Durante o Summer Game Fest 2025, Splitgate 2 acabou se envolvendo em uma polêmica por conta do boné usado por seu diretor, Ian Proulx. O acessório trazia a frase “Make FPS GREAT AGAIN” (“Torne os FPS grandes novamente”), uma paródia do famoso slogan de campanha de Donald Trump, “Make America Great Again”. A escolha gerou reações políticas e dividiu opiniões sobre o jogo.
Embora já tivesse dito que a frase não tinha conotação política, Proulx voltou às redes sociais para se desculpar pelo episódio. Inicialmente resistente à ideia de se retratar, ele admitiu ter mudado de postura após perceber o impacto negativo dentro da comunidade.
“O motivo pelo qual estou arrependido é por causa do que isso causou à comunidade. A coisa mais importante para mim agora é ter uma comunidade incrível… Eu odeio ver divisão. E é isso que estou vendo agora, dos dois lados. Há divisão na comunidade, e por isso estou realmente arrependido… Eu mantenho minha posição quanto à intenção [literal] disso, que é… queremos melhorar esse gênero… Mas também entendo que não se trata apenas de intenção, e sim de impacto — e a plataforma que tivemos teve um impacto negativo, e por isso, estou realmente arrependido.”
Ao comentar sobre a escolha do boné, o diretor explicou que o objetivo era chamar atenção para o jogo usando um meme provocativo, sem imaginar que a repercussão seria tão politizada e negativa dentro da comunidade
“É realmente muito difícil, como um estúdio independente, se destacar no meio do barulho. Vimos isso no TGAs; tínhamos um trailer incrível e havia outros 50 trailers incríveis, e isso realmente não teve impacto. Então, no nosso maior palco, saindo do beta, precisávamos de algo que chamasse atenção e… foi isso que pensamos.”
“Não tínhamos a intenção de que isso fosse interpretado de forma política, de maneira alguma. Obviamente, eu sabia que haveria algum nível de controvérsia, mas realmente vimos isso como um meme que expressava a nossa verdade. Que é: queremos melhorar esse gênero, estamos desapontados com o estado atual do gênero. Então usamos [o slogan] como um meme que achávamos que não seria recebido de forma tão negativa quanto foi. E por isso quero pedir desculpas.”
No excuses, I'm sorry. pic.twitter.com/4dgOxrSXUJ
— Splitgate 2 (@Splitgate) June 10, 2025