria se tentando ao máximo substituir o maior número possível de cargos por agentes de IA. Esse processo só tem aumentando a tensão entre os funcionários.
“O Xbox, de modo geral, parece estar anos atrás da concorrência em termos de desenvolvimento de jogos, e isso leva a muita perda de tempo e esforço”, comentou o funcionário.
Fonte: Engadget