Nos últimos anos, a Sony apostou fortemente em jogos como serviço, colocando diversos dos seus estúdios para trabalhar no gênero. No entanto, a Housemarque afirma que não tem planos para seguir esse caminho.
Em entrevista recente ao portal Eurogamer, o CEO Ilari Kuittinen declarou que o estúdio pretende manter sua filosofia de oferecer experiências com começo, meio e fim — jogos que entregam algo único ao jogador.
Nossa filosofia é que [nossos jogos] são uma experiência para um determinado período da sua vida, e você vivencia isso em poucos dias, semanas ou algo assim. São como filmes ou séries de TV. E eu acho isso muito legal. Você não precisa passar o resto do seu tempo livre com nossos jogos. É uma experiência única. Você a tem, você tira algo dela. Talvez você volte a jogar, mas não precisa jogá-la pelo resto da vida.
Gregory Louden, diretor criativo do estúdio, também reforçou que o foco da Housemarque está totalmente voltado para jogos “single-player e premium”. O objetivo, segundo ele, é continuar criando títulos incríveis por muitos anos: “Você só precisa continuar criando jogos especiais”, comentou.
Ainda assim, a equipe reconhece que a trajetória do estúdio não foi fácil, enfrentando diversos desafios ao longo do caminho. Por isso, afirmam que cada novo projeto precisa ser o melhor possível — algo essencial para garantir sua permanência no mercado.
O estúdio está atualmente trabalhando em Saros, um novo jogo que chegará em 2026 ao PS5.
Fonte: Eurogamer