No State of Play de ontem, foi anunciado oficialmente Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles, o aguardado remaster do clássico RPG tático da Square Enix. Para Yasumi Matsuno, escritor e diretor do jogo original, a história de Final Fantasy Tactics continua tão relevante hoje quanto foi em seu lançamento.
Comentando sobre o contexto do jogo, Matsuno relembrou o cenário japonês do final dos anos 90, marcado por falências corporativas, desemprego em alta e um sentimento generalizado de desesperança. Segundo ele, o colapso da bolha econômica do Japão inspirou a narrativa do jogo — e, mesmo passadas quase três décadas, as temáticas centrais seguem atuais em um mundo ainda marcado pela “desigualdade e divisão”.
Em uma declaração, o diretor compartilhou:
“Há quase 30 anos, o colapso da bolha econômica do Japão mergulhou as instituições financeiras do país em montanhas de dívidas incobráveis, desencadeando uma onda de falências corporativas, uma alta súbita e extrema nas taxas de desemprego e a estagnação da sociedade japonesa como um todo. Foi uma era em que muitos foram privados da esperança, em que os sonhos passaram a ser medidos por sua etiqueta de preço.
Foi nesse cenário histórico que criei uma história. A história de Ramza, um jovem que lutou incansavelmente contra um sistema de classes sociais profundamente enraizado. A história de Delita, que buscou tirar proveito daquela confusão e desespero para ascender socialmente. Uma história de destino peculiar, em que amizade e traição se entrelaçam.
E agora, em 2025 — uma época em que a desigualdade e a divisão ainda estão profundamente enraizadas em nossa sociedade — ofereço essa história mais uma vez.
A vontade de resistir está em suas mãos.”
Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles será lançado em 30 de setembro de 2025 no Nintendo Switch 2, Nintendo Switch, PC, PlayStation 5, PlayStation 4 e Xbox Series X|S.
— FINAL FANTASY (@FinalFantasy) June 4, 2025