Fortnite está matando os jogos single-player? CEO da Epic responde
Atualmente, jogos single-player não têm a mesma força que os títulos multiplayer mais populares. Jogos como Fortnite e Roblox conquistaram bases de jogadores tão grandes que acabaram se tornando verdadeiras plataformas próprias.
Durante uma conferência recente, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, respondeu às críticas de que Fortnite estaria “matando” os jogos single-player. Segundo ele, esse é um desafio real que a indústria enfrenta atualmente — e a única solução seria tornar esses jogos mais “conectados socialmente” a um ecossistema como o de Fortnite.
“Como estamos vendo os jogadores cada vez mais atraídos por experiências sociais, isso está provocando um aumento em jogos como Fortnite e Roblox, mas também uma queda nos jogos single player e nos jogos multiplayer menores.
Esse é um desafio real que a indústria está enfrentando. E não há outra solução para isso além de tornar cada jogo independente muito mais conectado socialmente e economicamente a um ecossistema de metaverso interoperável.”
Sweeney também destacou que, desde o lançamento de Fortnite, muitos jogadores migraram para seu ecossistema, e com isso a Epic tem criado oportunidades para que outros desenvolvedores levem seus projetos para dentro desse “mundo interconectado”, explorando novas fontes de receita.
“As pessoas frequentemente percebem que isso é algo muito complementar. Por exemplo, quando o jogo Borderlands foi lançado há alguns anos, tivemos um ponto de interesse inteiro dentro de Fortnite dedicado a Borderlands. E jogadores que cresceram jogando Fortnite de repente conheceram Borderlands e puderam ir comprá-lo. E jogadores de Borderlands diziam ‘ah, tem uma área de Borderlands em Fortnite, vamos dar uma olhada’.
Muitas das coisas que fazemos com nossos parceiros são altamente complementares. Personagens de God of War entrando em Fortnite, personagens de Halo entrando em Fortnite… todos esses eventos de crossover são, na verdade, promoções cruzadas que permitem que todos se beneficiem da maré crescente que levanta todos os barcos.”
O CEO admite que ainda existem algumas barreiras que impedem isso de acontecer, mas acredita que cabe a empresas multiplataforma, como a Epic Games, resolver esse problema. Tim Sweeney sempre se mostrou a favor da liberdade entre plataformas, tendo acusado recentemente gigantes como Apple e Google de abusarem do controle sobre suas lojas de aplicativos e dificultarem a inovação no setor.
E você, concorda com as afirmações de Tim Sweeney? Acredita que jogos single-player precisam se adaptar ou ainda há espaço para experiências solo tradicionais? Conta pra gente nos comentários!
Fonte: The Game Business