OPINIÃO: Sony precisa mudar sua estratégia no PC
Já faz um tempo que a Sony adotou a estratégia de levar seus jogos para o PC. A empresa tem aos poucos lançado seus antigos jogos na plataforma, mas até o momento o resultado no geral não parece estar sendo muito positivo.
Com exceção dos primeiros lançamentos, a maioria dos jogos da empresa alcançaram um pico de jogadores extremamente baixos no Steam, especialmente para produções do nível dos jogos da PlayStation Studios.
O mais recente lançamento da empresa, Spider-Man 2, alcançou um pico de apenas 28 mil jogadores. Esse é um número extremamente baixo, ainda mais se considerarmos ser uma das IPs mais valiosas do entretenimento. Final Fantasy VII Rebirth que chegou junto à plataforma, conseguiu quase o dobro de número de jogadores que o Aranha.
Até mesmo God of War Ragnarok conseguiu apenas metade do número máximo de jogadores do seu antecessor na plataforma, mostrando que todas as grandes IPs da Sony estão suscetíveis a isso.
Com isso fica o questionamento, seria uma falta de interesse dos jogadores de PC nos títulos da Sony ou a estratégia da empresa que não estaria dando certo?
IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9zdGF0aWMvaW1hZ2Vuc191cC9iaWcvMTIwLzExOTU1Ni53ZWJw
Falta de cuidado com os ports
A Sony está lançando seus jogos no PC cerca de 1 ano ou mais após chegarem ao console. Isso em já gera uma queda no interesse para muitos jogadores. No entanto, é notável o pouco caso que a empresa muitas vezes têm com os ports.
O próprio Spider-Man 2 teve pouquíssimo marketing antes do lançamento, com a pré-venda e os requisitos de sistema sendo liberados cerca de um dia antes do lançamento do jogo. O título ainda não estava no melhor dos estados, com diversos usuários no Steam reclamando de problemas técnicos.
Isso tudo já vem de antigas controvérsias da Sony estar obrigando o uso de uma conta da PSN. Ao menos a Sony voltou atrás nisso, o que mostra que a empresa está disposta a ouvir os jogadores.
Tudo ou nada
Embora muito já tenha se falado que o objetivo dos lançamentos do PC fosse atrair jogadores da plataforma para o PlayStation, o fato de quase todos os lançamentos já estarem disponíveis no PC e o tempo de espera estar cada vez menor, torna essa hipótese menos crível.
Os títulos de PS4 e PS5 disponíveis para portar também já estão acabando, com a maioria já disponível no PC. Agora resta à Sony duas alternativas: começar a trazer jogos do PS3 ou apostar em day one no PC junto do PS5.
Até o momento não temos uma medida exata do impacto day one no PC, e embora Concord e LEGO Horizon não tenha demonstrado resultados positivos, são jogos que também não fizeram sucesso no console. Enquanto isso, Helldivers 2 foi um grande sucesso lançado day one no PC, mas se trata de um estilo bem diferente das outras produções da Sony.
É claro que lançar jogos day one no PC sem dúvidas irá afetar negativamente o PS5, embora o nível do impacto seja incerto. Ainda assim, poderia ser uma jogada arriscada para a Sony.
Seria o futuro da empresa ficar nesta zona de conforto atual? Com os jogos alcançando uma baixa quantidade de jogadores? Mesmo que pequeno, esses lançamentos tardios no PC afetam o interesse pelo PS5.
No final das contas, isso pode ser um tudo ou nada para a Sony. Apostar no day one no PC ou simplesmente desistir da plataforma.
E você, o que acha da Sony atual estratégia da Sony no PC? Acredita que ela deveria apostar mais alto na plataforma ou desistir de vez? Conta pra gente abaixo!