Corte na equipe da BioWare foi maior do que o revelado pela EA
Dragon Age: The Veilguard falhou em alcançar as expectativas da empresa, tendo totalizado apenas 1.5 milhão de jogadores em seus 3 primeiros meses. Após o lançamento do jogo, a EA realizou uma reestruturação interna do estúdio.
Como o próximo Mass Effect ainda encontra-se em pré-produção e não precisaria de todo os funcionários, a EA afirmou que teria temporariamente separado a equipe, colocando uma parte para ajudar nos projetos de outros estúdios.
No entanto, de acordo com o jornalista Jason Schreier, esse realocamento de funcionários está longe de ser temporário. Conforme noticiado, os funcionários da BioWare que foram movidos para outros estúdios deverão permanecer lá permanentemente. Caso no futuro desejem retornar para a BioWare, terão novamente que esperar vagas de emprego surgirem no estúdio.
Além dessas mudanças na equipe, a EA também teria cortado diversos cargos da BioWare, o que resultou em vários funcionários demitidos, incluindo veteranos como o escritor Trick Weekes e a produtora Jen Cheverie.
Ao todo, a BioWare já chegou a perder mais de 50% da quantidade de funcionários que tinha até 2 anos atrás. De acordo com Jason, enquanto a BioWare possuía 200 funcionários anteriormente, agora conta com menos de 100.
Uma quantidade menor do que 100 funcionários é sem dúvidas bem menor do que o esperado para um estúdio de renome como a BioWare. Não sabemos o que isso significa para o próximo Mass Effect, a esperança dos fãs é que a EA volte a aumentar o número da equipe quando o desenvolvimento engrenar.