Em The Outer Worlds 2, a Obsidian aposta forte em elementos clássicos dos RPGs: sistemas profundos, escolhas significativas e consequências permanentes. O jogo também promete um sistema robusto de perks — com mais de 90 opções — mas gerou certa controvérsia ao remover a função de respec, que permitia ao jogador redefinir as habilidades e vantagens adquiridas.
Segundo o diretor Brandon Adler, essa decisão foi tomada para reforçar a importância das escolhas na criação do personagem, com decisões que possuem peso real e não podem ser desfeitas — algo que o diretor acredita que vau na contramão da tendência atual da indústria, que prioriza oferecer flexibilidade ao jogador.
“Muita gente adora o sistema de respec. E essa é, definitivamente, uma forma válida de se fazer as coisas. Mas, pessoalmente, eu quero que o jogador entenda que suas escolhas são permanentes — elas importam — e, com isso, ele pense mais antes de decidir. Muitas vezes você vê jogos que permitem respec infinito, e nesse ponto eu já não estou realmente interpretando um personagem, porque fico pulando entre estilos — tipo, meu personagem é um excelente assassino que atira de longe, e aí, ah, agora ele vai ser um mestre da oratória, aí respec de novo, e fica assim–”
The Outer Worlds 2 também apostará forte em traços negativos, onde toda habilidade deverá ter um ponto negativo. Para o diretor, esses elementos são importantes para respeitar o tempo do jogador. “É dizer que suas escolhas importam, então leve isso a sério — e nós vamos honrar isso garantindo que o jogo reaja de forma legal às decisões que você tomar. Isso é respeito ao seu tempo”, comentou ele.
Quanto ao fato de que nem todos podem gostar dessas decisões tomadas pelo estúdio, o diretor deixa claro que o objetivo não é fazer um jogo para ‘literalmente todo mundo’, pois isso acaba diluindo a experiência.
“Eu diria que é preciso deixar claro, desde cedo, qual é a experiência que a pessoa vai ter. Se não for para ela, tudo bem. Esperamos convencê-la de que é, mas também não vou fazer um jogo para literalmente todo mundo, porque aí sinto que a experiência fica diluída demais. Queremos, claro, criar um jogo que as pessoas queiram continuar jogando por muito tempo. Mas nem todo jogo é para todo mundo. Às vezes, você precisa escolher um caminho.”
The Outer Worlds 2 será lançado em 29 de outubro de 2025 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S – com lançamento day one no Game Pass.
Fonte: RPG Site