Clair Obscur: Expedition 33 surpreende com vendas e orçamento modesto
Clair Obscur: Expedition 33 foi a grande surpresa do ano, tornando-se o jogo mais bem avaliado até o momento. Além disso, vem registrando vendas impressionantes para o gênero, com 3,3 milhões de cópias vendidas em pouco mais de um mês — um feito notável, considerando que é o título de estreia do estúdio e foi desenvolvido com um orçamento bastante limitado.
Mas afinal, quanto custou para desenvolver Clair Obscur? A editora Kepler Interactive não quis revelar o valor exato, mas garante que é muito menor do que se especula. O gerente de portfólio da Kepler afirmou que viu diversas estimativas circulando na internet que são bem superiores ao orçamento real. Embora não tenha divulgado números, ele afirmou que o custo foi inferior ao de jogos antigos como Mirror’s Edge e Vanquish.
“Todo mundo está desesperado para saber qual foi o orçamento, e eu não vou contar, mas garanto que, se você pedir para 10 pessoas adivinharem, nenhuma delas acertaria o valor real”, disse ele ao GamesIndustry.biz. “Tenho certeza de que Mirror’s Edge e Vanquish custaram mais — digamos assim.” François Meurisse, produtor de Expedition 33 na Sandfall Interactive, concordou: “Já vi muitas estimativas de orçamento que são todas maiores do que o valor real.”
Embora Mirror’s Edge e Vanquish tenham sido grandes produções em suas respectivas épocas — durante a geração do PS3 e Xbox 360 —, os orçamentos médios de jogos AAA naquele período variavam entre US$ 18 milhões e US$ 28 milhões, bem abaixo dos valores atuais. Se Clair Obscur realmente foi produzido dentro dessa faixa, o estúdio realizou um trabalho extraordinário com recursos bastante limitados.
O executivo da Kepler também fez críticas à atual indústria de jogos, destacando o que considera “práticas irresponsáveis”: projetos de altíssimo custo que, muitas vezes, falham comercialmente. Embora alguns jogos possam arcar com esses valores, como GTA VI, outros resultam em diversas demissões.
“Acho que tem havido muitas práticas irresponsáveis na indústria. Alguns jogos conseguem fazer isso funcionar. Grand Theft Auto 6 vai fazer isso funcionar, acho que todos podemos afirmar com grande confiança. Mas há muitos jogos feitos com equipes muito grandes e com quantias enormes de dinheiro que não dão certo, e há um custo humano em administrar as coisas dessa maneira. Pessoas perdem seus empregos”, comentou ele.
Fonte: Kotaku